NOVA AURORA

PARANÁ

Agenda internacional da Sanepar gera acordos e parcerias em inovação tecnológica

Publicado em

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e o gerente de Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti, cumpriram extensa agenda internacional nas duas últimas semanas, firmando novos acordos e parcerias que visam o avanço da inovação tecnológica nos processos da Companhia. Eles passaram por Estados Unidos, Portugal, Holanda e Alemanha.

A partir de 8 de maio, o presidente fez parte da delegação que acompanhou o governador Carlos Massa Ratinho Junior em Washington e em Nova York, nos eventos LIDE Brazil Investment Forum 2023 e do Paraná Day. Nos dias seguintes, com a delegação do governo em Portugal, Stabile participou do Paraná Day, em Lisboa, e fez nova apresentação sobre a Sanepar e os processos de inovação da Companhia.

Ainda na capital portuguesa, os representantes da Sanepar participaram de workshop sobre regulação na Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e também estiveram na empresa Águas de Portugal (AdP), responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do país, e na estação de tratamento de água de Beirosas, da Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL), que atua em Lisboa.

Em Aveiro, a Sanepar assinou termo de cooperação técnica com a Universidade de Aveiro para a execução conjunta de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com ênfase em saneamento ambiental. Outra visita foi ao projeto de Hidrogênio Verde da Bondalti Energy, que é a maior companhia da indústria química portuguesa, com forte atuação em soluções inovadoras e sustentáveis para a indústria, incluindo saneamento.

Leia Também:  Após modernização, estação tubo de Curitiba que atende Fazenda Rio Grande é reativada

Em Coimbra, Stabile e Possetti conheceram a empresa de resíduos sólidos Ersuc, que faz a coleta seletiva e o tratamento de resíduos sólidos urbanos para um grupo de 36 municípios e uma população de 1 milhão de habitantes. A Sanepar administra no Paraná três aterros sanitários de forma regionalizada, em Cianorte, Apucarana e Cornélio Procópio.

Na Holanda, Stabile e Possetti assinaram a renovação de acordo com a indústria Amanco Wavin, visando a melhoria da eficiência das redes de água e esgoto. A assinatura foi em Amsterdam, onde os representantes da Sanepar visitaram a fábrica de tubos e o centro de pesquisa e inovação da empresa, um dos mais reconhecidos no mundo dedicado à água.

Este novo acordo prevê atuação da Amanco Wavin em quatro frentes: gestão da rede de abastecimento de água, monitoramento da qualidade da água, eficiência energética e otimizações da rede coletora de esgoto. O contrato terá duração de dois anos abrangendo todos os municípios de atuação da Sanepar no Paraná, e dá continuidade a uma parceria estabelecida em 2022 que contemplou o monitoramento da rede de distribuição de água feito pela empresa holandesa em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Leia Também:  Internacional vence o Goiás na terceira rodada do Brasileirão

Na Alemanha, o presidente da Sanepar assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-Rio) para o desenvolvimento de estudo de viabilidade de tecnologias renováveis (verdes) na produção de hidrogênio em estações de tratamento de esgoto no Paraná.

A Sanepar também foi um dos destaques do Global Water Summit 2023, evento internacional do setor de água em Berlim.

“Essa missão internacional da Sanepar rendeu ótimos resultados tanto com a assinatura de acordos e cooperações técnicas, como com a visita a importantes e estratégicos setores de inovação, tanto nos processos de água e esgoto como no de resíduos sólidos, em que a Sanepar também tem presença em três regiões do Paraná. Nosso objetivo é avançar nessas parcerias técnicas que contribuam para avançarmos em qualidade dos nossos processos”, afirmou Stabile.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Sanepar investe R$ 94 milhões em saneamento e abastecimento de água em União da Vitória

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governo anuncia R$ 15 milhões para inclusão e acessibilidade nas universidades estaduais

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA