NOVA AURORA

PARANÁ

Alunos do Centro Juvenil de Artes Plásticas homenageiam Curitiba nos seus 332 anos

Publicado em

Alunos e alunas de diversas turmas do Centro Juvenil de Artes Plásticas desenvolveram trabalhos artísticos em homenagem ao aniversário de 332 de Curitiba, comemorado neste sábado, 29 de março. Como proposta entre os cursos de Artes Visuais, Técnicas Artísticas, Cerâmica e Desenho, os estudantes exploraram os pontos turísticos da Capital, ilustração de texto e modelagem de figuras marcantes da cidade com novas técnicas apresentadas pelos professores.

Para o professor Antero Cunha, que ministra as oficinas de Artes Visuais, trabalhar com recorte e colagem para criar os pontos turísticos de Curitiba foi uma tarefa complexa, mas recompensadora. “Ensinando os pequenos, vemos a dificuldade que ainda possuem em entender as dimensões e limites da colagem, mas acompanhar o aprendizado e desenvolvimento deles com este tipo de trabalho é uma alegria como professor”, disse ele.

As turmas de Cerâmica trabalharam a modelagem de capivaras com a técnica de ocagem, uma etapa fundamental que consiste em retirar a massa do interior de certas peças que precisam estar ocas para ir ao forno. “Para o aniversário da cidade buscamos trabalhar com um animal representativo para todos. Escolhemos as capivaras, que nos últimos anos se tornaram símbolo curitibano”, explicou a professora Jaqueline Bellani.

Leia Também:  Estado busca projetos de diferentes segmentos produtivos para investir R$ 20 milhões

Para os alunos, o envolvimento com diversas narrativas da cidade causou grande impacto em seus aprendizados. Flora Brunetti, aluna de 9 anos que acaba de entrar no CJAP, afirma que a arte paranista foi uma novidade para ela, mas aproveitou o processo. “Adorei conhecer a Chuva de Pinhões”, obra de Ana Serafin.

Na opinião de Julia Sbardelini, 9 anos, que também começou a fazer o curso de desenho em 2025, as aulas no CJAP ensinaram várias técnicas diferentes. “Eu já sabia desenhar um pouco, mas agora estou conhecendo novas formas de desenhar e estou dando meu melhor”.

As obras produzidas pelos estudantes estão em exposição no Centro Juvenil de Artes Plásticas, na Rua Mateus Leme, 56, no Centro de Curitiba.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Museu Oscar Niemeyer é destaque em importante publicação de arte internacional

Published

on

By

O jornal britânico The Art Newspaper, um dos mais importantes veículos internacionais de arte, publicou nesta terça-feira (1º) uma reportagem sobre a volta do grande público aos museus, após o período da pandemia. Na matéria, o Museu Oscar Niemeyer (MON), espaço do Governo do Estado, localizado em Curitiba, aparece em destaque como a instituição brasileira com mais visitantes numa única mostra e também como a que registrou maior crescimento percentual entre 2023 e 2024. Confira a matéria.

A reportagem informa que no ano passado o MON alcançou 712 mil visitantes, um aumento de 41% comparado ao ano anterior. A matéria destaca, ainda, a mostra “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos, cujo período expositivo atraiu 600 mil pessoas (entre novembro de 2023 e setembro de 2024).

“Ver o MON citado em uma publicação internacional dessa importância é o reconhecimento do trabalho de uma equipe comprometida e que está sempre trabalhando em prol de um espaço melhor e cada vez mais completo”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Temos tido uma excelente resposta do público às exposições apresentadas e a uma série de atividades educativas oferecidas pela instituição, o que é motivo de muita satisfação e alegria para nós”, comenta. “Todo o nosso trabalho visa sempre garantir a melhor experiência possível aos visitantes do MON”.

Leia Também:  Prazo para prefeituras aderirem ao programa estadual de higiene íntima vai até 14 de julho

THE ART NEWSPAPER – Segundo a matéria veiculada pela publicação The Art Newspaper, o MON foi o museu brasileiro que recentemente mais ganhou público. O segundo foi a Pinacoteca de São Paulo. “Esses dois museus superaram seus números pré-pandêmicos: o Museu Oscar Niemeyer subiu 89% em relação a 2019, enquanto a Pinacoteca de São Paulo subiu 50%”, diz a reportagem.

Em 2024, o Museu Oscar Niemeyer registrou o maior público desde a sua inauguração: 712.196 pessoas. Nos últimos três anos, o MON vem numa curva ascendente, superando seus próprios recordes anteriores. Do total de 2024, 75% foram ingressos gratuitos. Entre os destaques do ano passado, além de 13 exposições realizadas, o Museu entregou importantes obras de infraestrutura e conquistou diversos prêmios, nacionais e internacionais.

“Meu Pequeno Maxixe”: MON realiza oficina sensorial para bebês de 2 a 3 anos em abril

A exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos, “Extravagâncias”, foi inaugurada em 24 de novembro de 2023 e ficou em cartaz até 29 de setembro do ano passado. Foi a maior mostra individual da artista no Brasil e uma das mais grandiosas já realizadas pelo MON, ocupando o Olho e diversos espaços singulares abaixo dele, andares da torre e a principal rampa interna do Museu, com obras gigantescas como a “Valquíria Miss Dior”, com mais de 20 metros de comprimento.

Leia Também:  Estado busca projetos de diferentes segmentos produtivos para investir R$ 20 milhões

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA