NOVA AURORA

PARANÁ

Após sete etapas de Guaíra a Guaratuba, conheça os campeões do Rally Transparaná

Publicado em

A última etapa do 30° Rally Transparaná envolveu um percurso bastante técnico entre a Academia Militar do Guatupê, na Grande Curitiba, e a Praça dos Namorados, em Guaratuba. Foram mais de 7 horas de prova ao longo da Serra do Mar e 220 km rodados. Os resultados foram primordiais para a classificação final, que foi conhecida após a grande festa de encerramento. Os vencedores dessa edição do maior rally de regularidade do mundo receberam os troféus na noite deste sábado (17).

A prova foi disputada entre carros e motos. As categorias sobre quatro rodas são separadas de acordo com a experiência dos pilotos e navegadores: Master, para os mais competidores; Graduado, para aqueles já habituados; Turismo, para aqueles com pouca experiência; e Light, que funciona como categoria de entrada. Para as motos, em que os pilotos competem sozinhos, foram disputadas mais categorias: Elite, específica para os profissionais, Max Big Trail, Big Trail e Trail, para intermediários e iniciantes, e Feminina.

No total, foram sete etapas, com pontos de saída e chegada em Guaíra, Umuarama, Apucarana, Guarapuava, Castro, Curitiba e Guaratuba. Para atravessar as costas Oeste à Leste, os participantes passaram por caminhos históricos percorridos antigamente por desbravadores, tropeiros, colonizadores, indígenas e jesuítas. Além da competição em si, o objetivo é reverenciar a história, as potencialidades econômicas, turísticas e agrícolas do Estado e dos municípios envolvidos.

Leia Também:  Grandes shows gratuitos do Verão Maior Paraná têm novo horário: 21 horas

O rally integra os Jogos de Aventura e Natureza (JAN) e é uma promoção do Jeep Clube de Curitiba, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Esporte do Estado, da Federação Paranaense de Automobilismo, da Federação Paranaense de Motociclismo, do Rally PR e da Tração e Emoção.

CONFIRA A LISTA DOS CAMPEÕES GERAIS DO 30° TRANSPARANÁ:

Carros 4×4

Categoria Master

1° – Leandro Rodrigo Riffel e Michael da Silveira Masson

2° – José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade

3° – Gustavo Schmidt e Tiago Poisl

4° – Flavio Kath e Rafain Walendowsky

5° – Sandy Roncaglio e Betão Spessato

Categoria Graduado

1° – Dirceu Araujo Salla e Diego Araujo Salla

2° – Antonio Miranda Ribeiro Filho e Leonardo Menarim

3° – Giovani Arnaldo de Mello e Marcos Fernando Evangelista

4° – Cesar Leobet e Eduardo Leobet

5° – Marco Brigagao Carraresi e André Tondin

Categoria Turismo

1° – Henrique Moares Leme de Moura e Leonardo Sato

2° – Denys Fernando Santos e Carlos Eduardo Santos

3° – Anselmo de Souza e Luiz Scarati Jr.

4° – Denilson Bonfanti e Bruna de Oliveira

Leia Também:  Nota Paraná libera nesta terça-feira R$ 30 milhões em crédito a 8,7 milhões de consumidores

5° – Alesandro Weirich e Gabi Liz Weirich

Categoria Light      

1° – Ricardo Sampaio Lins e Gabriel Cunha Lins

2° – Bruno Trento de Bairros e Barbara Trento de Bairros

3° – Johanes Kler Felema e Elvis Felema

4° – Luis Henrique Barbosa e Maria Luiza Barbosa

5° – Anderson Colaço e Fabio Luiz Pasinato

Motos

Categoria Elite

1° – Emerson Loth Bomba

2° – José Américo Fiorillo

3° – Kassiano Burtett

4° – Fabio Antunes Martins

5° – Alexandre Brooke Pismel

Categoria Big Trail

1° – Jefferson Oscar Hecke

2° – Marcos Celestino

3° – Romeus Eurich

4° – Leonidas Ferrarini Junior

5° – Leonardo Rosa

Categoria Maxi Trail

1° – Tomaz Santos

2° – Johnson Sade Jr

3° – Awilson Viana

4° – Valdney Antonio Ito

5° – Leandro Krug

Categoria Trail

1° – Alexsander Modolon

2° – Marcio Henrique Batista da Silva

3° – Ewerson Zeni

4° – Leonardo Mattos

5° – Rafael Oliva Ribeiro

Feminina

1° – Rosa Freitag

2° – Thamara de Paula Oliveira

3° – Ana Claudia Magosso

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Produção com sustentabilidade: governador conhece novo sistema de reuso de água da Lar

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  DER/PR conclui novo canal de concreto do Rio da Draga em Matinhos

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA