NOVA AURORA

PARANÁ

Atletas do Paraná são destaques em competições nacionais e internacionais no fim de semana

Publicado em

Bárbara Domingos fez história ao ser a primeira ginasta brasileira a se classificar para uma final de Copa do Mundo e ficar entre as três melhores na prova de fita, conquistando a medalha de bronze na Sofia World Cup na Bulgária. No fim de semana, ela ainda conquistou um ouro inédito para o Brasil no Grand Prix de Ginástica Rítmica que aconteceu em Thiais, na França, também na prova de fita.

O desempenho de Babi é reflexo do trabalho junto à técnica Márcia Naves. Ambas já foram bolsistas do Geração Olímpica e Paralímpica, programa do Governo do Estado que destina bolsas a atletas e técnicos do Paraná. Bárbara já foi 10 vezes contemplada pelo programa e Márcia oito vezes na categoria técnico. As duas treinam nas dependências da Secretaria de Estado do Esporte, em Curitiba, no Clube Agir.

Babi destaca que o programa é muito importante para arcar com os custos do esporte. “Querendo ou não, é um esporte muito caro. No nível que eu cheguei agora, na seleção brasileira, tudo a gente precisa ter em dobro, dois arcos, duas bolas, duas fitas, mas o programa tem ajudado muito nisso”, afirma. 

“Estou muito feliz com esse resultado na fita. Estamos conseguindo alcançar nossos objetivos, e isso confirma que estamos, eu e minha treinadora, no caminho certo. Se continuar treinando como estou, e competindo bem, vamos conseguir o grande objetivo que é a conquista da vaga olímpica”, destaca a atleta.

Nesta semana, Bárbara compete na Copa do Mundo de Tashkent, no Uzbequistão. O Brasil também será representado pela paranaense de 15 anos, Maria Eduarda Alexandre.

GAMES EM LONDRES – O atleta do paratriatlo, Ronan Cordeiro participou do Arena Games, campeonato organizado pela Super League Triathlon e pela World Triathlon que aconteceu no sábado (8) em Londres.

Ele conquistou o ouro e foi o primeiro paratleta sul-americano a participar da competição, que contou com uma prova de 300 metros de natação, 10 km de ciclismo e 2 km de corrida.

Leia Também:  Com reajuste nacional, Paraná aumenta Piso Regional e segue com maior do País

Atualmente, Ronan é incentivado pelo programa Proesporte e já foi sete vezes bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica. O atleta fala sobre o resultado e o apoio do Estado. “Feliz demais com a minha marca e com o convite para participar desse evento incrível. Muito obrigado ao Governo do Estado por acreditar no meu trabalho desde o início e pelo apoio do projeto incrível, o Proesporte, sou muito grato por tudo”.

INTERCLUBES DE ATLETISMO SUB-20 EM CASCAVEL – Cascavel recebeu neste fim de semana o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-20. O torneio aconteceu no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo e garantiu vagas para o Campeonato Sul-Americano de Bogotá (Venezuela), que acontecerá de 19 a 21 de maio. O evento em Cascavel contou com 710 atletas de 124 clubes, representando 21 estados do Brasil e o Distrito Federal. Dos clubes participantes, 12 foram do Paraná.

Os paranaenses conquistaram um total de 31 medalhas, sendo 15 de ouro (melhor desempenho). O grande destaque foi Renan Gallina, quatro vezes bolsista da Geração Olímpica e Paralímpica, que conquistou o lugar mais alto no pódio nos 100 e nos 200 metros rasos, com o tempo de 20.30, recorde da competição, e a primeira marca do ano no mundo na top list da World Athletics. Também foi eleito o melhor atleta masculino da competição.

Além dele, Elias Oliveira também conquistou múltiplas medalhas de ouro, ajudando o Paraná a assegurar a segunda melhor colocação no masculino.

O Estado obteve a melhor campanha no feminino. As gêmeas corredoras Ana e Helena Mees, de 17 anos, conquistaram as vagas para representar o Brasil no Sul Americano que vai acontecer em Bogotá, na Colômbia. Helena venceu a prova dos 3 mil metros e Ana ficou em segundo lugar. Na prova dos 5 km, a Ana ficou em primeiro lugar e nos 1500 a Helena venceu. Ana foi bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica, em 2022, e Helena, em 2020 e 2022.

As meninas conquistaram 19 medalhas de ouro para o Paraná, com destaque, também, para Julia Aparecida, que é quatro vezes bolsista Geração Olímpica e Paralímpica. Ela foi campeã no 400 metros e também no 4X400 metros misto (junto com Paulo Henrique, Leticia e Elias), e ficou em segundo lugar no 4×400 feminino (junto de Leticia, Nicole e Maria Eduarda).

Leia Também:  Análise indica reforços na contenção do km 41 da BR-277; obra termina dia 15

Confira os atletas de destaque no Campeonato Brasileiro Interclubes, em Cascavel:

Medalhas de ouro:

100 metros (M) – Renan Gallina
200 metros (M)  – Renan Gallina
400 metros (M)  – Elias Oliveira
400 metros (F) – Julia Aparecida)
4×400 metros (Misto) – Elias Oliveira, Julia Aparecida, Leticia Evelyn, Paulo Henrique
4×400 metros(M)  – Elias Oliveira, Ruan Miguel, Artur Treicher, Elman Silva
1500 metros (F) – Helena Mees
3000 metros (F) – Helena Mees
3000 metros com obstáculos (F) – Juliany Francisca
5000 metros (F) – Ana Mees
10000 metros/ Marcha atlética (F) – Gabrielly Cristina
Salto triplo (F) – Beatriz Cristaldo
Salto em distância (M) – Matheus Aparecido
Salto em altura (M) – Eric Guedes
Lançamento de martelo (F) – Agnys Eduarda

Medalhas de prata:

100 metros (M) – Matheus Aparecido
200 metros (F) – Larissa Regina
400 metros com barreira (F) – Amanda Miranda
4×400 metros (F) – Julia Aparecida, Leticia Evelyn, Maria Eduarda, Nicole Braz
800 metros (M)  – Elias Oliveira
3000 metros (F) – Ana Mees
Salto com vara (F) – Izabella Lindolfo
Salto em altura (M) – Gabriel Tavares
Arremesso de peso (M) – Vitor Oliveira

Medalhas de bronze: 

110m com barreira (M) – Paulo Henrique
400 metros (F) – Amanda Miranda
800 metros (F) – Nathalia Aguiar
1500 metros (F) – Nathalia Aguiar
10000 metros/ Marcha atlética (M) – Luiz Henrique Weiss
Salto em altura (F) – Gabriela da Silva
Arremesso de peso (F) – Kimberly Dias
Lançamento de disco (F) – Julia Barbosa

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Podcast mostra como o turismo religioso ajuda a movimentar a economia do Paraná

Published

on

By

Festas religiosas, rotas que unem fé, história e natureza, igrejas e templos de diferentes religiões se tornaram mais do que sinônimos de devoção e passaram a integrar os atrativos turísticos do Paraná. O turismo religioso, que ajuda a fomentar a economia local, é o tema do episódio do podcast Notícia Boa Paraná que entrou no ar nesta quinta-feira (3) no Youtube e no Spotify do Governo do Estado.

Na próxima semana, a mesquita Omar Ibn Al Khattab, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, vai sediar a edição de 2025 do Fórum do Turismo Religioso do Paraná. O evento está em sua sétima edição e integra todas as religiões e crenças que se interessam pelos debates sobre este segmento turístico.

Para falar sobre o fórum e sobre a movimentação do segmento no Estado, os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho recebem no estúdio Eliseu Rocha, coordenador do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná, e Elcir Francisco Amadei, idealizador do projeto Santiago Brasil, rota de peregrinação que está sendo implantada na cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste, inspirado no tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Leia Também:  Análise indica reforços na contenção do km 41 da BR-277; obra termina dia 15

O caminho será mais uma das atrações entre os roteiros religiosos já presentes no Paraná, como a Rota do Rosário, que atravessa diversas cidades dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro, as igrejas ucranianas com arquitetura bizantina, em Prudentópolis, e a própria mesquita de Foz do Iguaçu, que é um dos atrativos da cidade que mais recebem turistas no Paraná.

Além deles, festas como a de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, de Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos, de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, e de Santa Rita de Cássia, e Lunardelli, também exemplos de eventos que reúnem milhares de devotos, ajudando a movimentar a economia local, principalmente de pequenos empreendedores.

O segmento ganhou tanta relevância que o Paraná conta hoje com o Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso, que reúne 21 instituições relacionadas a diferentes denominações religiosas e também aos setores de turismo e serviços. Com apoio do Estado, os agentes que fazem parte do segmento também têm a oportunidade de participar de capacitações e diferentes eventos que buscam fomentar o turismo religioso no Estado.

Leia Também:  Governo do Paraná recebe primeiras doses da vacina contra a Mpox

NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. Além do Spotify e do canal do Governo do Estado no Youtube, também pode ser acompanhado pelas redes sociais do governo no TikTok, Instagram e Facebook.

O episódio é transmitido ainda na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).

Confira:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA