NOVA AURORA

PARANÁ

Agenda internacional da Sanepar gera acordos e parcerias em inovação tecnológica

Publicado em

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e o gerente de Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti, cumpriram extensa agenda internacional nas duas últimas semanas, firmando novos acordos e parcerias que visam o avanço da inovação tecnológica nos processos da Companhia. Eles passaram por Estados Unidos, Portugal, Holanda e Alemanha.

A partir de 8 de maio, o presidente fez parte da delegação que acompanhou o governador Carlos Massa Ratinho Junior em Washington e em Nova York, nos eventos LIDE Brazil Investment Forum 2023 e do Paraná Day. Nos dias seguintes, com a delegação do governo em Portugal, Stabile participou do Paraná Day, em Lisboa, e fez nova apresentação sobre a Sanepar e os processos de inovação da Companhia.

Ainda na capital portuguesa, os representantes da Sanepar participaram de workshop sobre regulação na Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e também estiveram na empresa Águas de Portugal (AdP), responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do país, e na estação de tratamento de água de Beirosas, da Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL), que atua em Lisboa.

Em Aveiro, a Sanepar assinou termo de cooperação técnica com a Universidade de Aveiro para a execução conjunta de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com ênfase em saneamento ambiental. Outra visita foi ao projeto de Hidrogênio Verde da Bondalti Energy, que é a maior companhia da indústria química portuguesa, com forte atuação em soluções inovadoras e sustentáveis para a indústria, incluindo saneamento.

Leia Também:  Inovação e sustentabilidade em grandes negócios marcam encerramento do BRDE Labs 2022

Em Coimbra, Stabile e Possetti conheceram a empresa de resíduos sólidos Ersuc, que faz a coleta seletiva e o tratamento de resíduos sólidos urbanos para um grupo de 36 municípios e uma população de 1 milhão de habitantes. A Sanepar administra no Paraná três aterros sanitários de forma regionalizada, em Cianorte, Apucarana e Cornélio Procópio.

Na Holanda, Stabile e Possetti assinaram a renovação de acordo com a indústria Amanco Wavin, visando a melhoria da eficiência das redes de água e esgoto. A assinatura foi em Amsterdam, onde os representantes da Sanepar visitaram a fábrica de tubos e o centro de pesquisa e inovação da empresa, um dos mais reconhecidos no mundo dedicado à água.

Este novo acordo prevê atuação da Amanco Wavin em quatro frentes: gestão da rede de abastecimento de água, monitoramento da qualidade da água, eficiência energética e otimizações da rede coletora de esgoto. O contrato terá duração de dois anos abrangendo todos os municípios de atuação da Sanepar no Paraná, e dá continuidade a uma parceria estabelecida em 2022 que contemplou o monitoramento da rede de distribuição de água feito pela empresa holandesa em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Leia Também:  Grêmio vence o Internacional na Arena e lidera Estadual

Na Alemanha, o presidente da Sanepar assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-Rio) para o desenvolvimento de estudo de viabilidade de tecnologias renováveis (verdes) na produção de hidrogênio em estações de tratamento de esgoto no Paraná.

A Sanepar também foi um dos destaques do Global Water Summit 2023, evento internacional do setor de água em Berlim.

“Essa missão internacional da Sanepar rendeu ótimos resultados tanto com a assinatura de acordos e cooperações técnicas, como com a visita a importantes e estratégicos setores de inovação, tanto nos processos de água e esgoto como no de resíduos sólidos, em que a Sanepar também tem presença em três regiões do Paraná. Nosso objetivo é avançar nessas parcerias técnicas que contribuam para avançarmos em qualidade dos nossos processos”, afirmou Stabile.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Inscrições para o Conecta Queijo, evento de valorização do produto do Oeste, estão abertas

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Com primeiras cirurgias eletivas, Hospital de Toledo fortalece rede de saúde na região Oeste

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA