NOVA AURORA

PARANÁ

Aluna da rede estadual é convidada a expor obras no Museu do Louvre, em Paris

Publicado em

Um talento despretensioso, desenvolvido como lazer, na sala de casa. Primeiro desenhos simples: cópias das animações da televisão. Depois, retratos do mundo ao redor. Paisagens, o campo, os animais e fotografias de celebridades. Foi assim que a aluna da rede estadual de ensino, Giovanna Flores, de 15 anos, começou a atividade que – em 2023 – a levará a expor algumas das suas obras em uma galeria do Museu do Louvre, em Paris, durante o mês de outubro.

Moradora da zona rural de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, Giovanna é aluna do ensino médio no Colégio Estadual do Campo Joana Gurski. Segundo Annelise Ritter Wiedmer, diretora da instituição, o talento de Giovanna era evidente já desde os primeiros anos do ensino fundamental. “Quando ela estava no sexto ano, vinha bater papo comigo na secretaria. Levava desenhos, e eu a incentivava. Lembro a primeira vez que ela conseguiu um álbum para colocar os desenhos. Sempre foi muito auto ditada”, afirma.

Leia Também:  Amep e órgão metropolitano de Barcelona discutem políticas de mobilidade

No espaço escolar, o dom não passou despercebido e – logo – ficou ainda mais evidente durante eventos e atividades especiais da disciplina de Artes. “Em celebrações e datas comemorativas, passamos a expor as obras da Giovanna pelos corredores da escola. No Dia da Consciência Negra, por exemplo, já é tradição que algum desenho dela seja exposto no colégio”, completa.

Dos corredores do Colégio Estadual Joana Gurski para a galeria Le Carrousel, do Louvre, a escalada foi rápida e, segundo a mãe de Giovanna, Karina Gabriela Flores, 39, bastante surpreendente. “Até então encarávamos como um dom especial, mas também bastante pessoal. Restrito. Ao buscarmos uma curadoria, no Rio de Janeiro, para avaliação profissional, o retorno que tivemos nos deixou extasiados”, conta a mãe.

Após avaliar as obras da jovem, a curadora responsável identificou potencial e convidou a adolescente para participar da exposição no Museu do Louvre, que acontece este ano, no mês de outubro. “Para nós foi algo totalmente inesperado, porque pouco pudemos ajudar no sentido de profissionalizá-la. Os materiais são caros e nós não tivemos condições de comprar tudo que ela precisaria. O convite, então, prova que o mérito é mesmo dela”, ressalta.

Leia Também:  Museu Oscar Niemeyer vai funcionar durante todo o feriado de Carnaval

Os desenhos de Giovanna, de traço realista e inspirados na cultura pop, chamam a atenção. “Ela busca deixar seus desenhos o mais próximo possível das fotografias”, diz Karina. Segundo a mãe, o convite para integrar o quadro de expositores no Louvre reforçou ainda mais para a jovem seu ideal vocacional. “Ainda não há definição exata sobre a profissão que ela escolherá exercer, mas certamente terá ligação com as artes”, afirma.

Até chegar a Paris, a estudante encara o desafio de criar os novos desenhos que serão expostos. “Os desenhos têm de ser exclusivos e agora ela está dedicando toda a energia para criar as obras mais lindas que puder, pois sabe que esta oportunidade pode representar um marco importante na sua vida profissional e definir muitas coisas sobre a trajetória que ela deseja seguir”, acrescenta.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Obras de infraestrutura do Estado na região Oeste avançam nos primeiros 100 dias de gestão

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Exposição das forças de segurança mostra equipamentos e serviços à população

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA