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Atingida por queda de barreira, Estrada da Graciosa permanece com obras emergenciais

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Após a conclusão das obras emergenciais no km 39 e km 41 da BR-277, a Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL) concentra os esforços de recuperação daa Estrada da Graciosa, também atingida por queda de barreira após as fortes chuvas do final do ano passado.

São quatro quilômetros com obras em andamento, sendo que no km 7, onde chegaram a ser registrados rachaduras e afundamento da pista, já foram concluídos os serviços de injeção de nata de cimento (jet grouting) para estabilizar o talude, e agora está em andamento a perfuração e injeção de tirantes na cortina de contenção do local. Esse ponto, considerado o mais crítico, deve ser o primeiro a ser entregue.

No km 8 foi concluído o grampeamento de solo no topo do talude danificado, e estão avançando os serviços de perfuração e grampeamento no talude próximo à pista, além de serviços de terraplenagem do local danificado. Este quilômetro é o único que conta com frente de trabalho noturna, visando dar maior celeridade aos serviços no local, atingido por novos escorregamentos de material em meses recentes, ainda que de menor porte em relação ao primeiro.

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No km 11 foi iniciada a perfuração e injeção dos grampos metálicos no talude abaixo da pista, visando conter e estabilizar a plataforma da rodovia no local.

E no km 12 está sendo concluído o grampeamento no topo do talude, em conjunto com a implantação de drenos horizontais profundos. No restante do talude danificado no local está em andamento a terraplenagem, com escavação e retaludamento do espaço.

Devido às constantes chuvas dos últimos meses, alto fluxo de veículos nos segmentos em obras e a longa distância a ser percorrida até o bota-fora do material escavado e removido, a conclusão dos serviços possivelmente deve se estender além de maio, quando estava prevista a conclusão da maior parte dos serviços de contenção.

VEÍCULOS – A rodovia permanece operando com sistema pare-e-siga entre o km 7 e km 8 e entre o km 11 e km 12, com sinalização provisória e orientação aos usuários nestes locais com pista única.

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O tráfego de veículos poderá ser bloqueado em dias com grande volume de chuvas ou devido a chuvas durante períodos prolongados, visando garantir a segurança dos usuários, uma vez que um elevado nível pluviométrico pode acarretar em novos escorregamentos. Os trabalhos também são prejudicados em todos o trecho nestas ocasiões.

Fonte: Governo PR

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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