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Alunos da rede estadual publicam livros escritos com o apoio da plataforma Redação Paraná

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Muita gente sonha em escrever o próprio livro. Para os alunos do 7° ano do Colégio Estadual Meneleu de Almeida Torres e da Escola Estadual Júlio Teodorico, em Ponta Grossa, isso já virou realidade antes mesmo da maioridade. Por meio de uma atividade especial, da disciplina de Língua Portuguesa, eles escreveram e ilustraram seus próprios livros. Ao todo, foram publicadas 180 obras autorais.

A ideia começou nas aulas sobre o gênero textual conto, quando as professoras Angela Maria Grochoski e Gláucia Marília Hass propuseram aos estudantes a escrita de histórias com temática livre, utilizando a plataforma Redação Paraná, criada pela Secretaria da Educação.

Missão dada, missão cumprida. Os jovens escritores produziram, ao longo de 2022, diferentes narrativas. Posteriormente, os textos foram corrigidos (também por meio do Redação Paraná), ganharam ilustrações e foram publicados na plataforma Estante Mágica.

Os exemplares estão disponíveis tanto em formato digital (gratuito) quanto impresso – que pode ser comprado.

Fernando Oliveira da Silva (12) escreveu seu livro com base em uma experiência pessoal. A obra “Tutty e Fernando numa aventura intergaláctica” narra a história de um menino e seu fiel companheiro – o cachorro Tutty – em busca da cura do câncer. Na trama, a dupla volta no tempo para salvar a mãe de Fernando, que faleceu em decorrência da doença. 

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“Eu desejava muito conseguir a cura dessa doença para que outros filhos não passassem pelo que passei”, afirma o estudante da Escola Estadual Professor Júlio Teodorico. Para escrever o livro, ele destacou o apoio e o incentivo das professoras Gláucia e Marli, orientadoras do projeto. “Teremos continuação, agora conhecendo um novo amigo”, garante o aluno.

Já Nicoli Rodrigues dos Santos, também da Escola Estadual Professor Júlio Teodorico, escolheu o gênero com o qual mais se identifica: o romance. “As ilustrações foram os pontos positivos e desafiadores da minha obra”, destaca a aluna, responsável pelo texto “Dois Amores”. 

Em seu livro, Nicoli conta a história de um amor platônico. Na trama, dois adolescentes rivais se apaixonam, mas só conseguem o “felizes para sempre” cinco anos depois.

Para a correção dos trabalhos, a plataforma Redação Paraná mostrou-se, novamente, uma ferramenta eficaz, aliada do professor. “O trabalho com a plataforma Redação Paraná simplifica a correção das redações e torna esse processo mais rápido e menos desgastante. Principalmente quando o volume de trabalhos é grande, como foi o caso”, destaca Gláucia Marília Hass.

A professora reforça ainda a importância da atividade para despertar a percepção dos alunos sobre a fluidez da linguagem. “O trabalho foi muito importante para o desenvolvimento das competências linguísticas e sociocognitivas dos estudantes e para o seu engajamento nas atividades”, explica.

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CELEBRAÇÃO – Para comemorar a dedicação e esforço dos alunos, um evento de autógrafos foi realizado no auditório do Colégio Estadual Regente Feijó, em Ponta Grossa, no início do mês de dezembro. Os alunos receberam certificados pela realização do livro e participação no evento. Amigos e familiares estiveram presentes, além de dois egressos da instituição, Phellip Willian e Melissa Garabelli, hoje escritores premiados, com obras publicadas internacionalmente.

REDAÇÃO PARANÁ – O Redação Paraná é uma plataforma de produção textual que trabalha de forma integrada com o professor. A inteligência artificial corrige a estrutura da língua e o professor fica responsável em corrigir a parte discursiva e subjetiva da redação elaborada pelo aluno.

Ela ajuda alunos ao longo de todo o ano letivo a melhorarem a redação visando as provas do Enem, vestibulares e as lições de casa.

Fonte: Governo do Paraná

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Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

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O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.

Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.

“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.

EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.

Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.

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A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.

“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.

Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.

Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.

A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.

“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.

Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.

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“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.

GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.

Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.

A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).

Fonte: Governo PR

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