O Teatro da Praça, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, será palco no dia 8 de maio de um concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). A apresentação, às 20h, terá regência do maestro convidado Alexandre Brasolim, com um repertório eclético que une clássicos atemporais e sucessos populares.
Pessoas com 16 anos ou mais poderão retirar até dois ingressos gratuitos entre os dias 6 e 8 de maio, na bilheteria do Teatro da Praça, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, conforme a disponibilidade. Caso ainda haja ingressos no dia do concerto, será possível retirá-los antes do início da apresentação.
Na quarta-feira (7) pela manhã haverá um concerto fechado, voltado para crianças de escolas da cidade. Será um concerto didático, especialmente preparado para os pequenos. O programa traz um repertório leve e acessível, unindo clássicos como “Uma Pequena Serenata Noturna”, de Wolfgang Amadeus Mozart, a canções populares brasileiras como “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, e “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro. As trilhas sonoras de grandes sucessos do cinema, como Star Wars, Harry Potter e Minions, também fazem parte da apresentação.
Na quinta-feira (8), às 20 horas, o concerto será focado em jovens e adultos. Além de peças consagradas da música clássica, como a abertura de As Criaturas de Prometeu, de Beethoven, e a Dança Húngara nº 5, de Brahms, o público apreciará a emoção das trilhas de Harry Potter e Game of Thrones, além de composições populares como Libertango, de Astor Piazzolla, e Garota de Ipanema, de Tom Jobim.
GUAÍRA PARA TODOS – Os concertos integram o projeto “Guaíra para todos”, desenvolvido pela secretaria estadual da Cultura e o Centro Cultural Teatro Guaíra, que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura no Paraná, levando espetáculos de música, dança e teatro a diferentes regiões do Estado. Desde o seu lançamento, em 2016, o projeto tem conquistado grande adesão do público, consolidando-se como uma das iniciativas culturais mais importantes do Paraná.
“Esta já é a quarta vez que a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em Araucária, no Teatro da Praça, por meio do projeto Guaíra para Todos. É uma alegria estarmos de volta. Levar a OSP para diferentes regiões é uma forma de reafirmarmos que a arte deve estar em todos os lugares e ser apreciada por todos”, afirma o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro.
A Orquestra Sinfônica do Paraná celebra 40 anos de trajetória em 2025 e, ao longo dela, já ultrapassou mais de mil apresentações dentro e fora do Paraná, com um repertório de mais de 900 obras catalogadas. Somente em 2024, a levou sua música a mais de 90 mil pessoas.
Serviço:
Guaíra para Todos: Orquestra Sinfônica do Paraná em Araucária
Datas: 7 de maio de 2025 (quarta-feira), às 10 horas, e 8 de maio de 2025 (quinta-feira), às 20 horas
Local: Teatro da Praça (R. São Vicente de Paulo, 1091. Centro, Araucária
Tempo de duração do espetáculo: 40 minutos (manhã) e 60 minutos (noite)
Classificação: Livre (manhã) e 12 anos (noite)
Maestro convidado: Alexandre Brasolim
Diretor musical e regente titular da OSP: Roberto Tibiriçá
Evento gratuito. Pessoas com 16 anos ou mais poderão retirar até dois ingressos entre os dias 6 e 8 de maio, na bilheteria do Teatro da Praça, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, conforme a disponibilidade. Caso ainda haja ingressos no dia do concerto, será possível retirá-los antes do início da apresentação.
Programação:
7 de maio, às 10 horas
Mozart: “Uma pequena serenata noturna”
Zequinha de Abreu: “Tico-tico no fubá”
Pixinguinha e João de Barro: “Carinhoso”
John Williams: “Marcha Imperial de Star Wars”
John Williams: Harry Potter
Carl Vaudrin: Minion Rush
8 de maio, às 20h
Mozart: “Uma pequena serenata noturna”
Beethoven: “As criaturas de Prometeu”
Brahms: “Dança Húngara n°5”
Dvořák: “Dança Eslava n°8”
Shostakovich: “Valsa n°2”
Mascagni: “Intermezzo Sinfônico”
John Williams: “Harry Potter”
Ramin Djawadi: “Game of Thrones”
Astor Piazzolla: “Libertango”
Tom Jobim: “Garota de Ipanema”
Zequinha de Abreu: “Tico-tico no fubá”
Fonte: Governo PR