NOVA AURORA

PARANÁ

Após um hiato de 12 anos, travessia de Guaratuba teve participação de crianças e PCDs

Publicado em

Veranistas lotaram a praia na manhã deste domingo (22) para acompanhar a tradicional travessia a nado de Guaratuba, no Litoral do Estado. Realizado após um hiato de 12 anos, o evento teve a participação de um público diverso, incluindo crianças e pessoas com deficiência.

A largada foi dada às 8h em frente ao Hotel Caieiras Vila Real. Com um número recorde de inscritos, a competição contou com cerca de 300 atletas da comunidade e 50 do Corpo de Bombeiros. Os participantes competiram em diversas categorias, dos 12 aos 80 anos, divididas em três provas: 1500m, 750m e 400m.

Lidiana Cornélio Silva, educadora física, está na quinta competição de águas abertas e pela primeira vez participa do desafio em Guaratuba, na categoria de 1500m. Segundo ela, o mar é imprevisível, mas está confiante, já que se preparou com antecedência. “Estou me preparando desde o começo do ano para fazer uma boa prova. O mar é desafiador, é sempre diferente. Mas a gente vem pra fazer o nosso melhor e superar os desafios”.
Já Anderson Rosso de Moura também nadou os 1500m, mas na categoria de pessoas com deficiência. Ele tem paralisia do lado direito do corpo, o que não o impediu de competir. “Essa é a minha primeira vez aqui em Guaratuba. Faz dez anos que eu treino. Pra mim é uma experiência incrível.”

O pequeno Erik de Albuquerque Maranhão Galvão, de apenas 11 anos, treinou muito para a sua primeira competição. “Estou um pouco nervoso e ansioso, acho que vou chegar pelo meio da tabela. Espero que seja o melhor”. O pai não esconde o orgulho em ver o filho competindo. “Vamos ver se ele vai fazer uma boa prova. Estamos na expectativa acompanhando. Ontem ele nadou, fizemos a travessia juntos. Ele já treina, acho que vai bem”.
A ação faz parte do calendário de competições esportivas dos Jogos de Aventura e Natureza inseridos no Verão Maior Paraná, organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte. Para se inscrever, cada atleta doou 2kg de alimentos, que foram doados para a Prefeitura de Guaratuba e receberão o destino mais adequado.
RETOMADA — Para o secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski, a retomada foi um acontecimento importante para a economia do litoral paranaense. “O esporte é indutor do turismo. Nós temos 30 eventos desse porte no litoral durante toda a temporada. A ideia é atrair atletas com suas famílias para que além de praticar esportes, a gente consiga criar um círculo virtuoso da economia”, destacou. Segundo o coordenador dos Jogos de Aventura e Natureza, Jackson Douglas Almeida, a prova, que é uma tradição na cidade, é realizada desde 1987 e terá novas etapas ao longo do ano.
“É uma prova de águas abertas, mas mantemos o nome por conta da tradição. Ainda teremos duas etapas dentro do calendário de jogos de aventura e natureza: uma no meio do ano no festival de inverno no litoral e outra em outubro na região de Angra doce.
Ele destaca que para a retomada houve muito planejamento e a participação do Estado foi fundamental para o processo. “Estamos planejando essa prova há 2 meses. O Governo do Estado entrou com toda a infraestrutura e logística para realizar a prova”.

Leia Também:  Solidariedade no Equador! Crianças de Guayaquil conheceram os jogadores do Furacão

Almeida também afirmou que o apoio do município foi importante e que a estrutura do evento garantiu mais segurança e conforto aos atletas. Estavam à disposição dos participantes motos aquáticas, barcos de resgate, caiaques e pranchas de stand up paddle.
“Convocamos o pessoal local para dar o suporte de mar, fizemos a aferição do percurso pelo gps e montamos uma estrutura de hidratação, largada e chegada, para que os atletas fizessem a prova com segurança”.
Todos os atletas utilizaram a tecnologia de controle em chip, cedida pela Federação dos Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP), instituição responsável por supervisionar a competição.
BOMBEIROS — Cerca de 50 integrantes do Corpo de Bombeiros participaram da travessia. A maior parte competiu na categoria de 1500m, enquanto alguns participaram do percurso de 750m.
Segundo Jackson, a participação da corporação é importante em toda a programação do Verão Maior Paraná.
“É uma prova importante para os bombeiros. Eles fazem a prática diária. E nós agradecemos a participação deles, tanto pela segurança na prova, mas como em todo o auxílio no Verão Maior Paraná”, enfatizou.
Leandro de Souza Graça, de 33 anos, disse que sente orgulho em representar o Corpo de Bombeiros em competições. Ele atua na corporação há dez anos. “Sempre represento os bombeiros em todas as competições em que posso participar. É um grande orgulho. tem também nossos amigos civis que participam conosco. E funciona como um treinamento pra nós”.

Leia Também:  Paraná enviará 37 propostas à conferência nacional sobre crianças e adolescentes

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e à comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Com novo equipamento, Tecpar amplia portfólio de análises ambientais sobre contaminantes

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Paraná enviará 37 propostas à conferência nacional sobre crianças e adolescentes

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA