NOVA AURORA

PARANÁ

Arte, criatividade e diversão: MON divulga programação de férias de julho

Publicado em

Durante duas semanas, o Museu Oscar Niemeyer oferecerá uma programação especial de férias recheada de arte, cultura e criatividade. Haverá diversas oficinas e mediações para crianças, adolescentes e suas famílias. As atividades começam dia 9 de julho.

As ações serão realizadas no Espaço de Oficinas, em salas expositivas e na área externa do MON, promovendo oportunidades de novas experiências individuais e coletivas com o espaço do museu e com a arte.

Com a intenção de criar um ambiente de interação entre as crianças e suas famílias, os participantes com menos de 14 anos deverão obrigatoriamente estar acompanhados de um adulto responsável durante toda a atividade.

Serão três formatos de programação: oficinas (turmas fechadas e com participação condicionada à inscrição prévia), visitas mediadas (abertas ao público nos horários indicados, sujeitas à lotação) e Ateliês de Criação (abertos ao público nos horários indicados, sujeitos à lotação).

Para participar das oficinas é necessário adquirir os ingressos antecipadamente no site do museu, selecionando uma entrada para a criança e uma para o adulto acompanhante na atividade desejada. O valor do ingresso é o mesmo de acesso ao MON: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia-entrada) e isento para crianças até 12 anos e maiores de 60 anos. As vagas são limitadas.

Já para as visitas mediadas, que ocorrerão sempre às 11h, é necessário comprar o ingresso de acesso ao museu diretamente na bilheteria no dia da ação e se dirigir ao ponto de encontro indicado. A atividade está sujeita à lotação do espaço.

Os Ateliês de Criação serão sempre nas quartas-feiras, quando a entrada do museu é gratuita. Basta retirar o ingresso na bilheteria do MON e ir até o Espaço de Oficinas. Os ateliês estarão sujeitos à lotação de espaço e a entrada dos participantes será por ordem de chegada.

RECOMENDAÇÕES – No período de férias, o museu possui um fluxo maior de visitantes às quartas-feiras. É preciso considerar os horários dos Ateliês de Criação, levando em conta que pode haver filas para entrar no MON e para acessar a atividade na oficina.

Leia Também:  Última semana da exposição "Sonoridades de Bispo do Rosário" no MON

Haverá fila preferencial para pessoas com deficiência, pessoas autistas, pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo, obesos, pessoas com mobilidade reduzida e doadores de sangue.

As atividades foram pensadas para faixas etárias específicas, portanto, sempre que houver indicação de idade, ela será obrigatoriamente respeitada.

No Ateliê de Criação, o Espaço de Oficinas atende a 60 pessoas simultaneamente e a rotatividade de participantes é por ordem de chegada. O tempo de espera pode variar de 10 a 40 minutos. O acesso é permitido até as 15h30.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Confira a programação:

Visitas mediadas:

9/7 – 11h

África, Expressões Artísticas de um Continente

Ponto de encontro: Sala 4

Público-alvo: livre

Duração: 40 minutos

11/7 – 11h

Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses

Ponto de encontro: Sala 5

Público-alvo: livre

Duração: 40 minutos

12/7 – 11h

Trilhos e Traços – Poty 100 anos

Ponto de encontro: Sala 6

Público-alvo: livre

Duração: 40 minutos

16/7 – 11h

Extravagâncias – Joana Vasconcelos

Ponto de encontro: Olho

Público-alvo: livre

Duração: 40 minutos

18/7 – 11h

Antes e agora, longe e aqui dentro

Ponto de encontro: Sala 11

Público-alvo: livre

Duração: 40 minutos

19/7 – 11h

O Jardim – Efrain Almeida

Ponto de encontro: Sala 2

Público-alvo: livre

Duração: 40 minutos

Ateliês de Criação

10/7 – das 11h às 15h30

Ateliê de Criação em movimento

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas – subsolo

Público-alvo: acima de 3 anos

Nesse Ateliê de Criação, será pensado o movimento como possibilidade criativa, explorando esse elemento em diversas linguagens artísticas. Nos Ateliês de Criação, o Espaço de Oficinas fica repleto de propostas e ideias para explorar ao máximo a criatividade.

Leia Também:  Invest Paraná anuncia nova etapa de programa inovador que aposta nos produtos regionais

17/7 – das 11h às 15h30

Ateliê de Criação com luzes e sombras

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas – subsolo

Público-alvo: acima de 3 anos

A luz e a sombra serão pensadas como possibilidade criativa, explorando esses elementos em diversas linguagens artísticas.

Oficinas:

12/7 – Sessão 1: 10h30 – Sessão 2: 14h30

Investigo com meus pés na terra

Ponto de encontro: Salão de eventos

Público-alvo: 6 a 10 anos

Duração: 1h30

Como investigar com os pés? Nessa oficina, os participantes serão convidados a tirar os sapatos e explorar as áreas externas do museu, onde vão coletar elementos que farão parte de uma nova composição.

18/7 – Sessão 1: 10h30 – Sessão 2: 14h30

Voo livre: criação de passarinhos

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas – subsolo

Público-alvo: 8 a 12 anos

Duração: 1h30

Como é habitar um espaço com passarinhos? Nessa oficina, inspirada na exposição do artista Efrain Almeida, em cartaz na Sala 2, os participantes vão confeccionar passarinhos com materiais diversos.

19/7 – Sessão 1: 10h – Sessão 2: 14h30

Como ela veio parar aqui?

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas – subsolo

Público-alvo: a partir de 16 anos

Duração: 2h

As diversas obras do museu nos contam várias histórias. Essa oficina explorará a relação entre a imagem e o som por meio da câmera do celular. Os participantes serão convidados a produzir breves filmes a partir das narrativas presentes em obras que estão ao redor. É necessário leva celular com memória suficiente para gravação de vídeos.

Serviço:

Links para compra de ingresso das oficinas:

Investigo com meus pés na terra: https://bit.ly/FeriasMON12-07-24

Voo livre: criação de passarinhos: https://bit.ly/FeriasMON18-07-24

Como ela veio parar aqui?: https://bit.ly/FeriasMON19-07-24

Mais informações: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/

Museu Oscar Niemeyer

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

www.museuoscarniemeyer.org.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Programa Geração Olímpica e Paralímpica abre inscrições para equipe administrativa

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Encontro da Secretaria da Saúde em Londrina discute demandas, prevenção e assistência

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA