NOVA AURORA

PARANÁ

Aluno da rede estadual conquista bolsa de estudos na Universidade de Oxford, na Inglaterra

Publicado em

Aos 17 anos, Matheus Soares Moretto Aleixo já sabe a importância do papel da educação não somente para o seu desenvolvimento intelectual, mas também para o alcance de sonhos considerados, por muitos, quase impossíveis. Morador de Clevelândia, Sudoeste do Estado, o jovem – que desde o ensino fundamental estudou na rede estadual do Paraná – foi aprovado, em janeiro de 2023, no concurso Immerse Education e garantiu uma bolsa de estudos para iniciação na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

O concurso, que consiste na apresentação de uma redação em língua inglesa, é aberto a alunos de múltiplas nacionalidades, permitindo que jovens de 13 a 18 anos concorram a bolsas de estudo em programas de universidades no Exterior. 

Filho de Celio Antonio Moretto Aleixo, pedreiro, e Nerilde Soares, diarista, Matheus está entusiasmado com a perspectiva de estudar na Inglaterra. O jovem conta que apesar da matemática ser sua disciplina favorita durante a vida estudantil, desenvolveu gosto pela língua inglesa logo que ingressou no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) do Colégio Estadual Abílio Carneiro, onde aprendeu desde o bê-a-bá ao nível avançado do idioma.

Leia Também:  Com foco no fortalecimento do SUS, Paraná promove a 13ª Conferência Estadual de Saúde

“Já no 6° ano, quando comecei a estudar no Colégio Estadual Abílio Carneiro, tive interesse em aprender outros idiomas. Por isso, nos contraturnos, escolhi me dedicar ao aprendizado do inglês. Nunca imaginei que conquistaria uma bolsa de estudos, numa das principais universidades do mundo, graças a essa decisão”, afirma.

Segundo Alexandra Costa de Jesus, diretora do Abílio Carneiro, a dedicação do estudante foi sempre evidente ao longo da trajetória estudantil. “Ele tirava boas notas em todas as disciplinas e foi um aluno exemplar tanto no ensino fundamental quanto no médio”, destaca.

Para ela, a alegria pela conquista de Matheus estendeu-se aos professores, colegas e colaboradores do colégio, que o acompanharam desde o início. “Foi motivo de festa. O processo de educação é uma construção de muitos anos. Por isso, ocasiões como essa, além de mostrarem o resultado do nosso trabalho, também inspiram outros estudantes a entenderem que pode dar certo,que sonhar vale a pena e realizar sonhos é possível”, diz.

MARATONA DE VESTIBULARES – Até agora, Matheus foi aprovado em todos os vestibulares para os quais concorreu: Engenharia de Softwares na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Engenharia de Energia na Universidade Federal do Paraná (UFPR); Medicina na Universidade Nove de Julho (UNINOVE); História na Universidade de São Paulo (USP); e Ciência da Computação na (Universidade Federal da Fronteira do Sul).

Leia Também:  Em congresso, IAT destaca papel do Estado na preservação de espécies ameaçadas

Apesar do vasto leque de cursos disponíveis, Matheus sonha ser procurador de justiça. Para tanto, aguarda o resultado do processo seletivo de Direito, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “É o único que falta para que meu sonho – somado ao da conquista da bolsa em Oxford – seja ainda mais completo”, finaliza.

IMMERSE EDUCATION – O Immerse Education Essay Competition é um concurso de Redação que permite que jovens de 13 a 18 anos de idade, de diferentes nacionalidades, concorram a bolsas de estudo em programas de universidades estrangeiras. Os 10 melhores colocados ganham bolsas de 100% (caso do Matheus) e os demais recebem bolsas parciais de até 50% para cursarem a disciplina escolhida em outro país.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Rede estadual passa por modernização, recebe novos equipamento e novidades pedagógicas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Em congresso, IAT destaca papel do Estado na preservação de espécies ameaçadas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA