14 de Abril de 2025
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    Agepar emite parecer favorável para Detran dar continuidade à concessão de pátios veiculares

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    O Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) emitiu parecer favorável à concessão dos pátios veiculares do Estado. Com a decisão, votada em reunião na terça-feira (20), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) poderá dar prosseguimento à homologação do certame e concluir o processo junto às empresas que prestarão o serviço de administração desses pátios.

    A modelagem da concessão foi dividida em dois lotes, com o contrato válido pelo prazo de 20 anos. Um deles, com 16 pátios, se refere à cobertura dos municípios localizados nas regiões Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais e em parte do Centro-Sul e Norte Pioneiro. No segundo lote, estão previstos investimentos da iniciativa privada em 28 pátios localizados nos municípios do Centro-Oeste, Noroeste, Norte, Oeste, Sudoeste e em parte do Centro-Sul e Norte Pioneiro.

    “Após um extenso processo licitatório, o Detran vem construindo uma eficiente solução para a gestão dos pátios e serviço de remoção de veículos”, ressaltou o diretor-presidente do órgão, Adriano Furtado. “O objetivo é melhorar a experiência dos cidadãos na interação com os serviços da autarquia, garantindo uma melhor estrutura, segurança e operacionalidade”.

    O projeto prevê a implantação e modernização dos pátios, prestando serviços de remoção, guarda e liberação de veículos apreendidos pelo órgão autuador, englobando todos os municípios do Estado, com mais qualidade e praticidade ao cidadão paranaense.

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    Com a concessão do serviço, a expectativa é gerar uma economia de R$ 7 milhões aos cofres públicos do Estado, além de permitir remanejar servidores a outras atividades importantes para o departamento, voltado a serviços de mobilidade essenciais para o desenvolvimento do órgão.

    Atualmente, os serviços de remoção, guarda, vistoria e liberação dos veículos removidos ou apreendidos são prestados pelo Detran-PR em conjunto com a Polícia Militar, sendo que existem aproximadamente 300 pátios veiculares de ambos os órgãos em funcionamento no Estado. Esta situação exige alto efetivo de mão de obra, já que, para cada pátio, há um número mínimo de funcionários (segurança, atendimento, limpeza), além das despesas com os custos fixos mínimos associados à manutenção dos espaços.

    CONCESSÃO – Os estudos para a licitação iniciaram em 2018, dentro do Programa de Parcerias do Governo do Estado, e a abertura da licitação foi em agosto de 2022, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. As primeiras fases envolveram a abertura das propostas econômicas, juntamente com a garantia, e a seleção das três propostas mais vantajosas de cada lote, mediante critério de maior desconto percentual linear incidente sobre a estrutura tarifária. Todas as fases foram realizadas na B3.

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    Antes da publicação do edital de licitação, o Conselho Diretor da Agepar já tinha analisado a matéria, fazendo alguns apontamentos acerca dos documentos apresentados na ocasião. Na reunião desta semana, o Conselho Diretor da agência reguladora concluiu que as alterações realizadas pelo Detran-PR foram justificadas e que não prejudicam o prosseguimento do processo. Assim, será possível a homologação da licitação para que seja efetivada a concessão.

    Após a análise do parecer da Agepar, o Detran-PR fará homologação da licitação e irá convocar as empresas vencedoras – o Consórcio Removcar Paraná e a Carvalho Engenharia & Gestão Ltda. – para assinaturas dos respectivos contratos. Elas terão um prazo de até 90 dias após o recebimento da notificação para a assinatura.

    Dentro deste prazo, as empresas consorciadas deverão formalizar a constituição da sociedade de propósito específico para a operação dos pátios veiculares. Após a assinatura, inicia-se a fase de implantação dos espaços.

    Fonte: Governo PR

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    Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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    A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

    O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

    Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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    Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

    ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

    CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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    Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

    Serviço:

    Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

    Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

    Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

    Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

    Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

    Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

    Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

    Fonte: Governo PR

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