NOVA AURORA

PARANÁ

Agepar participa de programa da ONU e recebe consultoria para aprimorar regulação no Paraná

Publicado em

Com o objetivo de aprimorar o trabalho de regulação desenvolvido no Paraná, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Paraná (Agepar) está participando do Programa de Aprimoramento da Qualidade da Regulação Brasileira (QualiREG). Iniciativa do UNOPS, escritório da ONU especializado em gestão de projetos, o programa oferece consultorias a agências reguladoras federais, estaduais e municipais. Também conta com parceria da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Para cada uma das consultorias oferecidas, são escolhidas algumas das agências inscritas no programa para participar. No caso da Agepar, a Agência foi selecionada para duas delas, uma sobre riscos regulatórios e fiscalização em regulação; e a outra sobre aspectos regulatórios e contratuais no setor de saneamento básico.

Para João Victor Ruiz Martins, assessor especial da Agepar, trata-se de uma grande oportunidade para que a Agência aprimore seus processos e metodologias de trabalho. “Por meio da participação no QualiREG, podemos reconhecer nossas falhas, perceber quais ações devemos priorizar e como agregar melhores práticas, além de contribuir para o fortalecimento da esfera regulatória em âmbito nacional, trazendo mais competitividade ao país e melhores serviços prestados aos cidadãos”, avalia.

RELATÓRIOS CUSTOMIZADOS PARA CADA AGÊNCIA – A consultoria sobre riscos regulatórios e fiscalização em regulação contempla a entrega de seis relatórios customizados para cada uma das agências que estão participando. Entre eles, já foram entregues um diagnóstico sobre a atuação da Agepar nessas áreas e dois planos de ação com sugestões para a Agência. Ainda estão previstos outros três produtos, incluindo um relatório final, com a consolidação das propostas. Nesta consultoria, a Agepar conta com a companhia da Agência Nacional de Mineração (ANM), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).

Leia Também:  Mara Maravilha que já foi taxada como homofóbica, recebe em seu podcast a primeira agro drag do Brasil

No caso da consultoria sobre aspectos regulatórios e contratuais no setor de saneamento básico, também foram entregues um diagnóstico sobre a atuação da Agepar nessas áreas, bem como um plano de ação com sugestões para a Agência. Nesse plano de ação, estão propostas para a melhoria do trabalho desenvolvido pela entidade no âmbito de mecanismos de gestão e incentivos contratuais. Além da Agepar, também participam da consultoria a Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi) e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

Além do envio de relatórios e planos de ação, as consultorias também incluem treinamentos e workshops. “Esses momentos são muito importantes para a Agepar, pois permitem a troca de experiências com outras agências que também estão participando do programa”, afirma Kharen Kelm Herbst, chefe da Coordenadoria de Normatização Regulatória (CNR) da Agepar.

Leia Também:  Vídeo: Mais moderno do Paraná, SAMU de Londrina unifica atendimentos de urgência da região

SOBRE A AGEPAR – A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) é uma autarquia em regime especial, criada para exercer a regulação, fiscalização e normatização dos serviços públicos operados por outras empresas, públicas ou privadas, visando assegurar a eficiência, qualidade e regularidade de sua prestação. Atualmente, é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros; transporte de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba; travessias marítimas, fluviais e lacustres (ferryboat de Guaratuba e travessia da Ilha do Mel); saneamento básico; distribuição de gás canalizado; e serviços públicos na área de trânsito (pátios do Detran). Com a aprovação da Lei Complementar 222/2020, a Agepar também está apta a receber novas atribuições, incluindo entre suas competências outros serviços públicos delegados incluídos na Lei de Concessões ou leis específicas.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Reajuste anual do serviço de travessia da Ilha do Mel é homologado pela Agepar

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Paraná é segundo estado que mais cumpriu mandados de prisão em 2024

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA