NOVA AURORA

PARANÁ

Atleta com deficiência é campeã no wrestling convencional nos Jogos Escolares

Publicado em

A atleta Eduarda Goes Guardiano, a Duda, de 12 anos, foi campeã dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), na modalidade wrestling – categoria feminino até 39 kg, no último final de semana (15 e 16), em Maringá. A notícia não seria tão surpreendente se ela não fosse uma pessoa com deficiência competindo na categoria convencional. Mas Duda mostrou que superação é uma palavra que faz parte de seu vocabulário desde muito cedo.

Wrestling é o nome dado à modalidade de luta olímpica, disputada em duas variações, livre e greco-romana – é considerado um dos esportes competitivos mais antigos do mundo junto com o atletismo. Na modalidade, os competidores se seguram pelos ombros com o objetivo de jogar o oponente no chão, o que exige muita técnica, força e equilíbrio.

Duda nasceu sem a perna esquerda, mas isso não a impediu de iniciar a prática esportiva do jiu-jitsu, competindo tanto no convencional quanto no parajiujitsu. Este ano, ingressou na competição de wrestling, após completar 12 anos, idade mínima para participar da modalidade no Paraná.

Com a conquista, a atleta, que levantou o público presente em Maringá, vai representar Paraná na etapa nacional dos Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto (SP), em setembro. “Eu estava ansiosa, não esperava ganhar, treinei poucas semanas, mais ou menos um mês. Eu não achei que ia ganhar, mas dei um show! Fiquei impressionada comigo mesma e com o jeito que eu lutei”, afirmou a campeã.

Leia Também:  De Verê para todo o Paraná: agroindústrias familiares conquistam o selo Susaf

“A Duda é nossa atleta aqui de São José dos Pinhais, do Colégio Estadual Ipê. Ela começou treinando na prefeitura e, ao atingir a idade para os JEPS, veio participar do wrestling. E já se deu bem na primeira edição que participou na vida, saiu vitoriosa”, disse o treinador da atleta, Rafael Augusto Daniel. “Ela surpreendeu todo mundo, inclusive a mim, que não esperava que viria a ser campeã. Vimos homens adultos chorando de emoção em ver o show que ela deu no ginásio”.

GARRA – Eduarda, que também adora ir ao cinema, é amante dos esportes desde pequena e começou a treinar jiu-jitsu aos 7 anos, com o próprio professor Rafael, em São José dos Pinhais. Ela já foi campeã paranaense na categoria convencional, com esta mesma idade, e bicampeã brasileira no parajiujitsu, aos 9 e aos 10 anos, além de vice-campeã no ano passado.

“No jiu-jitsu já estamos acostumados a ver a Duda dar show, mas no wrestling, que é uma luta de queda, para ela que não tem um membro inferior, a exigência de equilíbrio é extrema. Imaginamos que ela viria somente para participar, mas saiu campeã”, comemorou o treinador.

Leia Também:  Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

Márcia Tomadon, coordenadora dos Jogos Escolares, disse que a participação da Duda nos Jogos Escolares do Paraná foi uma grande surpresa para todos. “Ficaram todos perplexos com a atuação dela, seu carisma e a maneira como enfrentou as lutas e toda a competição em uma modalidade que exige resistência. Foi impressionante o desempenho dela”, acrescentou.

JEPs – A 69ª edição dos Jogos Escolares do Paraná foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, em parceria com a Prefeitura de Maringá, a Secretaria estadual da Educação e os Núcleos Regionais da Educação.

Nesta final foram disputadas as modalidades de futsal, handebol, basquete, basquete em cadeiras de roda, vôlei, badminton, ginástica rítmica, goalball, judô, taekwondo, tênis de mesa, wrestling, natação, skate, vôlei de praia, xadrez, ciclismo e atletismo.

A etapa final dos Jogos Escolares reuniu, em Maringá, na região Noroeste, mais de 6 mil pessoas entre atletas, dirigentes, árbitros e organizadores, de 782 escolas de 230 municípios paranaenses, com estudantes de 15 a 17 anos. Os Jeps fazem parte dos Jogos Oficiais do Estado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Fundação Araucária investe na integração entre ciência, tecnologia e inovação

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA