NOVA AURORA

PARANÁ

Aplicativo da Shopee vira vitrine de produtos de pequenos empreendedores do Paraná

Publicado em

Produtos feitos por artesãos e pequenos empreendedores paranaenses ganharam uma vitrine de peso para serem comercializados em todo o Brasil. O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta quinta-feira (10), no Palácio Iguaçu, com representantes da Shopee e vendedores que fazem parte do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), da Invest Paraná – a agência de captação de investimentos do Estado. Em uma parceria inédita no Brasil, eles passaram a vender seus produtos em uma seção específica dentro de uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo.

A iniciativa Do Paraná para o Brasil foi construída pelo Programa de Incubação Shopee VRS e tem 23 vendedores expondo no microsite da Shopee, após passarem por uma capacitação para oferecer seus produtos online. É um dos braços do programa, que incentiva o desenvolvimento econômico sustentável de diferentes regiões paranaenses, sem deixar de lado processos tradicionais e históricos de produção.

“Graças a esse projeto pioneiro, pequenos empreendedores que tinham uma pequena lojinha na sua cidade e vendiam apenas localmente, passaram a vender nacionalmente”, ressaltou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “A iniciativa, que começou neste ano como teste, ganhou escala e a ideia agora é expandir a parceria com a Shopee, que é uma das maiores plataformas de vendas no mundo. Isso vai ajudar a gerar mais renda aos produtores, além de dar visibilidade aos produtos paranaenses”, complementa o governador.

A head de Relações Governamentais da Shopee, Luciana Hachmann, explicou que 90% das vendas do aplicativo no País são transacionadas entre vendedores e consumidores brasileiros. Com origem em Singapura e operando há cerca de quatro anos do Brasil, a Shopee tem mais de 3 milhões de vendedores brasileiros cadastrados. “Um terço da população acessa nosso aplicativo mensalmente, o que torna nossa plataforma uma grande vitrine para os vendedores brasileiros”, afirmou Luciana.

Leia Também:  Polícia Militar apreende cerca de 850kg de maconha em área rural no Oeste do Estado

“Já estamos desenvolvendo essa parceria com a Invest Paraná há um ano. Selecionamos pequenos produtores, de diferentes locais e categorias, que passaram por um treinamento de 90 dias com o time da Shopee para inserir seu produto no nosso nosso aplicativo”, explicou ela. “A Invest Paraná também fez capacitações para a inserção da marca e, no final, criamos o microsite, que é uma página específica dedicada a esse projeto”.

VOCAÇÕES REGIONAIS – Os empreendedores foram escolhidos por meio de um edital de chamamento público, voltado àqueles que já participam de atividades do VRS, que envolve regiões como a da Mata Atlântica, no Litoral, com a venda de produtos de banana, palmito pupunha, açaí juçara, frutas sazonais e turismo; do Centro-Sul, com erva-mate e pinhão; do entorno da futura Represa do Miringuava, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, na produção agrícola local; e do Vale do Ribeira, área que é grande produtora de tangerina e com grande potencial turístico.

O diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Rogério Chaves, explicou que o programa atua em áreas específicas do Estado, fazendo um diagnóstico para entender as necessidades da comunidade local, trazendo camadas de atuação para que os produtos e serviços regionais ganhem novos mercados.

“A parceria com a Shopee é uma dessas camadas de atuação. Fizemos um projeto de inclusão digital para pequenos produtores, para que eles expandissem suas vendas para todo o Brasil”, disse Chaves. “Antes de colocar o produto na plataforma, fizemos o melhoramento de embalagem e todo um treinamento sobre cuidados no acondicionamento e na própria entrega do produto. O projeto começou como um teste, mas a ideia é de que seja expandido para todas as regiões do Paraná a partir do ano que vem”.

Leia Também:  Polícia Civil oferta 98 vagas de estágio para 41 municípios paranaenses

Das 30 vagas abertas, 23 produtores concluíram a capacitação de 196 horas, realizada com encontros a distância e que teve duração de quatro meses. Os temas aprendidos incluíram a descrição de produtos, storytelling, logística, gerenciamento de estoque, composição de preço para plataforma online, entre outras.

A Invest Paraná também auxiliou os produtores com fotos profissionais dos produtos, ajudou na montagem da loja virtual e no cadastro de produtos. A ideia é fazer do microsite uma espécie de feira digital, atraindo compradores de diversas regiões do Brasil com produtos sustentáveis desenvolvidos no Paraná.

Uma das artesãs beneficiadas é Rosemari Raab, que após se aposentar do magistério, tornou seu hobby um negócio. Moradora de Cerro Azul, a Capital Nacional da Ponkan, ela aproveitou a “marca” da cidade para produzir sabonetes artesanais em formato da fruta, que agora são comercializados no aplicativo.

“Eu participei de um curso para artesãos que nos incentivou a produzir algum produto que fosse a cara da nossa cidade. Primeiro desenvolvi uma bolsa de juta em formato de ponkan e depois o sabonete, que usa a casca da fruta para fazer o extrato”, conta ela. “Quando fui convidada para participar do projeto, achei que essa parte digital não era para mim, mas me cadastrei no último dia. Praticamente me pegaram pela mão para aprender essa parte e valeu muito a pena. Além de expôr, a gente acaba buscando um novo diferencial para os produtos e está sempre buscando criar coisa nova”, enfatiza.

PRESENÇAS – Acompanharam a reunião o vice-governador Darci Piana; o gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Bruno Banzato; o gerente de Relações Governamentais da Shopee, Ricardo Vendramel; o coordenador de Relações Governamentais da Shopee, Rafael Silveira; e os empreendedores que participam da parceria.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Litoral do Paraná atendeu expectativas da maioria dos turistas, mostra pesquisa

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Mais de mil pés de maconha: PMPR encontra nova estufa em Campina Grande do Sul

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA