NOVA AURORA

PARANÁ

Atividade gratuita: MAC Paraná convida para oficina de desenho sobre memórias

Publicado em

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) convida o público a expressar suas emoções por meio do desenho em uma atividade educativa com acesso livre nesta quarta-feira (7). A programação acontece das 14h30 às 16h em duas salas do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, com entrada gratuita aos interessados.

Nesta semana, acontece a “Oficina de Desenho: Memória e Origem”, em que os participantes são convidados a explorar as suas memórias familiares e refletir sobre suas origens para criar desenhos. Utilizando uma paleta de cores e formas abstratas, cada um pode expressar emoções, adicionando detalhes que complementam as memórias originais.

A oficina será conduzida pelo Setor Educativo do MAC Paraná e é aberta ao público sem necessidade de inscrição prévia. O encontro será na sala 09 do MAC no MON e faz parte do programa Quarta Pública, que oferece atividades especiais todas as quartas-feiras no contexto da Sala Aberta do museu, em um espaço voltado à criação de situações artísticas em que os participantes podem propor novas interlocuções para integrar o espaço.

Leia Também:  Rodovia entre Telêmaco Borba e Imbaú terá bloqueio para detonação de rochas

Diferente de uma exposição tradicional, em que as obras ficam mais isoladas ou distantes do público, em uma sala aberta as barreiras físicas e conceituais são minimizadas para permitir a circulação mais orgânica, a possibilidade de toque ou manipulação de certas peças e a promoção de atividades interativas ou participativas. A ideia é criar um ambiente inclusivo e envolvente que estimule a exploração, a experimentação e o diálogo entre os participantes e a arte.

QUARTAS PÚBLICAS – Segundo a diretora-geral do MAC Paraná, Carolina Loch, as atividades das Quartas Públicas são sempre gratuitas e visam fortalecer os laços entre o público e a instituição por meio do compartilhamento de experiências em práticas da arte contemporânea. “É um espaço de acolhimento de práticas que estimulam a permanência dos visitantes e os aproximam do museu em que os participantes podem propor práticas educativas, artísticas e de pesquisa”, afirmou.

Leia Também:  Em ação contra a dengue, Sanepar reúne mil voluntários e faz mutirão em 28 cidades

Os interessados podem enviar propostas para a realização de workshops, palestras e oficinas interativas, assim como projetos de arte para integrar o espaço expositivo pelo e-mail educativomac@seec.pr.gov.br. A ideia é garantir que o espaço continue funcionando como um ponto de encontro para interessados em explorar a arte contemporânea.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Polícia Militar retoma patrulhamento com bicicletas em Londrina

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Em ação contra a dengue, Sanepar reúne mil voluntários e faz mutirão em 28 cidades

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA