Muita música e diversão: este é o resumo do que o Verão Maior Paraná oferece com os palcos Sunset, montados nas areias das praias Caiobá, Guaratuba e Shangri-lá, no Litoral. Nesta quarta-feira (10), quem sobe nos palcos são os grupos de pagode Me Chama Que Eu Vou, de música latina La Mala Conducta e o Trio Quintina, que toca MPB e diversos ritmos brasileiros.
Além de 27 shows com artistas nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná, o Verão Maior neste ano também recebe uma série de artistas paranaenses e de outros locais do Brasil, de diversos estilos, nos três palcos Sunset.
São músicos e bandas estreantes e também já consagrados que tocam rock, MPB, samba, pagode, sertanejo, música latina, eletrônica, blues e muito mais. As apresentações acontecem a partir das 18h30.
O grupo La Mala Conducta, que na terça-feira (9) animou os veranistas na Praia de Caiobá, faz dobradinha nesta quarta e toca em Guaratuba, no palco montado próximo ao Morro do Cristo. A banda formada em Divinópolis (MG) chega agora ao Paraná para apresentar os ritmos latinos que tanto combinam com o verão.
“A banda tem gente de todo lugar. Eu sou nascido em Minas, mas tem gente da Bahia e até da Itália e agora estamos fazendo esse trabalho no Paraná. Tínhamos alguns contatos, viemos participar desse festival maravilhoso e agora vamos tentar desenvolver esse trabalho na região de Curitiba”, conta o vocalista Fernando Gomes. “O pessoal é bem animado, estávamos passando o som e já tinha gente dançando, é uma alegria tocar aqui”.
O professor Alex Matos, de Nova Andradina (MS), diz que é movido por música e gostou das opções que encontrou no Paraná. “Eu gosto de música, trabalho com música, sempre estou fazendo minhas atividades com uma musiquinha. Aqui você não tem aquela poluição sonora, com várias caixas de som tocando coisas diferentes. Você tem uma música principal, as bandas tocando várias músicas populares que todo mundo conhece, foi bem bacana”, afirma.
Em Caiobá, no palco que fica na esquina da Avenida Atlântica com a Avenida Londrina, quem anima o público é a banda de pagode Me Chama que eu Vou, de Curitiba. Já o tradicional grupo curitibano Trio Quintina, que já está com mais de 25 anos de estrada, toca suas músicas autorais e vários ritmos brasileiros no palco de Shangri-lá, na Praça do Caranguejo.
AGENDA – A programação musical gratuita dos palcos Sunset começou terça-feira (02) e segue até o início de fevereiro. As apresentações acontecem a partir das 18h30, de terça a domingo, com atrações paranaenses. Os shows acontecem de forma simultânea em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
Ao longo desta semana, os palcos Sunset recebem ainda atrações como Bia Socek, Nego Blue, O Mago das Megabolhas e Trio na Madrugada, que tocam em Caiobá. Milk’n Blues, Professor Santos, DJ Castelan e Baile Brasa, em Guaratuba. E Ponto do Samba, Troy e os Calvos, Fábio Stocco – Rock Balboa e Ciro Moraes & BR4, que se apresentam em Shangri-lá.
Turistas aproveitaram os shows gratuitos nesta terça. Foto: Kraw Penas/SECC
Programação:
Caiobá
Quarta-feira (10) – Me Chama Que Eu Vou
Quinta-feira (11) – Bia Socek
Sexta-feira (12) – Nego Blue
Sábado (13) – O Mago das Megabolhas
Domingo (14) – Trio na Madrugada (Gafieira)
Guaratuba
Quarta-feira (10) – La Mala Conducta
Quinta-feira (11) – Milk’n Blues
Sexta-feira (12) – Professor Santos e DJ Castelan
Sábado (13) – Nego Blue
Domingo (14) – Baile Brasa
Shangri-lá
Quarta-feira (10) – Trio Quintina
Quinta-feira (11) – Ponto do Samba
Sexta-feira (12) – Troy & os Calvos
Sábado (13) – Fábio Stocco (Rocky Balboa)
Domingo (14) – Ciro Moraes e BR4
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
3 semanas ago
on
5 de maio de 2025
By
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade