NOVA AURORA

PARANÁ

Agepar vai contratar consultoria para auxiliar na revisão tarifária periódica da Sanepar

Publicado em

Para dar início a mais uma importante etapa da 2ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Sanepar, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) abre licitação para contratação de consultoria para auxiliar no processo. Mais especificamente, a empresa selecionada irá contribuir com a análise do laudo da Base de Ativos Regulatória (BAR) apresentado pela companhia, que é o levantamento e valoração dos investimentos feitos pela Sanepar.

“Neste momento do processo de revisão tarifária, estamos entrando em um ponto fundamental, pois a BAR corresponde a quase 50% da tarifa do saneamento básico no Paraná”, disse Christian Luiz da Silva, chefe da Coordenadoria de Saneamento Básico da Agepar.

“Para isso, estamos trabalhando em duas frentes. Uma delas é a constituição de um grupo de trabalho, formado por oito especialistas da Agepar, para analisar o laudo da Base. E a outra é a contratação de uma consultoria, que irá auxiliar a nossa equipe nessa etapa, fazendo um aprofundamento da análise da BAR com trabalho de campo”, explicou.

Leia Também:  Conselho Diretor aprova versão definitiva da Agenda Regulatória da Agepar para exercício de 2023

A análise da BAR deve levar em consideração a taxa de depreciação dos ativos da Sanepar (estações de tratamento e rede de distribuição, por exemplo), além de identificar investimentos feitos pela companhia que referem-se à atividade-fim da empresa.

Com a contratação da consultoria, haverá um aprimoramento em relação à análise da BAR realizada na 1ª RTP da Sanepar, homologada em 2017, além de atender os prazos da Resolução 7/2022, que estabeleceu o cronograma das etapas da 2ª RTP. O documento também prevê que a nova tarifa seja homologada em abril de 2023 e entre em vigor em maio do mesmo ano.

A contratação de empresas especializadas para auxiliar em atividades como esta é uma prática comum em agências reguladoras de todo o país. A licitação acontece na modalidade pregão eletrônico e a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas está marcada para 16 de dezembro, às 9h.

O valor máximo estipulado para esta licitação é de R$ 834.500,00. O prazo para contestações, esclarecimentos e pedidos de impugnação vai até 14 de dezembro. Mais informações AQUI.

Leia Também:  Pesquisas vão auxiliar no combate à cigarrinha do milho no Paraná

SOBRE A AGEPAR – A Agência é uma autarquia em regime especial, criada para exercer a regulação, fiscalização e normatização dos serviços públicos operados por outras empresas, públicas ou privadas, visando assegurar a eficiência, qualidade e regularidade de sua prestação.

Atualmente, é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros; transporte de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba; travessias marítimas, fluviais e lacustres (ferryboat de Guaratuba e travessia da Ilha do Mel); saneamento básico; distribuição de gás canalizado; e serviços públicos na área de trânsito (pátios veiculares).

Com a aprovação da Lei Complementar 222/2020, a Agepar também está apta a receber novas atribuições, incluindo entre suas competências outros serviços públicos delegados incluídos na Lei de Concessões ou leis específicas.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  População paranaense cresceu em cidades-polo do Interior e RMC; confira o raio-x do Censo

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Serviço de administração de pátios veiculares é tema de consulta pública da Agepar

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA