NOVA AURORA

PARANÁ

Após quarta animada, palcos Sunset têm programação intensa em Caiobá, Guaratuba e Pontal

Publicado em

Após mais uma noite de shows nesta quarta-feira, as atrações dos três Palcos Sunset montados no Litoral seguem com uma programação intensa e variada para atender os gostos de todos os públicos que estão nas praias para curtir as atrações do Verão Paraná Maior. Com shows que acontecem nos balneários de Caiobá, em Matinhos; de Shangri-lá, em Pontal do Paraná, e na praia central de Guaratuba, as atrações vão do rock ao reggae, passando por sertanejo, MPB e samba.

Os shows são gratuitos e começam às 18h30. Excepcionalmente neste domingo, as apresentações acontecem às 15h.

Nesta quinta-feira (18), a banda curitibana de folk Tuyo, que tem no currículo uma indicação ao Grammy Latino, se apresenta em Caiobá. Em Guaratuba, os Lenhadores da Antártida levam o melhor do rock e do indie às areias da praia. Em Shangri-lá, o público curte a mistura de samba, soul e jazz da MUV.

Na sequência, Caiobá tem como atrações o rock de Fábio Stocco – Rock Balboa na sexta-feira (19), o sertanejo de Vinny e Adriano, no sábado (20) e, no dia seguinte, uma programação especial para todas as idades com o Domingo da Família, com recreação e atividades esportivas para crianças e pais, avós e amigos.

Já na praia central de Guaratuba, a programação de sexta a domingo conta com Vinny e Adriano, Gui e Léo (Irmãos Jovino) e Serra Acima Trio. No balneário de Shangri-lá, Gui e Léo (Irmãos Jovino), Fernando Lobo e Nikole Gouveia & Funkin’ Minds se apresentam em cada um dos dias, com sertanejo ao jazz.

Leia Também:  Nova Aurora recebe do Estado R$ 1,3 milhão para pavimentação e obra de Centro Comunitário

ANIMAÇÃO – A programação dos Palcos Sunset vai até 4 de fevereiro. Com apresentações mais intimistas que acontecem durante o pôr do sol, os shows têm animado veranistas e moradores do Litoral.

Nesta quarta-feira (17), quem agitou a praia brava de Caiobá foi o grupo Brejeiras, que toca choro e samba raiz. “Não conhecia, mas achei bem bacana. As meninas tocam muito. Eu acho que proporcionar atrações culturais para todo mundo, ainda mais gratuitas, é super importante”, disse Anderson de Lima, metalúrgico de Curitiba que está passando a temporada em Matinhos e prestigiou o show do grupo.

“É muito gratificante ver todo o público curtindo um show a beira-mar, depois de passar um dia na praia. É um clima muito gostoso, com um público muito animado”, afirmou a violonista Beatriz Schneider, do grupo Brejeiras.

A estudante universitária Xinha Dutra Wolff mora em Matinhos e disse que nunca tinha visto uma estrutura como a que foi montada na cidade para esta temporada de verão. “É muito importante trazer este tipo de atração para cá. Tem vários artistas que eu sempre quis conhecer, mas não tinha acesso”, contou.

Leia Também:  Governo do Estado autoriza construção de Unidade Mista de Saúde em Ivaté

Para a veranista Rosemeire Chobal, de Curitiba, a programação tem melhorado ano a ano e valoriza o Litoral do Paraná. “A estrutura toda está muito bem feita. É disso que o Paraná precisa. A programação e até as praias estão melhores”, disse.

Confira a programação dos próximos dias:

Caiobá

Quinta-feira (18) – Tuyo – 18h30

Sexta-feira (19) – Fábio Stocco – Rock Balboa – 18h30

Sábado (20) – Vinny e Adriano – 18h30

Domingo (21) – Domingo da Família – 15h

Guaratuba

Quinta-feira (18) – Lenhadores da Antártida – 18h30

Sexta-feira (19) – Vinny e Adriano – 18h30

Sábado (20) – Gui e Léo (Irmãos Jovino) – 18h30

Domingo (21) – Serra Acima Trio – 15h

Shangri-lá (Pontal do Paraná)

Quinta-feira (18) – Muv – 18h30

Sexta-feira (19) – Gui e Léo (Irmãos Jovino) – 18h30

Sábado (20) – Fernando Lobo – 18h30

Domingo (21) – Nikole Gouveia & Funkin’ Minds – 15h

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades culturais, esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Ganhando o Mundo: estudantes do Paraná começam a embarcar para intercâmbios de 2024

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Invest Paraná prospecta novos negócios com as Câmaras de Comércio Árabe e do Canadá

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA