NOVA AURORA

PARANÁ

Alunos de Laranjeiras do Sul recebem palestras da Polícia Penal sobre prevenção à violência

Publicado em

A Polícia Penal do Paraná, com apoio do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do Paraná, promove o Projeto Escolha a Vida nas escolas estaduais do município. A iniciativa busca conscientizar os estudantes sobre a importância de evitar ações de intolerância, criminalidade e violência.

A parceria entre a Secretaria estadual da Educação e a Secretaria da Segurança intensifica as ações preventivas em prol dos jovens. O trabalho, que começou em abril, consiste em apresentar, por meio de conteúdos e dinâmicas educacionais, os efeitos negativos decorrentes de infrações, além de mostrar como funciona o sistema prisional brasileiro e o trabalho dos policiais penais e de cães que atuam em apoio às operações policiais penitenciárias.

O Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck foi o primeiro a receber o projeto, com a participação de 572 alunos. A Polícia Penal deverá atender outras sete escolas da rede estadual de Laranjeiras do Sul. O Núcleo de Educação solicitou o atendimento, também, a escolas dos municípios de Rio Bonito e Porto Barreiro, na mesma região.

Leia Também:  Governador entrega 142 novas viaturas para a Polícia Militar e caminhões para Defesa Civil

Entre os assuntos debatidos estão direitos e deveres de crianças e adolescentes baseados no Estatuto da Criança e do Adolescente, organização e funções da Polícia Penal, realidade das cadeias públicas e penitenciárias, uso adequado das redes sociais e ações para evitar a violência.

“A Polícia Penal do Paraná destaca esse trabalho realizado por seus servidores, grupos operacionais e instrutores, que desenvolvem e atuam em pautas sociais importantes e atuais”, afirmou o diretor-adjunto da instituição, Mauricio Ferracini.

A diretora do Núcleo de Educação de Laranjeiras do Sul, Adriane Schio de Almeida, destacou que a iniciativa leva informação aos estudantes e estimula a reflexão. “Ressalto o reconhecimento aos profissionais disponibilizados para essa missão, que além de transmitir informações relevantes para uma vida de sucesso aos nossos alunos, também serve de amparo e valorização dos nossos profissionais da educação”, disse.

CURITIBA – Dentro deste mesmo projeto, o Colégio Estadual Leôncio Correia, de Curitiba, recebeu, no dia 24 de abril, policiais do Setor de Operações Especiais do Deppen Paraná. Eles ministraram palestras sobre prevenção ao uso de drogas para 80 alunos. A ação buscou mostrar aos jovens que drogas são porta de entrada para a violência e outros crimes.

Leia Também:  Aplicativo que facilita emissão de notas fiscais já alcançou 380 produtores rurais

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Polícia Militar prende homem com 700 quilos de maconha em Douradina

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Polícia Penal doa camas e roupas pet feitas por detentos a abrigo de animais em Cascavel

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA