NOVA AURORA

PARANÁ

Alunos de Paranaguá e Antonina são premiados por desenhos e frases sobre o trabalho portuário

Publicado em

A edição 2022 do projeto Porto Escola foi encerrada nesta quinta-feira (15) com a premiação do Concurso de Desenho com Frase deste segundo semestre. Cinco alunos de escolas municipais de Antonina e dez de Paranaguá, no Litoral, tiveram as suas artes selecionadas. Além de receberem o próprio desenho e frase impressos em placas gráficas, também ganharam um passeio pela Baía de Paranaguá.

Neste ano, o projeto envolveu 1.599 alunos de quinta série da rede municipal de ensino de Paranaguá e outros 284 de Antonina. A cada visita que fizeram ficou o desafio: ter inspiração para retratar – com desenho e palavras – um pouco do que viram e aprenderam nos portos. Entre os temas abordados com os alunos ao longo do ano estiveram meio ambiente, a importância econômica e social do espaço e, também, noções básicas sobre as regras de saúde e segurança e a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).

A segunda premiação do ano ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá. Segundo a responsável pelo projeto, a bióloga e analista portuária Jaqueline Dittrich, da Portos do Paraná, a solenidade é uma forma de valorizar alunos, professores e escolas que se engajam na proposta. “Eles participaram, se esforçaram e fizeram desenhos bem legais. Foi até difícil de escolher”, afirmou. “Vai muito além de abrir o porto para recebê-los. É promover conhecimento, despertar a curiosidade, interagir e fomentar a vivência porto/cidade”.

Quanto à promoção de educação, o projeto Porto Escola faz questão de ensinar sobre o dia a dia do porto e também sobre segurança desses que poderão ser os futuros profissionais do espaço. “A cada ano de projeto, nos empenhamos com todo o coração”, afirmou o gerente de Saúde e Segurança no Trabalho da Portos do Paraná, José Sbravatti. “Durante as palestras do Porto Escola, a gente trabalha também a formação de futuros trabalhadores, entre os quais muitos atuarão no porto”.

A secretária municipal de Educação de Paranaguá, Tenile Cibele do Rocio Xavier, é uma das profissionais engajadas no projeto desde o início, em 2015. “Na época eu estava responsável pelos projetos. Fico muito feliz que o projeto teve continuidade e, a cada ano, vem sendo ampliado”, disse. “De tudo isso, o que fica são as boas lembranças para os alunos e as escolas que estão levando os quadrinhos de recordação. Ter a oportunidade de entrar no porto e olhar o cais é um momento único”.

Leia Também:  Junho verde: Sanepar abre as inscrições para debate sobre recuperação de áreas naturais

A coordenadora-técnica de ensino fundamental da Secretaria de Educação de Antonina, Fabiana das Graças Souza Cerqueira, também recebeu um agradecimento especial pelo apoio ao projeto. “A qualidade dos desenhos, os detalhes, mostram o envolvimento das crianças e o que ficou na memória deles da visita ao porto durante o projeto”, afirmou a profissional.

Além da parceria com as secretarias municipais de Educação dos dois municípios litorâneos, a Portos do Paraná conta com o apoio das empresas aLBriggs, aQuamed, Cia Ambiental, PME, Pasa, Porto Ponta do Félix e também da Paranaguá Pilots.

PROGRAMA – O Porto Escola é promovido ao longo de todo o ano, com alunos de 5ª série da rede municipal de ensino. É um projeto com palestra e visita ao cais do porto que promove educação econômica, ambiental e social. As crianças têm contato com a dimensão, realidade e a importância das atividades portuárias e da preservação do meio ambiente nessa realidade. Em Paranaguá, o Porto Escola começou em 2015. Em Antonina, o programa existe desde 2017.

ALUNOS, PROFESSORES E ESCOLAS PREMIADAS DE PARANAGUÁ

Escola Municipal “Takeshi Oishi”

Aluna: Maria Flor Kirsten Mafra

Frase: “Porto Dom Pedro II onde as cores são infinitas”

Professora: Irma Alessandra Chediak Correa

Escola Municipal “Manoel Viana”

Aluno: Nilton Luiz Costa Pinto Júnior

Frase: “Porto Dom Pedro II! Gigante de Paranaguá”

Professora: Luciane Correa de Ramos Vasson

Escola Municipal “Professora Rosiclair da Silva Costa

Aluno: Luis Carlos Cordeiro Junior

Frase: “Paranaguá cidade portuária, banhada de rios e mares. Viva Paranaguá!”

Professora: Sandrinalli Pinheiro dos Santos Mocelin Souza

Escola Municipal “Professor Joaquim Tramujas Filho”

Leia Também:  Alunos da rede estadual são finalistas na maior feira nacional de ciências e engenharia

Aluna: Esther Modesto Parteka         

Frase: “Eu fui ao Porto de Paranaguá gostei dele e achei os navios muito grandes”

Professora: Lilian Pereira de Melo

Escola Municipal “Miriam Soares Cunha”

Aluno: Luca Rodrigues Jaques Lemes

Frase: “O Porto oferece muitas oportunidades de trabalho para as pessoas do nosso Paraná”

Professora: Adriana Paula Chaves Miquilini

Escola Municipal do Campo “José Chemure”

Aluno: Luigi Nathan Guber

Professora: Zela Antonio Caetano

Frase: “O Porto não fecha, ele só abre mais portas”

Escola Municipal do Campo “Nazira Borges”

Aluno: Davi Martins Corrêa                                              

Frase: “Porto em ação que exporta por navios e caminhão”

Professora: Marili Moreira Lopes

Escola Municipal “Sully da Rosa Vilarinho”

Aluna: Manuela Misael Vital Brazil

Frase: “O Porto é muito importante para o nosso futuro!”

Professora: Sonia Regina Valentim

Escola Municipal “Nascimento Junior”

Aluna: Sophia Izabelly Rodrigues Agostinho dos Santos

Frase: “Porto D. Pedro II, orgulho do povo parnanguara”

Professoras: Helenise do Nascimento Filipov/Marisa Pinheiro    

Escola Municipal “Professora Nayá Castilho”

Aluna: Agatha Sophya Borges Werneck

Frase: “Homens, mares e aço, da paisagem portuária, para o mundo”

Professora: Rosangela França de Oliveira

ALUNOS, PROFESSORES E ESCOLAS PREMIADAS DE ANTONINA

Escola Municipal “Professora Aracy Pinheiro Lima”

Aluna: Elys Vitoria Nunes Fonseca

Frase: “O nosso Porto traz um ótimo desenvolvimento para nossa cidade e para nosso futuro”

Professora: Samara Pereira Pazinatto

Escola Municipal “Professora Caetana Martins”

Aluna: Isabelle Gonçalves Costa

Frase: “Manter a água dos rios, ocenos e lagos limpa e saudável é nosso dever”

Professora: Thais P. Maurício

Escola Municipal “Professora Maria Rosa Martins Cecyn”

Aluna: Emanuella Prudente Dério

Frase: “É o navio atravessando a natureza”

Professora: Marilda Duarte Gonçalves

Escola Municipal “Professor Ernesto Zenith Matisão”

Aluna: Mylena Victória Fernandes Dutra                         

Frase: “Nós aprendemos que não devemos maltratar os animais, na época em que eles estão se reproduzindo e não devemos caçá-los. O ambiente precisa estar limpo para os animais, plantas e seres vivos viver”

Professor: Sergio Lopes Fernandes

Escola Municipal “Octavio Secundino”

Aluno: Giovane de Lima Pereira

Frase: “O Porto de Antonina amplia a agilidade e qualidade das exportações”

Professora: Janaína da Costa Cunha

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado

Published

on

By

O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor –, está presente no Roadshow Festival Brasil, no México. Equipes do órgão participam das programações desde o início da semana, com foco em estreitar laços e abrir novos campos de mercado ao Paraná.

O evento itinerante já passou por duas localidades do país (Cidade do México e Guadalajara) e nesta quinta-feira (3) encerra a programação em Monterrey. O festival é uma oportunidade ao Paraná, que pode apresentar seus potenciais, atrativos e serviços ao trade mexicano, um dos mercados turísticos que mais cresce no mundo.

A participação do Viaje Paraná na programação internacional faz parte dos planos do Estado, que tem como foco atrair turistas e colocar o Paraná nos holofotes do turismo e do mercado mundial de viagens. Com mais de 130 milhões de habitantes, o México é um mercado em expansão, com viajantes que buscam novas experiências culturais, naturais e gastronômicas – todas encontradas em abundância no Estado.

“Estamos falando de um grande país, que também tem uma das maiores economias da América. Estar aqui e poder conversar, apresentar e introduzir ao mercado mexicano o quão atrativo é o Paraná, não tem preço”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Enquanto órgão de promoção, nossa expectativa é ampliar o nosso mercado, investindo no trade sul-americano, europeu e agora norte-americano, disseminando o grande potencial do turismo paranaense”.

RESULTADOS NA PRÁTICA – Em cada cidade, o Viaje Paraná realizou uma capacitação do trade mexicano sobre as potencialidades do Estado, sendo destaque em muitos momentos do evento. Foram apresentados potenciais turísticos, como Foz do Iguaçu (Oeste), Curitiba e o Litoral paranaense, além da sua diversidade cultural, natural e gastronômica.

Leia Também:  Unicentro sedia encontro internacional sobre educação ambiental e mudanças climáticas

Adriana Goméz é gerente da empresa Imacop Internacional, de Guadalajara. Ela aprovou a capacitação e comentou que espera ver os destinos paranaenses configurando cada vez mais nas agências mexicanas. “Essa capacitação que tivemos sobre o Paraná foi muito interessante, porque pudemos aprender mais sobre Curitiba e outros destinos que não conhecíamos, com muitos atrativos e pontos turísticos chamativos. Eu espero que os viajantes se interessem por esses destinos e que as agências os incluam na oferta mexicana”, disse a mexicana.

“Estou muito feliz de conhecer os estados brasileiros. Nós mandamos muitos turistas ao Brasil e percebemos que o Paraná é um destino em potencial, pela localização, oferta e belezas. Eu adorei saber mais sobre o turismo de Curitiba e fiquei surpreso, porque não sabia que as Cataratas do Iguaçu ficavam nesse Estado. A capacitação foi muito eficiente”, disse Hermano Gomez, participante do evento, também de Guadalajara.

EM ALTA – O Road Show Festival no México tem como objetivo promover o Brasil como destino turístico tendência, atraindo operadoras de turismo, jornalistas, agentes de viagens e demais profissionais mexicanos especializados no setor.

A interação direta entre o trade turístico brasileiro e mexicano aumenta as oportunidades de vendas e parcerias comerciais no futuro. Em 2022, o número de turistas mexicanos no Brasil foi de 52.171, enquanto de janeiro a setembro de 2023 foram 52.725 visitantes e, no mesmo período de 2024, 63.872 viajantes.

“O México é um mercado em que as pessoas viajam muito, por isso a importância de estarmos aqui. Foz do Iguaçu é um dos focos da nossa apresentação para esse público, ao lado de Curitiba, muito pela configuração cosmopolita da Capital, porque os mexicanos buscam esse tipo de mercado, com alta gastronomia e boa oferta de hospedagens”, explicou Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

Leia Também:  Com fim do vazio sanitário, plantio de soja começa em 5,8 milhões de hectares no Paraná

SEQUÊNCIA – De lá, a equipe do órgão de promoção comercial segue sua missão internacional, com foco no mercado norte-americano. Ela parte para Miami, nos Estados Unidos, onde acontece o Seatrade Cruise Global 2025, evento que promove o contato de destinos com as grandes operadoras náuticas e de navios de cruzeiro.

A programação é uma oportunidade de continuar negociações e conversas já iniciadas no Seatrade de 2024. Neste ano, devem ser apresentados novamente os potenciais do Litoral paranaense, que já contou com duas temporadas de cruzeiros e outras paradas feitas a parte.

Na semana passada, o navio Scenic Eclipse fundeou na Baía de Paranaguá, com mais de 200 turistas vindos dos Estados Unidos que tiveram a oportunidade de conhecer a Ilha do Mel. A embarcação é operada pela Royal Caribbean, grande empresa de navios de cruzeiros com sede em Miami, onde acontece o evento Seatrade.

Já as temporadas de navios de cruzeiros em Paranaguá aconteceram entre dezembro de 2023 e março de 2024 – com 16 paradas em que mais de 39 mil turistas foram recepcionados – e entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, quando foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas, em oito paradas no Litoral do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA