NOVA AURORA

PARANÁ

Após passagem em Campo Mourão, projeto Caminhadas na Natureza segue para Ortigueira

Publicado em

Desafiador, cansativo e revigorante. O Circuito Boicotó de Boa Esperança, em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, uniu cerca de 700 caminhantes em sua 9ª edição, realizada neste final de semana, dentro do projeto Caminhadas da Natureza, organizado pelo IDR-Paraná. O evento contou com parceria com a Prefeitura de Campo Mourão.

Os 14 quilômetros desse circuito passam por diferentes trilhas – mata nativa, pastagens, encostas, morros, rios, cachoeira, grutas – preparadas por produtores rurais da comunidade de Boa Esperança. A caminhada agregou comitivas de Campo Mourão e de 19 outros municípios. A agroindústria familiar e os produtos locais se fizeram presentes no café colonial servido no início da jornada e no almoço.

O percurso teve apoio dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, que ficaram postados em quatro pontos, onde também havia água potável. A caminhada possibilitou ainda a arrecadação de 160 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para entidades de assistência social da região.

Leia Também:  Projeto aumenta o peso do critério educacional na transferência de recursos aos municípios

A próxima etapa do projeto acontece em Ortigueira, nos Campos Gerais, que está com as inscrições abertas. São 10 quilômetros e 235 das 400 vagas já estão preenchidas. Ele acontece das 8às 12h e envolver 20 famílias. O trajeto é composto por trilhas e estradas rurais. 

A Colônia Augusta Vitória, onde acontece o percurso, foi fundada em 22 de outubro de 1932 pelo pastor luterano Guilherme Furmann, chegando a receber refugiados das guerras europeias. Hoje, muitos filhos e netos, principalmente de alemães, vivem nesse lugar. A Colônia fica no Distrito do Barroso, na estrada que liga Ortigueira a Telêmaco Borba.

PROJETO – O projeto Caminhadas da Natureza é organizado pelo IDR-Paraná em parceria com municípios onde é realizado. Ele foi criado para incentivar o Turismo Rural no Paraná. Elas contam com circuito bem definido, acompanhamento e alimentação, que é realizada em parceria com pequenos hotéis, restaurantes ou propriedades rurais. Em 2022, por exemplo, foram executados 107 circuitos com 56,6 mil pessoas inscritas.

Leia Também:  Cuiabá empata com Palmeiras e segue luta para continuar na elite do futebol Brasileiro

O calendário de maio encerra em Ortigueira, mas o primeiro semestre ainda terá edições em Altamira do Paraná, Tibagi, Morretes, Paiçandu, Londrina, Pontal do Paraná e São José dos Pinhais. Confira a programação AQUI.

“É uma política pública que se propõe a levar desenvolvimento para as comunidades rurais, sobretudo da agricultura familiar, além de expandir o conhecimento das pessoas sobre as regiões onde elas vivem”, afirma a coordenadora estadual do projeto, Terezinha Busanello Freire.

Além do Caminhadas da Natureza, o IDR-Paraná desenvolve outros projetos para estimular o Turismo Rural no Estado, como a integração de produtores na Rota do Queijo, Rota da Lavanda e Caminhos da Uva, além do projeto Mulheres do Café, que completou dez anos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária a 1,2 mil pessoas em Imbituva

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Estados do Sul e Sudeste iniciam 11º encontro do Cosud, no Espírito Santo

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA