NOVA AURORA

PARANÁ

Alunos de 2024 do Ganhando o Mundo começam a retornar com bagagem cheia de aprendizado

Publicado em

Vindos diretamente da Austrália, desembarcaram nesta terça e quarta-feira (25 e 26), no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, 54 alunos da rede estadual de ensino que participaram da edição de 2024 do programa Ganhando o Mundo.

O programa de intercâmbio do Governo do Estado levou, entre os meses de janeiro e fevereiro, mil estudantes para cinco países de língua inglesa. Uma oportunidade de estudar, durante seis meses, curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O desembarque encerra com sucesso a jornada internacional de aprendizagem, cujo processo seletivo envolveu mais de 12 mil candidatos em 2023. Ao todo, 400 estudantes foram enviados ao Canadá, 250 à Austrália, 250 à Nova Zelândia, 50 aos Estados Unidos e 50 à Inglaterra.

O primeiro grupo, os 50 alunos que foram para a Inglaterra, voltou na semana passada. Eles estudaram nas cidades de Bristol, Easbourne, Bournemouth, Brighton e Ipswich.

NOVAS HABILIDADES – Ariel Mascotte, de 16 anos, foi recebido com festa pela família ao chegar em casa. Morador do município de Pitangueiras, Norte do Estado, o jovem passou seis meses em Toowoomba, cidade australiana no estado de Queensland.

“Ainda estou assimilando tudo que vivenciei. Foram meses inesquecíveis onde pude perceber não somente minha evolução na fluência do inglês. Desenvolvi novas habilidades e me percebo mais independente e destemido desde que deixei o Brasil no começo do ano”, afirma.

Para o jovem, a experiência representa um divisor de águas em seu desenvolvimento pessoal. “Certamente o intercâmbio abrirá portas no mercado de trabalho, principalmente nos setores de tecnologia e relações internacionais”, diz o aluno que já nesta quinta-feira (27) foi recepcionado pelos colegas do Colégio Estadual Odete Borges Botelho, onde estuda.

Leia Também:  Acompanhamento arqueológico garante preservação cultural na obra da Ponte de Guaratuba

No final de semana haverá mais comemoração. “Minha família organizou uma festa de recepção para oficializar meu retorno. Chamaram toda a família e meus melhores amigos, para que eu possa matar a saudade de todo o mundo”, comemora.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL – Para Morgana Bertoldo, 16 anos, a experiência impulsionou seu amadurecimento enquanto estudante e indivíduo. A jovem ficou em Woombye, subúrbio da cidade de Nambour, também em Queensland.

“Sem sombra de dúvidas, em termos de crescimento pessoal, o que mais desenvolvi foi independência. Se a gente tivesse dúvidas na escola, não tinha amigo para perguntar por você. Se a gente precisasse de alguma coisa no mercado, era a gente quem tinha que pedir. Se queria sair final de semana, era a gente que organizava os horários de ônibus, volta, destino, etc. Percebi que sou capaz de organizar minha própria rotina e isso foi transformador”, relata.

Morgana desenvolveu também fortes laços de afeto com a comunidade escolar australiana e com a sua host family (família anfitriã).

“A minha host family tinha um pai, uma mãe e duas crianças, uma de 14 e outra de 9 anos. Eles vieram da Itália, mas a meninas nasceram na Austrália. Isso fez com que eu tivesse três países para comparar: Brasil, Austrália e Itália. Eles me lembravam muito a minha própria família, com as piadas do pai, a preocupação da mãe, a relação das irmãs. Inclusive eu me apeguei muito à mais velha. Somos muito parecidas”, recorda.

Leia Também:  Com 62 óbitos por Covid-19 em 2025, Secretaria da Saúde reforça importância da vacina

Orgulhosa por representar os estudantes brasileiros no país estrangeiro, Morgana surpreendeu a própria equipe da Nambour State College, onde estudou no período. “A escola já tinha recebido um intercambista brasileiro só que ele deu muito trabalho, então eles estavam bem receosos em receber outros cinco. No final, a nossa coordenadora disse que a gente tinha dado uma ótima impressão do nosso país e estado, tanto por nossas notas quanto pelo comportamento. Isso tudo é fruto da nossa educação aqui”, conclui.

Os próximos desembarques dos estudantes enviados à Austrália e Nova Zelândia estão programados para acontecerem até a segunda semana de julho.

O PROGRAMA – Criado em 2019 pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países de língua inglesas da América do Norte, Europa e Oceania.

O Ganhando o Mundo Professores teve sua primeira edição no Canadá e Finlândia – na qual participaram 96 docentes. As vagas foram abertas para professores ou pedagogos cursistas e professores ou pedagogos formadores do programa de educação continuada “Formadores em Ação”.

Depois de estudantes, professores e pedagogos, os diretores da rede estadual terão uma experiência internacional. O anúncio foi feito em fevereiro. O programa levará, ainda em 2024, 200 gestores das escolas estaduais para uma capacitação de duas semanas no Chile, com embarques previstos para agosto. O investimento será de cerca de R$ 5 milhões.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo do Estado inaugura novo Centro de Socioeducação em Piraquara

Published

on

By

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), inaugurou nesta quarta-feira (9) o novo Centro de Socioeducação (Cense) São Francisco – Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova unidade substitui a antiga, criada em 1958, e conta com 78 alojamentos, dois módulos de ensino com salas de aula (incluindo laboratório de informática), ginásio de esportes, biblioteca, horta, área administrativa e segurança, espaço dos servidores e espaço ecumênico.

A nova estrutura física, de 5.362 m² de área construída e 20 mil m² de área total, poderá receber até 88 adolescentes, quatro vezes mais que o antigo Cense São Francisco, e atende aos novos padrões arquitetônicos e técnicos para unidades de internação, de acordo com as normativas do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) instituídas pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolecentes).

A obra foi realizada com o apoio da Secretaria de Cidades (Secid), que coordenou o processo licitatório por meio da Paraná Edificações (Pred), e foi viabilizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), colegiado vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e da Família (Sedef), que destinou R$ 9,4 milhões do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA-PR). O investimento total foi de R$ 10 milhões.

A obra foi concluída em dezembro de 2024 com o término do ginásio de esportes e da caixa d’água. No primeiro trimestre de 2025 foram instalados o mobiliário e equipamentos, além de feita a transferência de internos do antigo Cense, agora desativado. O novo Centro de Socioeducação já conta com 88 servidores, entre assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, odontólogos, terapeutas ocupacionais, agentes de segurança socioeducativos, e servidores administrativos e terceirizados.

Leia Também:  Cursos de manutenção hidráulica da Sanepar dão autonomia e renda a mulheres paranaenses

“Estamos orgulhosos de entregar uma estrutura moderna e inovadora, do ponto de vista tecnológico e de engenharia, que vai melhorar consideravelmente o atendimento socioeducativo, não só para os adolescentes, com a realização de projetos que promovam a cidadania através da educação, da cultura, do esporte, da arte e da formação profissional, mas também melhorando a qualidade das condições de trabalho dos nossos servidores da socioeducação”, destacou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.

“Na antiga unidade, embora tivéssemos dificuldades, questões estruturais inclusive, nós fazíamos um trabalho com amor. Não é apenas uma estrutura nova, mas as pessoas trabalharam lá e agora estão aqui trouxeram essa carga emocional de respeito e de trabalho com humanidade com os adolescentes”, declarou o diretor da unidade, Ronaldo Marafon Drevek.

“É importante celebrar este momento. Nós que participamos diretamente ou indiretamente com a socioeducação, desses diálogos entre o governo estadual, os órgãos dos sistemas de Justiça e de Garantia de Direitos. Nós sabemos o trabalho e quantas coisas aconteceram para isso.” afirmou a promotora Danielle Cristine Cavali Tuoto, do Centro de Apoio Operacional (Caop) das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente, e da Educação do Ministério Público do Paraná.

“Como professora há 34 anos, hoje aposentada, eu sempre trabalhei com crianças e adolescentes, e nós sonhamos que eles se tornem adultos formados, pessoas do bem, pessoas que busquem transformar a realidade. No entanto, alguns por falta de oportunidade ou pela própria sociedade que precisamos repensar, enroscam um pouco no seu desenvolvimento. Nós temos esses espaços da socioeducação para tratar com humanidade o recomeço, retomada de vínculos e reintegração na sociedade desses adolescentes”, destacou a vice-prefeita de Piraquara, Loireci Dalmolin.

Leia Também:  Maior delegação da história: veja o calendário dos 63 atletas e técnicos do Paraná em Paris

SOCIOEDUCAÇÃO DO PARANÁ – A Coordenação de Gestão do Sistema Socioeducativo, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), tem como atribuição primordial a gestão e a qualificação do atendimento socioeducativo de internação, internação provisória e semiliberdade, de acordo com as normas e recomendações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e demais compromissos nacionais e internacionais de direitos humanos.

Estão instaladas em todo o Estado 28 unidades, distribuídas de forma descentralizada em 16 municípios. Dezenove delas são Centros de Socioeducação, em Campo Mourão, Cascavel (2), Curitiba (2), Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Londrina (2), Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama. Há, também, nove Casas de Semiliberdade, em Cascavel, Curitiba (2), Foz do Iguaçu, Londrina, Paranavaí, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama.

São 1.150 servidores estaduais efetivos na socioeducação, além de colaboradores e voluntários externos, que auxiliam em projetos sociais e atendimentos diversos, de acordo com as ações realizadas em cada unidade.

PIRAQUARA

Foto: Ari Dias/AEN

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade a diretora de Justiça e Cidadania da Seju, Viviane da Paz; o coordenador estadual de Gestão do Sistema Socioeducativo (CGS) da Seju, Alex Sandro da Silva; a coordenadora estadual da Política de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), Prisciane de Oliveira; a juíza coordenadora de Políticas Socioeducativas do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Maria Roseli Guiessmann; o coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude (NUDIJ) da Defensoria Pública do Estado (DPE), Fernando Redede Rodrigues; a juíza da Vara da Infância de Piraquara, Caroline Vieira de Andrade Mattar; a promotora de Justiça de Piraquara Elaine Palazzo Ayres; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), Danielle Dalavechia Chedid Silvestre; a primeira-dama de Piraquara, Ana Mazon; e a secretária municipal de Assistência Social de Piraquara, Maria Cicarelli.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA