NOVA AURORA

PARANÁ

Arte contemporânea: Espaço Cultural BRDE recebe três novas exposições nesta quinta-feira

Publicado em

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, abre no mês de abril três novas exposições, que ficarão em cartaz até o final de maio. Eles podem ser visitadas a partir desta quinta-feira (17).

Uma delas é a mostra “Transfiguração da Forma”, da artista, poeta e contista Mozileide Neri. A abertura, às 19h, contará com visita mediada com a artista, levando o público a conhecer seu trabalho que explora os jogos sensíveis de imaginação e os desdobramentos da abstração geométrica.

Composta por 30 obras, incluindo pinturas e obras táteis acessíveis a todos os públicos, a mostra toma como inspiração a pesquisa da artista sobre cinco artistas brasileiras: Judith Lauand, Maria Leontina, Lygia Clark, Beatriz Milhazes e Criola.

Também da quinta, a partir das 13h, o público poderá conhecer as exposições “Coisas de Alice”, do duo BordaDuras, e “Ilex: o tempo das coisas”, do coletivo Bordas.

“Coisas de Alice” é fruto da colaboração criativa do duo BordaDuras, formado pelas artistas Giovana Casagrande e Leila Alberti. Desenvolvida a partir de uma pesquisa de três anos, a mostra consiste em trabalhos híbridos que mesclam porcelana com crochê e bordado, resgatando objetos culturais esquecidos — como bules e xícaras de porcelana branca — e convidando o público a revisitar memórias afetivas.

Leia Também:  Jogos Abertos do Paraná: confira os vencedores de seis modalidades do macrorregional

“Atualizando as Coisas de Alice e seu mundo invertido no espelho, a poética das artistas alude às práticas ancestrais referentes aos regimes do feminino e aos códigos naturalizados das sociabilidades”, destaca a artista e pesquisadora Tânia Bloomfield.

“Ilex: o tempo das coisas” é uma exposição do Coletivo Bordas, integrado por Cadu Cinelli, Gi Mazetto, Lisiani Serea, Lucilene Wapichana, Lu Dobrychlop, Marcelo Forte, Max Carlesso, Rafael Codognoto, Sonia Vasconcellos, Suzi Pereira, Talita Thutty e Vavá Diehl. A mostra evidencia as memórias e saberes que se cruzam em diferentes tecidos, costuras, entrelaces e desfechos, olhando para histórias reveladas e camufladas neste espaço eclético e cultural.

“As imagens que construímos em bordados, que acreditamos serem para além de particulares, estão envolvidas em um processo mais amplo de vivência e de trocas. Muitas dessas imagens estão impregnadas de imaginários, permeiam nossas memórias, fazem parte da construção de significados e de arquétipos culturais”, afirma, em texto, os integrantes do Bordas.

“Com a reunião dessas três mostras no Palacete, buscamos convidar o público a mergulhar em referências ao mesmo tempo distintas e familiares, reforçando o compromisso do Espaço Cultural BRDE em abrigar diversas linguagens. Com diferentes materialidades e técnicas, as obras evocam memórias, seja de artistas, objetos, ou vivências”, comenta a coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, Mariana Bernal.

Leia Também:  Governo destina R$ 2,2 milhões para conclusão do ginásio de esportes da Unicentro, em Irati

OFICINAS – Como parte das exposições, o Coletivo Bordas ministrará três oficinas no mês de maio, nos dias 8, 15 e 22, sempre às quintas-feiras das 14h às 17h.

No dia 8, a artista Leila Alberti realizará a Oficina Linha de Borda que propõe um convite ao bordado livre. No dia 15, será a vez da Oficina Escultura Mole com Rafael Codognoto estimulando a criatividade através da transformação de tecidos, linhas e agulhas em objetos. No dia 22 será realizado o Bordado Solidário, um convite ao bordado coletivo.

As oficinas têm 15 vagas cada e são gratuitas, com materiais inclusos. Inscrições pelo e-mail leilaalberti@hotmail.com. Envie o nome da oficina que deseja participar, nome completo e idade.

Serviço:

Data: 17/04, quinta-feira

“Transfiguração da Forma”, de Mozileide Neri

Abertura e visita mediada com a artista, às 19h

“Coisas de Alice”, do duo BordaDuras, e “Ilex: o tempo das coisas”, do coletivo Bordas

A partir das 13h

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória – Curitiba

Acompanhem a programação do Palacete AQUI

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Com navegador cirúrgico, HU-UEPG ganha mais tecnologia para cirurgias ortopédicas

Published

on

By

Com foco em atualizações constantes em seu parque tecnológico, os Hospitais Universitários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU) investem pesado na melhoria dos atendimentos 100% SUS realizados. A novidade mais recente é um navegador cirúrgico para cirurgias ortopédicas. O equipamento foi utilizado pela primeira vez na última quarta-feira (09).

O HU-UEPG é referência em cirurgias ortopédicas pelo SUS na região dos Campos Gerais. Isso gera uma demanda muito grande de procedimentos, desde os mais simples até os mais complexos, nos quais entram o navegador cirúrgico. Quem realizou as cirurgias com o novo equipamento foi o médico Aramis Azevedo. Especialista em cirurgia do joelho, ele fez duas artoplastias totais (procedimento que substitui a articulação do joelho por uma prótese).

“Durante o procedimento cirúrgico, o navegador é capaz de captar informações anatômicas do paciente e dos instrumentos cirúrgicos. Todas essas informações são captadas pelo computador, processadas e então devolvidas ao cirurgião em tempo real, oferecendo uma precisão ainda maior em toda a cirurgia”, conta.

“Quando falamos em prótese de joelho, normalmente estamos acostumados com a cirurgia convencional, na qual não temos o auxílio de um computador no intra-operatório para realizar esses cálculos e medições. Isso tudo é feito no planejamento pré-operatório e com o uso de guias durante o procedimento cirúrgico. A vantagem da navegação é a precisão milimétrica do procedimento, levando em consideração a individualidade de cada paciente”, exemplifica.

Leia Também:  Governo do Estado prestigia etapa final da Copa Coamo

O chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia dos HU-UEPG, Daton Berri, afirma que o navegador tem a função de orientar o cirurgião em casos mais complexos, evitando situações indesejadas, sendo sua ideia aprimorar a qualidade da artroplastia e não reduzir o tempo cirúrgico.

“Não há como negar que a prótese navegada de joelho tende a oferecer resultados que são ainda mais precisos, contribuindo para que se tenham melhores resultados. É uma abordagem que acaba se tornando uma excelente alternativa, conferindo uma precisão muito maior para o médico, principalmente em casos mais graves”, diz.

“O Hospital Universitário tem em seu DNA a busca pela excelência. O serviço de ortopedia conta com uma equipe extremamente capacitada e o HU oferece todos os recursos para que nossos pacientes tenham um atendimento de qualidade ímpar na região com materiais especiais e tecnologias que não deixam nada a desejar em comparação a qualquer serviço privado”, complementa.

Leia Também:  Árvore-símbolo do Paraná, Araucária é a muda mais procurada nos viveiros do Estado

O aparelho se soma a uma série de novidades na estrutura. No ano passado, o HU-UEPG recebeu equipamentos de ponta para exames, como um novo tomógrafo e raio-x. Também houve uma ampliação dos serviços com o equipamento de hemodinâmica. O centro cirúrgico ainda recebeu novos equipamentos, com os arcos e focos cirúrgicos que são utilizados em vários procedimentos. 

A diretora-geral dos HU-UEPG, Fabiana Postiglioni Mansani, destaca que o investimento aconteceu por meio do projeto ProHU, aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. “A tecnologia está muito presente na área da saúde e é importante de se fazer as renovações e as aquisições de equipamentos de ponta para que os nossos HUs possam continuar com um atendimento de excelência. E isso para realizar um melhor prognóstico para os nossos pacientes, principalmente nas questões mais de urgência e emergência, no trauma, no politrauma, no qual somos referência”, conclui.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA