NOVA AURORA

PARANÁ

Aproximação do Governo com setor produtivo é destacada em encontro de líderes rurais

Publicado em

A aproximação entre o Governo do Estado e o setor produtivo durante a gestão do governo estadual iniciada em 2019 foi destacada pelos secretários de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Everton Souza, e de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, no evento Líderes Rurais, promovido pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep), nesta sexta-feira (02), no Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

“Desde o início da reforma administrativa, em 2019, o governador Ratinho Junior colocou para nossa equipe, como uma missão, a aproximação com o setor produtivo do Paraná, com a preocupação grande de podermos apoiar quem realmente traz resultado para a sociedade paranaense”, afirmou Souza.

Em razão da aproximação com o setor agropecuário, a determinação foi de simplificação dos processos, com o objetivo de torná-los mais ágeis, entre elas a outorga pelo uso dos recursos hídricos. O interesse é que, na mesma bacia hidrográfica, seja possível a convivência da agricultura que necessita de irrigação, de piscicultores e de frigoríficos que processam os mais variados tipos de proteína animal.

Leia Também:  Bombeiras militares do Paraná ganham mais espaço e assumem todo tipo de missão

“Estamos preocupados em fazer com que haja água para todos os empreendimentos rurais do Paraná. Buscamos sempre a ciência e usamos as técnicas adequadas para isso”, acentuou. “E temos trabalhado para fazer com que os processos sejam os mais ágeis possível e possamos criar esse ambiente de investimento”.

Segundo ele, essa ideia é base dos programas Descomplica Rural, Paraná Energia Sustentável, RenovaPR e Banco do Agricultor, entre outros.

Já Ortigara ressaltou a importância do evento, que reuniu aproximadamente 4 mil pessoas. “É um encontro fundamental. Todos nós temos o nosso tempo e o tempo passa para todos, por isso é preciso despertar, cultivar novas lideranças, que vão fazer esse papel de representação, de articulação, de desenho das políticas para o futuro”, afirmou.

ENCONTRO – O Encontro Estadual de Líderes Rurais faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS), lançado em 2018 pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, como forma de estimular os sindicatos rurais e encontrarem soluções para ampliar o número de associados e de garantir sua autonomia.

Leia Também:  Deppen ministra instruções de serviço de escolta de presos à Polícia da Aeronáutica

Na programação técnica, um dos destaques é uma palestra magna que será proferida por Marcos Fava Neves, o Doutor Agro. Professor da Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Getúlio Vargas e comentarista da CNN Brasil, o especialista vai traçar um cenário para o agronegócio nos curto e médio prazos, com base na análise de conjuntura e em indicadores econômicos. O evento também vai contar com uma palestra de Camila Telles, produtora rural especializada em relações públicas e em marketing estratégico.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governo reúne cadeia produtiva de alimentos saudáveis para discutir tendências do setor

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Diálogo promovido pelo Governo valoriza servidoras e o papel da mulher em postos de liderança

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA