NOVA AURORA

PARANÁ

Após 1º ano, 120 cadetes do curso de oficiais da PMPR recebem o Espadim Tiradentes

Publicado em

Nesta sexta-feira (02), 120 cadetes do Curso de Formação de Oficiais da Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, receberam o Espadim Tiradentes, arma de representação que simboliza o ideal de liberdade do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Independência e patrono das polícias no Brasil. 

A entrega, que acontece na conclusão do primeiro ano do curso, é um marco na trajetória deles e serve como a apresentação à Polícia Militar e à sociedade paranaense. Ao todo, receberam o Espadim Tiradentes 100 cadetes do curso policial-militar e 20 cadetes do curso bombeiro-militar.

A cerimônia começou com a apresentação da turma Coronel PM Carlos Octávio Valente Aymoré pelo comandante da Escola de Formação de Oficiais, major Ricardo Caron, ao comandante-geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

O comandante-geral lembrou da importância da formação, do comprometimento com a Corporação e com a sociedade. “É um momento de reconhecimento e também de muita responsabilidade. São cadetes em formação que já devem mostrar seu comprometimento com todo o Paraná. Serão mais dois anos de formação e logo esses policiais estarão nas ruas e nas unidades cumprindo seu juramento”, frisou o coronel.

Leia Também:  Fazenda orienta consumidores a informar valores do Nota Paraná no Imposto de Renda

“Essa formatura no primeiro ano representa uma apresentação para todos nós e o reconhecimento como cadetes da PMPR. Eles receberam e continuarão recebendo todos os ensinamentos da Polícia Militar, além das aulas com diversos temas, como Direitos Humanos, para que, logo após esse processo, estejam aptos a representar a Corporação e defender a população paranaense”, destacou o Major Ricardo Caron.

Após a entrega do Espadim Tiradentes pelas madrinhas e padrinhos, acontece o juramento dos cadetes, a continência à Bandeira Nacional e, como ato final, o tradicional fora de forma, consagrando oficialmente esses militares como cadetes da Polícia Militar do Paraná.

A cadete Elaisa Cecília Alves entrou em 2012 para a Polícia Militar do Paraná, como praça. Agora, realiza o sonho de passar pelo Curso de Formação de Oficiais. “É uma sensação indescritível, pois, tento o CFO desde que terminei o Ensino Médio. Agora, quero seguir a formação e contribuir com a Corporação e com toda a população da melhor forma possível”, contou.

Leia Também:  Alunos de Laranjeiras do Sul recebem palestras da Polícia Penal sobre prevenção à violência

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Alunos de Laranjeiras do Sul recebem palestras da Polícia Penal sobre prevenção à violência

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Vestibular da Unespar registra aumento de 23% nas inscrições

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA