NOVA AURORA

PARANÁ

Alunos da rede estadual publicam livros escritos com o apoio da plataforma Redação Paraná

Publicado em

Muita gente sonha em escrever o próprio livro. Para os alunos do 7° ano do Colégio Estadual Meneleu de Almeida Torres e da Escola Estadual Júlio Teodorico, em Ponta Grossa, isso já virou realidade antes mesmo da maioridade. Por meio de uma atividade especial, da disciplina de Língua Portuguesa, eles escreveram e ilustraram seus próprios livros. Ao todo, foram publicadas 180 obras autorais.

A ideia começou nas aulas sobre o gênero textual conto, quando as professoras Angela Maria Grochoski e Gláucia Marília Hass propuseram aos estudantes a escrita de histórias com temática livre, utilizando a plataforma Redação Paraná, criada pela Secretaria da Educação.

Missão dada, missão cumprida. Os jovens escritores produziram, ao longo de 2022, diferentes narrativas. Posteriormente, os textos foram corrigidos (também por meio do Redação Paraná), ganharam ilustrações e foram publicados na plataforma Estante Mágica.

Os exemplares estão disponíveis tanto em formato digital (gratuito) quanto impresso – que pode ser comprado.

Fernando Oliveira da Silva (12) escreveu seu livro com base em uma experiência pessoal. A obra “Tutty e Fernando numa aventura intergaláctica” narra a história de um menino e seu fiel companheiro – o cachorro Tutty – em busca da cura do câncer. Na trama, a dupla volta no tempo para salvar a mãe de Fernando, que faleceu em decorrência da doença. 

Leia Também:  Governo formaliza construção de Ambulatório de Especialidades em São José dos Pinhais

“Eu desejava muito conseguir a cura dessa doença para que outros filhos não passassem pelo que passei”, afirma o estudante da Escola Estadual Professor Júlio Teodorico. Para escrever o livro, ele destacou o apoio e o incentivo das professoras Gláucia e Marli, orientadoras do projeto. “Teremos continuação, agora conhecendo um novo amigo”, garante o aluno.

Já Nicoli Rodrigues dos Santos, também da Escola Estadual Professor Júlio Teodorico, escolheu o gênero com o qual mais se identifica: o romance. “As ilustrações foram os pontos positivos e desafiadores da minha obra”, destaca a aluna, responsável pelo texto “Dois Amores”. 

Em seu livro, Nicoli conta a história de um amor platônico. Na trama, dois adolescentes rivais se apaixonam, mas só conseguem o “felizes para sempre” cinco anos depois.

Para a correção dos trabalhos, a plataforma Redação Paraná mostrou-se, novamente, uma ferramenta eficaz, aliada do professor. “O trabalho com a plataforma Redação Paraná simplifica a correção das redações e torna esse processo mais rápido e menos desgastante. Principalmente quando o volume de trabalhos é grande, como foi o caso”, destaca Gláucia Marília Hass.

A professora reforça ainda a importância da atividade para despertar a percepção dos alunos sobre a fluidez da linguagem. “O trabalho foi muito importante para o desenvolvimento das competências linguísticas e sociocognitivas dos estudantes e para o seu engajamento nas atividades”, explica.

Leia Também:  Paraná define 30 propostas para conferência nacional de migrantes e refugiados

CELEBRAÇÃO – Para comemorar a dedicação e esforço dos alunos, um evento de autógrafos foi realizado no auditório do Colégio Estadual Regente Feijó, em Ponta Grossa, no início do mês de dezembro. Os alunos receberam certificados pela realização do livro e participação no evento. Amigos e familiares estiveram presentes, além de dois egressos da instituição, Phellip Willian e Melissa Garabelli, hoje escritores premiados, com obras publicadas internacionalmente.

REDAÇÃO PARANÁ – O Redação Paraná é uma plataforma de produção textual que trabalha de forma integrada com o professor. A inteligência artificial corrige a estrutura da língua e o professor fica responsável em corrigir a parte discursiva e subjetiva da redação elaborada pelo aluno.

Ela ajuda alunos ao longo de todo o ano letivo a melhorarem a redação visando as provas do Enem, vestibulares e as lições de casa.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Final dos Jogos Escolares leva alunos de 15 a 17 anos de 659 escolas a Pato Branco

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Alunos com altas habilidades apresentam projetos inovadores em feira científica

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA