Atrações e atividades do Verão Maior chegam ao podcast Notícia Boa Paraná
Publicado em
19 de dezembro de 2024
por
A temporada de verão está chegando e, com ela, as ações do Verão Maior Paraná. O Governo do Estado preparou uma série de atividades esportivas, educativas, artísticas e culturais no Litoral e na Costa Noroeste, além de ampliar a infraestrutura nesses locais para receber muito bem os veranistas. As ações que estão sendo organizadas, e também os 33 shows gratuitos de artistas de renome nacional que vão acontecer no Litoral, são o tema do podcast Notícia Boa Paraná que vai ao ar nesta quinta-feira (19).
O Governo do Estado está investindo, em conjunto com empresas parceiras, R$ 150 milhões na infraestrutura e atrações desta temporada. Para falar sobre esse planejamento, o jornalista Beto Pacheco conversa com os secretários estaduais do Esporte, Helio Wirbiski, que é coordenador-geral do Verão Maior Paraná, e da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.
O evento será lançado oficialmente neste sábado (21), mas as atividades iniciam em 28 de dezembro e seguem até o Carnaval, com reforço nas áreas de segurança pública, saúde, meio ambiente, saneamento e muitas outras. Os veranistas também vão poder aproveitar as aulas de ginástica, dança, recreação infantil, caminhadas, competições esportivas e gincanas, além de ações itinerantes, exposições e serviços voltados à comunidade.
A infraestrutura para a diversão vai contar com a Arena Verão Maior, em Caiobá, e postos fixos em Matinhos, Caiobá, Guaratuba, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, no Litoral, e nas praias de água doce em Porto São José (município de São Pedro do Paraná), Porto Maringá (na cidade de Marilena) e Porto Rico. Cada posto conta com decks, arquibancadas, palcos, tendas, stands e banheiros de contêiner.
O grande destaque serão osshows gratuitos, que acontecem ao longo de sete fins de semana, entre 10 de janeiro e 22 de fevereiro. A expectativa é de público recorde, superior às cerca de 1 milhão de pessoas que prestigiaram os shows da edição passada. Para isso, nomes de peso vão animar o público em Matinhos e Pontal do Paraná, como os sambistas Péricles e Alexandre Pires, os sertanejos Zezé Di Camargo e Luciano, César Menotti e Fabiano, Michel Teló e Fernando e Sorocaba e as bandas Jota Quest e Titãs.
NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e a E-Paraná Comunicação, e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. O programa está disponível no Spotify e no canal do Governo do Estado no YouTube. Também pode ser acompanhado pelas redes sociais do governo, no TikTok, Instagram e Facebook.
O episódio é transmitido na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30). O programa desta quinta-feira é o último que vai ar neste ano, e o podcast retorna às plataformas na segunda semana de janeiro.
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
3 semanas ago
on
5 de maio de 2025
By
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade