NOVA AURORA

PARANÁ

Amep capacita técnicos municipais em geoprocessamento para melhorar gestão urbana

Publicado em

Nesta quarta e quinta-feira (3 e 4), o Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná – Amep, realiza um curso de introdução ao Geoprocessamento com QGIS, um software livre e gratuito de sistema de informação geográfica (SIG). Participam secretários municipais e técnicos das prefeituras das Regiões Metropolitanas do Paraná. O objetivo é melhorar a capacidade de gestão das secretarias de planejamento urbano através do geoprocessamento.

Serão abordados temas como a análise de dados georreferenciados, produção de mapas temáticos municipais e o uso de ferramentas de automatização para análises geoespaciais. Além disso, os técnicos das prefeituras serão capacitados para manipular e alimentar dados no sistema de compartilhamento de informações online a ser criado no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI.

De acordo com o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, o curso é muito importante para a melhoria da gestão das prefeituras. “O geoprocessamento é uma ferramenta fundamental para a tomada de decisão nas políticas públicas. Com a capacitação dos técnicos municipais, as prefeituras terão mais facilidade de gestão territorial e poderão atender melhor às demandas da população”, afirmou Santos.

Leia Também:  Alimentação 100% orgânica nas escolas avança no Paraná; técnicos discutem novos desafios

Cerca de 80 técnicos participam da capacitação feita pelos colaboradores da Amep, em um auditório da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), adaptado com computadores para que os alunos vivenciem na prática o uso dos softwares de geoprocessamento. Os participantes serão certificados pela Escola de Gestão.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  População de Jaguariaíva receberá nesta semana serviços da PCPR na Comunidade

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Governo libera R$ 4,2 milhões para pavimentação urbana em Rondon

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA