NOVA AURORA

PARANÁ

Artesanato paranaense será destaque em feira internacional que acontece em Curitiba

Publicado em

A Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), por meio da Coordenação Estadual de Fomento ao Artesanato, vai participar a partir desta quinta-feira (1º), em Curitiba, pela primeira vez com estande, da 46ª Feira Internacional de Artesanato (Feiarte), a maior do setor no Sul do Brasil. A feira, que acontece no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, vai até 11 de maio e reunirá mais de 180 expositores vindos de 27 países e de todas as regiões do Brasil, com expectativa de público de 50 mil pessoas. O artesanato paranaense terá destaque no espaço da secretaria, o maior estande do evento.

Em sua 46ª edição, a Feiarte promete surpreender o público com cultura, diversidade e experiências únicas de todos os cantos do mundo.

“Levaremos 15 artesãos e manualistas selecionados por uma curadoria via edital, vindos de todo o Paraná. Nossa expectativa com o estande da Semipi é poder dar oportunidade a um espaço e um canal de venda em larga escala para os artesãos paranaenses, e para os manualistas que não podem mais fazer parte do Programa do Artesanato Brasileiro. Nosso objetivo é ser instrumento de fomento ao desenvolvimento econômico”, enfatiza a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

Leia Também:  Sanepar e Prefeitura de Laranjal levarão abastecimento de água à comunidade rural São Caetano

A expectativa de vendas no estande paranaense gira em torno de R$ 70 mil. “Esperamos um número expressivo de vendas. A participação em feiras é o mais representativo para nossos artesãos”, afirma a secretária.

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o apoio ao artesanato é uma importante política de geração de renda, de valorização da identidade cultural e de fortalecimento da cidadania. “A presença do artesanato paranaense na Feiarte amplia as oportunidades para os artesãos e manualistas do Estado mostrarem seu talento e conquistarem novos mercados”, diz.

OS ARTESÃOS – Os visitantes da Feiarte terão acesso a artesanato autêntico, cultura popular, danças típicas, atrações culturais e a uma gastronomia variada que celebra as raízes de cada região representada. Será possível adquirir produtos exclusivos, feitos à mão, com técnicas tradicionais e contemporâneas, muitos deles raros ou inexistentes no mercado convencional. Os ingressos serão vendidos no local.

Veja a lista de artesãos e manualistas paranaenses que estarão no estande da Semipi:

Leia Também:  Biblioteca Pública divulga programação de férias com cinema e literatura para crianças

Aluisio de Paula da Silva (Curitiba);

Amauri Dias Figueiredo (Paranaguá);

Antonio Cielo Pol (Curitiba);

Claudia Roriz (Curitiba);

Derick Luciano Gabardo (Curitiba);

Edina de Fátima Garabeli (Paranaguá);

Edite Sartor da Rosa (Curitiba);

Fernanda dos Santos Fernandes (Curitiba);

Marilene da Silva Berriel Oliveira (Curitiba)

Mario Francisco Romero (Piraquara);

Moacir Mafra (Dois Vizinhos);

Pedro Fernando Czarneski (Araucária);

Tatiane do Rocio de Souza Paganardi (Colombo);

Thatiana Ziemmer (Curitiba);

Vera Alice Lucio (Curitiba).

OUTROS – O estande da Semipi contará também com a presença de três artesãos do Instituto de Desenvolvimento Econômico Setorial Sustentável (IDESS): Rosa Maria Gomes Pacheco (Cascavel), Bonifácia Rero Taua Alves (São Miguel do Iguaçu) e Ronaldo Moreira (Umuarama).

Serviço:

Feiarte

Data: 1º a 11 de maio

Local: Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui)

Endereço: Alameda Ecologica Burle Marx, 2518 – Santo Inácio

Horário: 14h às 22h

Classificação indicativa: livre

Informações: www.feiarte.com.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

DER/PR homologa edital de recuperação de erosão no Contorno de Marialva

Published

on

By

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), homologou o resultado da licitação para recuperar erosão na PR-897, o Contorno de Marialva, na região Noroeste. O valor investido será de R$ 379.900,00.

Com a publicação, em diário oficial e no portal Compras Paraná, têm início os trâmites internos para formalização do contrato com a empresa Extracon Mineração e Obras Ltda. Na sequência será emitida a Ordem de Serviço que estabelece a data de início da obra, com prazo de execução de 60 dias.

O dano causado pela erosão está concentrado no talude de aterro da rodovia, na altura do km 2+040, e foi causado pelas fortes chuvas que atingiram a região, rompendo o meio-fio no local e levando a água a atingir diretamente o solo.

A obra prevê limpeza e remoção do solo mole e retaludamento com solo novo; plantio de placas de grama para proteger o talude; construção de novos dispositivos de drenagem superficial, incluindo meio-fio de concreto, descida d’água e dissipador de energia; reparos no pavimento próximo ao talude danificado; e, por último, a execução de nova sinalização horizontal e instalação de novas defensas metálicas.

Leia Também:  Paraná ganha prêmio nacional com programa habitacional para famílias em vulnerabilidade

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA