NOVA AURORA

PARANÁ

Arquivo Público do Paraná vira cenário de documentário sobre a família Urban

Publicado em

O Arquivo Público do Paraná, vinculado à Secretaria da Administração e da Previdência, virou, nesta sexta-feira (31), um dos cenários para um documentário que contará a história da família Urban, que residiu no Paraná. A família tem grandes personagens da história nacional, como a jornalista Teresa Urban, o fotógrafo João Urban, além de Antonio Urban e Maria de Lourdes Urban Kleinke, irmãos de Teresa e João, e Maria Lúcia de Paula Urban, companheira de Antonio. O pano de fundo é o cenário da Ditadura Militar, instaurada há 59 anos.

As cenas gravadas no Arquivo Público fazem um resgate documental do que foi registrado pela então Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS), sobre os membros da família.

“Essa história é de todos nós e a Teresa costumava falar que ‘onde os ventos do esquecimento batem, abrem-se as portas para o terror voltar’. Dessa forma, o objetivo é, a partir dessa família, que também criou formas de se cuidar e se acolher em meio aos tempos difíceis, ativar memórias e aproximar as pessoas dessa narrativa”, explica o diretor do documentário, Rafael Urban, também primo dos personagens.

Leia Também:  PCPR cumpre mandados de busca e apreensão contra suspeito de golpes de compra e venda de terrenos em Cascavel

O documentário, chamado provisoriamente de “Batista”, codinome utilizado por Teresa durante a ditadura, é um dos projetos contemplados por um edital da Secretaria de Estado da Cultura, na categoria de documentário com temática paranaense. A expectativa é lançar a obra no primeiro semestre de 2024.

Com a extinção da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS), após o fim da Ditadura Militar, toda a documentação no Paraná foi transferida, por meio do decreto estadual nº 577/91, para o Arquivo Público do Estado.

No acervo, são três tipos de documentos: fichas individuais, pastas individuais (dossiês) e pastas temáticas. As fichas individuais eram os primeiros registros feitos sobre as pessoas consideradas subversivas. Caso fossem fichadas outras vezes ou novos materiais fossem coletados, eram criadas as pastas individuais. As pastas temáticas tratam sobre grupos específicos como clubes, jornais, teatros, sindicatos, entre outros.

Leia Também:  Dia do Turismo Ecológico: conheça Reservas Particulares que incentivam a preservação

O Arquivo Público possui 47.382 fichas individuais, 3.778 pastas individuais e 2.574 pastas temáticas e o acesso aos documentos é livre e aberto ao público conforme o Decreto nº 8.557, de 22 de julho de 2013, que permite a qualquer pessoa física ou jurídica o acesso irrestrito aos documentos. Os acervos estão digitalizados e foram muito usado durante a Comissão Nacional e Comissão Estadual da Verdade, instauradas em 2011 para investigar o período.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Paraná volta a receber vacinas contra a Covid-19 para bebês e crianças

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Paraná estuda tecnologias para melhorar qualidade de vida de idosos e pessoas com deficiência

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA