NOVA AURORA

PARANÁ

Agenda internacional da Sanepar gera acordos e parcerias em inovação tecnológica

Publicado em

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e o gerente de Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti, cumpriram extensa agenda internacional nas duas últimas semanas, firmando novos acordos e parcerias que visam o avanço da inovação tecnológica nos processos da Companhia. Eles passaram por Estados Unidos, Portugal, Holanda e Alemanha.

A partir de 8 de maio, o presidente fez parte da delegação que acompanhou o governador Carlos Massa Ratinho Junior em Washington e em Nova York, nos eventos LIDE Brazil Investment Forum 2023 e do Paraná Day. Nos dias seguintes, com a delegação do governo em Portugal, Stabile participou do Paraná Day, em Lisboa, e fez nova apresentação sobre a Sanepar e os processos de inovação da Companhia.

Ainda na capital portuguesa, os representantes da Sanepar participaram de workshop sobre regulação na Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e também estiveram na empresa Águas de Portugal (AdP), responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do país, e na estação de tratamento de água de Beirosas, da Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL), que atua em Lisboa.

Em Aveiro, a Sanepar assinou termo de cooperação técnica com a Universidade de Aveiro para a execução conjunta de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com ênfase em saneamento ambiental. Outra visita foi ao projeto de Hidrogênio Verde da Bondalti Energy, que é a maior companhia da indústria química portuguesa, com forte atuação em soluções inovadoras e sustentáveis para a indústria, incluindo saneamento.

Leia Também:  Alunos da rede estadual tomam posse como jovens vereadores na Câmara de Curitiba

Em Coimbra, Stabile e Possetti conheceram a empresa de resíduos sólidos Ersuc, que faz a coleta seletiva e o tratamento de resíduos sólidos urbanos para um grupo de 36 municípios e uma população de 1 milhão de habitantes. A Sanepar administra no Paraná três aterros sanitários de forma regionalizada, em Cianorte, Apucarana e Cornélio Procópio.

Na Holanda, Stabile e Possetti assinaram a renovação de acordo com a indústria Amanco Wavin, visando a melhoria da eficiência das redes de água e esgoto. A assinatura foi em Amsterdam, onde os representantes da Sanepar visitaram a fábrica de tubos e o centro de pesquisa e inovação da empresa, um dos mais reconhecidos no mundo dedicado à água.

Este novo acordo prevê atuação da Amanco Wavin em quatro frentes: gestão da rede de abastecimento de água, monitoramento da qualidade da água, eficiência energética e otimizações da rede coletora de esgoto. O contrato terá duração de dois anos abrangendo todos os municípios de atuação da Sanepar no Paraná, e dá continuidade a uma parceria estabelecida em 2022 que contemplou o monitoramento da rede de distribuição de água feito pela empresa holandesa em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Leia Também:  Sanepar é destaque no 32º Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária

Na Alemanha, o presidente da Sanepar assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-Rio) para o desenvolvimento de estudo de viabilidade de tecnologias renováveis (verdes) na produção de hidrogênio em estações de tratamento de esgoto no Paraná.

A Sanepar também foi um dos destaques do Global Water Summit 2023, evento internacional do setor de água em Berlim.

“Essa missão internacional da Sanepar rendeu ótimos resultados tanto com a assinatura de acordos e cooperações técnicas, como com a visita a importantes e estratégicos setores de inovação, tanto nos processos de água e esgoto como no de resíduos sólidos, em que a Sanepar também tem presença em três regiões do Paraná. Nosso objetivo é avançar nessas parcerias técnicas que contribuam para avançarmos em qualidade dos nossos processos”, afirmou Stabile.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  "Da Capo": documentário sobre os 10 anos do coral da Biblioteca Pública será lançado no sábado

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Com mutirões, Sanepar retira 1,7 tonelada de lixo de Morretes e Guaraqueçaba

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA