PARANÁ
Ano começa com grandes eventos do esporte no Paraná e promete muita adrenalina
Publicado em
22 de abril de 2023por
Itajuba TadeuAções para incentivar e promover a prática esportiva no Paraná já movimentaram os primeiros 100 dias deste ano. Atletas e público curtiram eventos de grande porte, como o Rally Transparaná, o Campeonato Brasileiro de Voleibol de Quadra, o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e o Campeonato Brasileiro Interclubes de Atletismo.
O secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski, afirma que o movimento no início desta segunda gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior é uma amostra da agenda do ano, que prevê mais de 30 eventos, o que fortalecerá o setor em todo o Estado. “Estamos criando um círculo virtuoso de esporte, e com isso induzindo o turismo e beneficiando a economia das cidades paranaenses”, afirma.
De acordo com o diretor de Infraestrutura e Projetos da Secretaria do Esporte, Clésio Prado, o Paraná hoje é referência na gestão pública do esporte, atendendo todas as cidades e suas demandas. “O Paraná vem abrindo as portas para que o esporte amplie a sua capacidade de atendimento à população”, diz ele.
Prado comenta que os anos de 2023 e 2024 serão cheios de novidades e parcerias com municípios e confederações esportivas. “O Paraná sempre em frente e sendo pujante na questão do esporte como referência nacional”, finaliza.
RALLY TRANSPARANÁ – O Governo do Paraná é parceiro do Rally Transparaná, realizado pelo Jeep Clube de Curitiba. O evento integra os Jogos de Aventura e Natureza porque está alinhado com os objetivos deste programa, que é aliar o esporte à movimentação do turismo e da economia.
A 29ª edição do rally aconteceu entre 20 e 25 de fevereiro, com largada em Foz do Iguaçu. Mais de 250 atletas de todo o país participaram em 12 categorias de jeep e moto. Eles percorreram 1,5 mil quilômetros, passando por 173 municípios do Paraná.
Além de movimentar a economia, o evento teve como objetivo mostrar as belezas do Estado. A chegada aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com mais de 1,2 mil pessoas acompanhando o evento.
Estado vai instalar mais 255 academias e 110 parques adaptados em diversas cidades
Na edição de 2023, o Rally Transparaná contou também com ações sociais, solidárias e sustentáveis: o projeto Transparaná para Mulheres incentivou a participação feminina na competição e também arrecadou absorventes, que foram doados a mulheres e instituições sociais de diversas cidades do trajeto.
O Trans Semeia distribuiu sementes para reduzir a pegada de carbono e os reflexos ambientais causados pela competição. Durante o evento também foram arrecadadas mais de 3 toneladas de alimentos para doação a entidades assistenciais.
VOLEIBOL DE QUADRA – O Campeonato Brasileiro de Seleções de Voleibol de Quadra retornou ao Paraná, depois de seis anos, para 29 jogos da Divisão Especial das categorias sub-16 e sub-18. Organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a competição passou por Maringá entre os dias 29 de março e 2 de abril. A etapa paranaense contou com 240 atletas e 40 técnicos de todo o Brasil.
O presidente da Federação Paranaense de Vôlei (FPV), Jandrey Vicentin, afirma que é uma das competições de base mais importante do Brasil e uma amostra do futuro do voleibol no país. “Ela acaba selecionando e filtrando o que há de melhor em cada estado e serve também para observar atletas para possíveis convocações da seleção brasileira”, complementa.
VÔLEI DE PRAIA – O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia voltou ao Paraná após sete anos. O evento marcou a importante parceria entre o Governo do Estado e a Confederação Brasileira de Vôlei e contou com a presença de grandes astros da modalidade, como a paranaense Ágatha Bednarczuk Rippel.
Criado em 1991, o circuito teve grande importância na popularização e no desenvolvimento da modalidade em diferentes regiões do país. Mais de 5 mil pessoas acompanharam os jogos e puderam ver as 40 duplas femininas e 40 duplas masculinas elevarem o nível do voleibol de areia durante cinco dias de competição.
O evento aconteceu entre 8 e 12 de março, na Vila Olímpica em Maringá. A cidade foi escolhida para sediar o evento por ser um dos polos de desenvolvimento do vôlei de praia no Brasil.
ATLETISMO SUB-20 – Entre os dias 7, 8 e 9 de abril, Cascavel foi sede do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo sub-20. O Governo do Paraná apoiou o evento, cedendo o Centro Nacional de Treinamento de Atletismo, que faz partes das estruturas pertencentes à secretaria estadual do Esporte.
Além disso, grande parte dos medalhistas é contemplada pelo programa Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Estado, que incentiva o desenvolvimento de atletas por meio de apoio com bolsa financeira. O programa tem o patrocínio exclusivo da Copel.
Ao todo, participaram 710 atletas de 124 clubes, representando 21 estados e o Distrito Federal. Das equipes participantes, 12 foram do Paraná.
Atletas do Estado conquistaram 31 medalhas, sendo 15 de ouro, marcando um ótimo desempenho. Renan Gallina foi um desses destaques. Ele ficou no lugar mais alto no pódio nos 100 e nos 200 metros rasos, com o tempo de 20.30, recorde da competição e a primeira marca do ano no mundo na top list da World Athletics.
Rena também foi eleito o melhor atleta masculino da competição. Além dele, Elias Oliveira também conquistou múltiplas medalhas de ouro, ajudando o Paraná a assegurar a segunda melhor colocação no masculino.
O Estado obteve ainda a melhor campanha no feminino. As gêmeas corredoras Ana e Helena Mees, de 17 anos, conquistaram as vagas para representar o Brasil no Sul-Americano que vai acontecer em Bogotá, na Colômbia.
Helena venceu a prova dos 3 mil metros e Ana ficou em segundo lugar. Na prova dos 5 km, a Ana ficou em primeiro e nos 1500 Helena venceu. Ana foi bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica, em 2022, e Helena, em 2020 e 2022.
As meninas conquistaram 19 medalhas de ouro para o Paraná, com destaque, também, para Julia Aparecida, que é quatro vezes bolsista Geração Olímpica e Paralímpica. Ela foi campeã no 400 metros e também no 4X400 metros misto (junto com Paulo Henrique, Leticia e Elias), e ficou em segundo lugar no 4×400 feminino (junto de Leticia, Nicole e Maria Eduarda).
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Portos do Paraná realiza oficina de coleta e despolpa do açaí juçara em comunidade no Litoral
Published
1 minuto agoon
2 de abril de 2025By

Moradores da no Litoral do Paraná, participaram nesta quarta-feira (02) da 2ª Oficina de Coleta, Higienização e Despolpa de Juçara, fruta semelhante ao açaí amazônico. A iniciativa da Portos do Paraná busca estimular uma nova fonte de renda para as comunidades locais, predominantemente compostas por pescadores, além de promover a preservação da palmeira juçara, espécie ameaçada de extinção.
“Com o conhecimento da despolpa dos frutos, é possível uma mudança cultural, possibilitando renda às comunidades e incentivando o plantio das sementes”, destacou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.
A oficina integra o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Autoridade Portuária e surgiu como uma demanda dos próprios moradores. “No Sul do Brasil basicamente não temos a cultura do aproveitamento deste fruto. Já no Norte, é muito comum. Estamos trazendo a oficina para estimular esta nova opção”, explicou o coordenador de Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco Pereira Cordeiro. “A sementinha roxa produz um açaí de excelente qualidade”.
O Instituto Juçara de Agroecologia conduziu as atividades teóricas e práticas. “A coleta da juçara no Litoral é feita entre março e maio. É neste período que a palmeira vai frutificar e os cachos com os frutos vão amadurecer”, comentou o vice-presidente do Instituto, Rafael Serafim da Luz.
O fruto da juçara é semelhante ao açaí da Amazônia, porém, a palmeira nativa das áreas litorâneas de Mata Atlântica, Euterpe edulis, difere das palmeiras que produzem o açaí tradicional da região Norte do país. O “açaí juçara” é rico em antocianina, um antioxidante que confere a coloração roxa escura, muito semelhante ao açaí amazônico. Além do fruto, a palmeira também é conhecida por produzir o palmito juçara.
O fruto é extremamente rico em ferro e cálcio, elementos que complementam muito bem a alimentação. “É uma planta que se desenvolve super bem, de fácil manejo. E a gente vê na casa das pessoas, faz parte da paisagem dos caiçaras”, pontuou Serafim da Luz.
SELEÇÃO DE GRÃOS – A merendeira Adi Fátima Lourenço possui algumas palmeiras no quintal de casa, uma das quais foi utilizada durante a oficina. “A gente se criou subindo nos pés de juçara, mas não sabia fazer os sucos. E essa oficina vai ajudar na renda mesmo. Dá pra fazer bolo, pão. É um diferencial que as pessoas sempre estão procurando”, comentou Adi.
Durante a coleta e higienização, ocorre a seleção dos grãos maduros e sadios, que passam por um processo de lavagem com água sanitária para a esterilização das bactérias. Após o enxágue, eles são encaminhados para a despolpadeira, que remove os caroços, sementes ou cascas, resultando em um líquido engrossado e peneirado.
CURSOS E OFICINAS – Pelo Programa de Educação Ambiental, a Portos do Paraná realizou, desde 2019, dezenas de oficinas de capacitação e cursos profissionalizantes gratuitos para comunidades litorâneas do Estado.
As iniciativas buscam promover, além de práticas permaculturais, a educação ambiental, a organização comunitária e a valorização ambiental, ao mesmo tempo em que apresentam possibilidades de geração de renda para os membros das comunidades.
Entre os temas abordados estão comunicação e atendimento e introdução à maquiagem para jovens, em parceria com o Senac. As mulheres das comunidades de Piaçaguera e do Valadares também puderam participar dos cursos de corte e costura.
Fonte: Governo PR

Portos do Paraná realiza oficina de coleta e despolpa do açaí juçara em comunidade no Litoral

Projeto de lei que institui o mês “Abril Verde e Amarelo avança na CCJ

Rede estadual de educação do Paraná acolhe professores e alunos autistas

Com apoio da Sanepar, atletas de vôlei de praia do Paraná defendem o Brasil na Sérvia

PCPR prende suspeito de diversos furtos ocorridos em Antonina
PARANÁ


Portos do Paraná realiza oficina de coleta e despolpa do açaí juçara em comunidade no Litoral
Moradores da no Litoral do Paraná, participaram nesta quarta-feira (02) da 2ª Oficina de Coleta, Higienização e Despolpa de Juçara,...


Rede estadual de educação do Paraná acolhe professores e alunos autistas
Quando ingressou como professor na rede estadual de ensino, aos 21 anos, Evalney Riely Horst sentia que havia uma barreira...


Com apoio da Sanepar, atletas de vôlei de praia do Paraná defendem o Brasil na Sérvia
A equipe de vôlei de praia com atletas de Dois Vizinhos, no Sudoeste, campeã estadual e nacional escolar na categoria...
POLÍCIA


PCPR prende duas pessoas e desmantela ponto de desmanche de veículos e tráfico em Paranaguá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu dois homens e apreendeu dois adolescentes em um local que funcionava como ponto...


PCPR e PMPR capturam foragido do Paraguai em Cidade Gaúcha
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu um homem, de 29...


PCPR prende suspeito de diversos furtos ocorridos em Antonina
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 49 anos, suspeito de ter praticado diversos furtos. A...
ENTRETENIMENTO


Em montagem, Graciele Lacerda mostra semelhança entre a filha e o avô: ‘Igual’
Graciele Lacerda, de 44 anos, compartilhou em seu Instagram, nesta terça-feira (1º), uma montagem da filha, Clara, ao lado do avô...


Claudia Raia curte viagem na Espanha com o marido, Jarbas: ‘Grudada no meu crush’
Claudia Raia, de 58 anos, está curtindo uma viagem romântica ao lado do marido, Jarbas Homem de Mello, de 55...


Duda Guerra faz primeira compra com o próprio dinheiro: ‘Bolsa de R$ 19 mil’
Duda Guerra, de 16 anos, compartilhou nesta terça-feira (1º), sua primeira compra com o próprio dinheiro. A influenciadora escolheu uma...
ESPORTES


Cano garante vitória do Fluminense na estreia da Sul-Americana contra o Once Caldas
O Fluminense estreou com o pé direito na Copa Sul-Americana ao vencer o Once Caldas da Colômbia por 1 a...


Atlético-MG empata sem gols com o Cienciano na estreia da Sul-Americana
Em sua estreia na Copa Sul-Americana, o Atlético-MG empatou em 0 a 0 com o Cienciano, nesta terça-feira (1), no...


Cruzeiro estreia na Sul-Americana com derrota para o Unión Santa Fe na Argentina
Em sua estreia na Copa Sul-Americana, o Cruzeiro foi derrotado pelo Unión Santa Fe por 1 a 0, em partida...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ2 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
Já está disponível a nova Revista Pensar Agro
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
TCU diz que transporte compromete competitividade do agronegócio brasileiro
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs