NOVA AURORA

PARANÁ

Alunos com altas habilidades apresentam projetos inovadores em feira científica

Publicado em

Alunos da rede estadual de ensino se destacaram durante a Feira Científica do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, que aconteceu em Londrina, no Norte do Paraná. Eles apresentaram pesquisas e projetos inovadores relacionados a diversos temas, desde saúde mental até robótica. A feira foi realizada pela Secretaria estadual da Educação e do Esporte, por meio do Núcleo Regional de Londrina, e reuniu 100 estudantes matriculados em salas de recursos multifuncionais para altas habilidades em diversos  municípios paranaenses.

Um dos trabalhos apresentados foi o robô Afonso, que ajuda pessoas diagnosticadas com Alzheimer a manter a rotina. Controlado via celular, ele interage com o paciente, perguntando, por exemplo, se já comeu, tomou banho ou tomou os remédios naquele dia. Afonso também pode entregar os medicamentos em uma miniesteira, com um aviso dos horários em que eles precisam ser tomados.

“Eu queria que minha avó estivesse aqui para poder utilizar esse robô. Esta medalha, guardo como uma homenagem para ela”, diz a aluna criadora do projeto, Bianca Antunes Schmidt (16), do Colégio Estadual Marechal Castelo Branco, em Londrina. Ela conquistou o terceiro lugar na categoria Tecnologia e Robótica ao lado do colega Gustavo Henrique Laurindo.

Leia Também:  Central de Transplantes e Casa Militar reforçam integração para garantir agilidade nas doações

A estudante Laura Santos Celestino (13) elaborou um projeto com o intuito de entender como os adolescentes londrinenses estão se alimentando. “Me interessei pelo tema quando, no ensino regular, fiz um trabalho sobre alimentação. Depois disso, decidi explorar o tema na sala de recursos”, contou a estudante do Colégio Estadual Nilo Peçanha.

A pesquisa foi feita a partir do envio, para os adolescentes da cidade, de formulários que detalham suas escolhas alimentares, classificadas de acordo com o tipo de alimento mais consumido — in natura, minimamente processado, processado e ultraprocessado. A descoberta foi que 44,8% dos adolescentes têm feito boas escolhas alimentares.

Outro trabalho apresentado na feira foca na saúde mental dos estudantes do ensino médio. A estudante Beatriz Ramos, do CEEP Newton Guimarães, também em Londrina, fez um levantamento de dados comparando características emocionais e mentais dos alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio.

Leia Também:  BR-277 será liberada parcialmente na tarde desta quarta-feira

A estudante conta que conciliar os estudos regulares com o desenvolvimento do projeto foi uma tarefa árdua, mas o entusiasmo dos alunos que participaram da pesquisa a incentivou a continuar. “Tive esperança de que ainda podemos desenvolver projetos científicos e ser valorizados”, afirmou a jovem, que ficou em segundo lugar na categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

FEIRA CIENTÍFICA – Os trabalhos de iniciação científica apresentados foram desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2022 e classificados em categorias como Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências Naturais, Linguagem, Tecnologia e Robótica e Desenvolvimento Sustentável. 

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Exposição "Matéria e Memória" terá visita guiada e roda de conversa no Museu Casa Alfredo Andersen

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Com 7,2 mil bolsas, Fundação Araucária bate recorde no apoio à pesquisa científica em 2023

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA