NOVA AURORA

PARANÁ

Após tempestade, Defesa Civil Estadual vai enviar 4 mil telhas para Balsa Nova

Publicado em

A Defesa Civil Estadual vai enviar 4 mil telhas para a prefeitura de Balsa Nova. O primeiro caminhão com 2.600 telhas partiu no início da noite desta terça-feira (25), o restante da carga será enviado nesta quarta-feira (26) pela manhã.

A tempestade da madrugada de segunda para terça-feira destelhou 155 residências e prédios públicos na cidade da Região Metropolitana de Curitiba, incluindo unidades de saúde e quatro escolas. De acordo com o Simepar o vento na região chegou aos 80 km/h. Durante todo o dia cerca de 200 pessoas, entre equipes da prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, trabalharam no atendimento à população. “Nós viemos ao município para auxiliar na confecção de toda documentação necessária, foram montados três postos de cadastramento e distribuição de lonas. Já contabilizamos 155 residências afetadas em maior ou menor grau”, explicou o capitão Julian Waldrigues, chefe do 6.º NAR (Núcleo de Atuação Regional). “Alguns prédios públicos, com algumas escolas, vão permanecer fechados por não estarem em condições de funcionamento”, completou.

Leia Também:  Paranacidade apresenta plataforma de Monitoramento e Metas de Ações dos ODS

O temporal teve início por volta das 3h da manhã. As fortes chuvas e ventos atingiram a Região Metropolitana de Curitiba. Balsa Nova foi a cidade mais impactada. O temporal também causou a queda de árvores e afetou cerca de 1.700 pontos de fornecimento de energia elétrica. Houve impactos na comunicação e no abastecimento de água, dificultando a rotina da população.

As autoridades seguem monitorando a situação e reforçam a importância de que a população permaneça atenta aos alertas meteorológicos para evitar novos incidentes.

ALERTAS DA DEFESA CIVIL – Para se manter informado sobre eventos climáticos e situações de risco, os moradores do Paraná podem se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua residência para o número *40199*. O serviço é gratuito e contribui para a segurança da população em casos de emergências. Para mais informações, acesse o site da Defesa Civil Estadual.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Museu Oscar Niemeyer é destaque em importante publicação de arte internacional

Published

on

By

O jornal britânico The Art Newspaper, um dos mais importantes veículos internacionais de arte, publicou nesta terça-feira (1º) uma reportagem sobre a volta do grande público aos museus, após o período da pandemia. Na matéria, o Museu Oscar Niemeyer (MON), espaço do Governo do Estado, localizado em Curitiba, aparece em destaque como a instituição brasileira com mais visitantes numa única mostra e também como a que registrou maior crescimento percentual entre 2023 e 2024. Confira a matéria.

A reportagem informa que no ano passado o MON alcançou 712 mil visitantes, um aumento de 41% comparado ao ano anterior. A matéria destaca, ainda, a mostra “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos, cujo período expositivo atraiu 600 mil pessoas (entre novembro de 2023 e setembro de 2024).

“Ver o MON citado em uma publicação internacional dessa importância é o reconhecimento do trabalho de uma equipe comprometida e que está sempre trabalhando em prol de um espaço melhor e cada vez mais completo”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Temos tido uma excelente resposta do público às exposições apresentadas e a uma série de atividades educativas oferecidas pela instituição, o que é motivo de muita satisfação e alegria para nós”, comenta. “Todo o nosso trabalho visa sempre garantir a melhor experiência possível aos visitantes do MON”.

Leia Também:  Academia Policial Militar do Guatupê tem novo comandante

THE ART NEWSPAPER – Segundo a matéria veiculada pela publicação The Art Newspaper, o MON foi o museu brasileiro que recentemente mais ganhou público. O segundo foi a Pinacoteca de São Paulo. “Esses dois museus superaram seus números pré-pandêmicos: o Museu Oscar Niemeyer subiu 89% em relação a 2019, enquanto a Pinacoteca de São Paulo subiu 50%”, diz a reportagem.

Em 2024, o Museu Oscar Niemeyer registrou o maior público desde a sua inauguração: 712.196 pessoas. Nos últimos três anos, o MON vem numa curva ascendente, superando seus próprios recordes anteriores. Do total de 2024, 75% foram ingressos gratuitos. Entre os destaques do ano passado, além de 13 exposições realizadas, o Museu entregou importantes obras de infraestrutura e conquistou diversos prêmios, nacionais e internacionais.

“Meu Pequeno Maxixe”: MON realiza oficina sensorial para bebês de 2 a 3 anos em abril

A exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos, “Extravagâncias”, foi inaugurada em 24 de novembro de 2023 e ficou em cartaz até 29 de setembro do ano passado. Foi a maior mostra individual da artista no Brasil e uma das mais grandiosas já realizadas pelo MON, ocupando o Olho e diversos espaços singulares abaixo dele, andares da torre e a principal rampa interna do Museu, com obras gigantescas como a “Valquíria Miss Dior”, com mais de 20 metros de comprimento.

Leia Também:  Com melhor resultado da região Sul, comércio paranaense cresce quase 9% em março

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA