NOVA AURORA

PARANÁ

Agenda Cultural tem Paralamas do Sucesso, exposições e atividades especiais

Publicado em

A agenda cultural da semana está com ampla variedade de eventos, atrativos para todas as idades. Tem espetáculos, shows, literatura, artes visuais e muito mais. A agenda contempla as atividades nos espaços administrados pelo Governo do Estado que incluem teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná.

Um dos destaques da semana é o show do Paralamas do Sucesso que acontece nesta sexta-feira (18), no Guairão. Além disso, em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a BPP irá promover diversas atividades gratuitas a partir do dia 23 de outubro, incluindo rodas de conversa, oficinas de poesia e contação de histórias para a criançada.

Na quarta-feira (23), integrando as atividades da Quarta Pública, o MAC-PR recebe o projeto “Composições Paranaenses: A Música Pede Passagem – Edição Museus”, apresentando um concerto de música clássica de compositores paranaenses, com a participação de um quinteto de cordas e da soprano Luciana Melamed. No mesmo dia, às 18h, o MIS-PR promove a noite musical do projeto semanal Tons Vizinhos, parceria entre MIS-PR e Unespar, e terá recital de Música de Câmara sob orientação da professora Maria Helena Salomão.

E tem inauguração do novo espaço cultural da cidade: a “Cadeia Produtiva”, com a Mostra Iconoclássicos que vai de 21 a 25 de outubro. A mostra é feita com a parceria do MIS-PR, Itaú Cultural Play e Associação dos Amigos do Museu da Imagem e do Som (AAMIS). As sessões são gratuitas e seguidas de roda de conversa com convidados especiais.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Jornal Cândido – A 154.ª edição do periódico online está disponível, com uma reportagem especial de Marianna Camargo sobre o jornalismo em quadrinhos, prática que utiliza a dinâmica dos desenhos para promover novas formas de contar histórias, aprimorando a capacidade de apuração, estruturação e publicação de reportagens e outros materiais jornalísticos. Acesse o jornal AQUI.

A publicação também traz uma crônica de Carlitos Marinho sobre sua conversa e visita a Edival Perrini, poeta e psicanalista curitibano; um artigo sobre Teixeira e Sousa, autor de “O Filho do Pescador” (1843), considerado o primeiro romance brasileiro; e um ensaio fotográfico de Melvin Quaresma, que propõe uma reflexão sobre autoria em autorretratos, além de outros conteúdos inéditos.

Ler junto – Os encontros acontecem todas às segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada do professor Guilherme Shibata e discussão com o público sobre os contos da literatura mundial. O próximo texto, no dia 07, é “Memórias de uma Forca”, de Eça de Queiroz, no Auditório da BPP.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina “Permanente de Poesia”. Coordenada pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Conta com estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual. Além disso, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Nesta semana, os encontros farão parte do evento da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

Roda de Leitura 60+ – Encontros quinzenais voltados para o público acima de 60 anos, focados na leitura e discussão de obras da literatura mundial e de ciências que promovam a saúde socioemocional. É na segunda (21), às 15h, na Sala de Reuniões do segundo andar. As inscrições estão encerradas.

Exposição de Fotos – No hall do 2.º andar, uma exposição de fotos históricas da Biblioteca Pública do Paraná, que narra sua história e trajetória. A exposição permanece disponível durante toda a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, de 23 a 29 de outubro, das 8h30 às 20h.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca – Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a BPP inicia no dia 23 de outubro uma série de atividades gratuitas voltadas à cultura e à literatura. A programação inclui os projetos fixos da BPP, além de novas atividades.

Entre os destaques dos primeiros dias estão: dia 23/10 – Roda de conversa sobre literatura, às 16h, no hall térreo. Cine Literário com a exibição do filme “A Menina que Roubava Livros”, às 17h30, no auditório.

Dia 24/10 – O Cine Literário exibe “A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata”, às 14h, no auditório.

Às 18h, no coworking, a Oficina de Poesia com Lilia Souza explora a poesia de Miguel Torga.

Ao fim da tarde, acontece a apresentação da peça “O Mistério da Pedra Roubada”, produzida pela Cia Palmo Produções Artísticas. É às 18h30, no auditório.

A programação completa está no site da BPP

Seção Infantil

Hora do Conto – Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir da próxima segunda-feira (14) o conto é “A árvore generosa”, de Shel Silverstein.

Sábado Lúdico – Projeto voltado para crianças de 6 até 12 anos, com atividades de RPG de mesa e board games. O objetivo é dar espaço para a criatividade na imaginação de cenários, personagens e histórias, e incentivar a socialização com os colegas. É das 10h às 12h, no Multimeios/Gibiteca.

Leia Também:  Boletim do Turismo aponta retomada crescente do setor no Paraná no pós-pandemia

Oficina de Fanzine – Oficina com o autor e ilustrador Nilo Trovo, que pretende despertar nas crianças o gosto pela leitura aliada ao mundo das artes. Fanzine é um tipo de publicação independente e não comercial criada por fãs de um determinado tema, como música, cinema, quadrinhos, literatura, ou qualquer outro interesse. A oficina acontece no sábado, dia 19, das 11h30 às 12h15, na Seção Infantil.

Consuerto para crianças e crianços – Performances artísticas com música, teatro e contação de histórias com a Cia. Jubilu. No sábado, dia 19, às 11h, na Seção Infantil.

Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Imagens do Invisível – Classificação: Livre – Média-metragem

Sinhá Moça – Classificação: +12 – Longa-metragem

Imagine Só – Classificação: Livre – Longa-metragem

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)

Quarta Pública – Nas quartas-feiras de entrada gratuita, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) promove a Quarta Pública, com atividades interativas. No dia 23 de outubro, o projeto “Composições Paranaenses: A Música Pede Passagem – Edição Museus” apresentará um concerto de música clássica de compositores paranaenses, com a participação de um quinteto de cordas e da soprano Luciana Melamed. O público poderá assistir a apresentação e participar de um bate-papo com os músicos. A atividade acontecerá na Sala 9 do MAC no MON, com sessões às 14h e 15h30. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

Coletiva – Mostra da Sala Aberta – A mostra reúne trabalhos dos artistas Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães, que ocuparam a Sala Aberta durante seus processos criativos e apresentam o resultado dessa experiência. Os ingressos podem ser adquiridos AQUI ou na bilheteria física.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Exposição Essência em Preto e Branco – Nesta jornada sensorial, a artista plástica Leila Versetti guia o público em um encontro íntimo com sua identidade artística, proporcionando reflexões sobre a força e resiliência da verticalidade e encorajando os olhares à explorar as nuances de cada detalhe. A exposição permanece na Sala Ana de Oliveira até dia 24 de novembro de terça a domingo, das 10h às 17h. Entrada Gratuita.

Exposição “Segredo da Cor” – Até o dia 15 de novembro a mostra individual da artista Cecifrance Aquino estará exposta para visitação. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. O horário de visitação é de terça a domingo, das 10h às 17h. Entrada Gratuita.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Mostra Iconoclássicos – De 21 a 25 de outubro, o Museu apresenta a Mostra Iconoclássicos no mais novo espaço cultural de Curitiba, a “Cadeia Produtiva”. Serão sessões diárias e gratuitas de filmes seguidas de rodas de conversa com convidados especiais. Confira a programação completa AQUI.

Exposição Desver – Desde terça (15), o MIS-PR está com a exposição “Desver” aberta ao público, uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “video painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo.

Música – Na quarta (23), às 18h, a noite musical do projeto semanal Tons Vizinhos, parceria entre MIS-PR e Unespar, terá recital de Música de Câmara sob orientação da professora Maria Helena Salomão. Entrada livre e gratuita.

Museu Paranaense (MUPA)

Novidade – Tem novidade na programação do MUPA. Já está aberta para visitação na Sala Lange de Morretes “Aos espíritos minerais”, exposição que reúne trabalhos da artista mineira Luana Vitra. A mostra é composta por desenhos e esculturas instalativas, algumas inéditas, que refletem acerca de qualidades espirituais e afetivas de elementos do reino mineral, como ferro, cobre e chumbo.

A pesquisa de Luana Vitra sobre os minerais é intimamente ligada à sua origem mineira e propõe reflexões sobre os traumas de um passado marcado pela escravidão e séculos de extrativismo. A partir dessa paisagem, a artista se conecta com o reino mineral para refletir sobre corpo, afetividade e transformação. Em “Aos espíritos minerais”, que tem a pedra de minério de ferro como elemento central, a artista coloca em diálogo a gravidade, a espiritualidade, a atração e repulsão, reconfigurando símbolos e subjetividades por meio da matéria. A entrada é gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Visita Mediada e Cine Debate – Efrain Almeida – Sessão 2 – No sábado (19), às 14h, o Museu Oscar Niemeyer (MON) promove a exibição do documentário “Ensaios para outros Instantes” (2021), parte da exposição “O Jardim – Efrain Almeida”. Após a exibição, os interessados poderão participar de uma visita mediada e de uma conversa sobre o documentário e a poética de Efrain Almeida, articulados com a exposição, que apresenta esculturas, instalações, pinturas e bordados de diferentes períodos da produção do artista, compondo um jardim na Sala 2. Para participar, basta adquirir o ingresso de acesso ao Museu, sem custos adicionais. Mais informações pelo telefone (41) 3350-4448 ou pelo e-mail educativo@mon.org.br.

Mediação – O Mundo Mágico dos Ningyos – Na quarta-feira (23), às 15h (com intérprete de Libras), acontecerá uma visita guiada à exposição “O Mundo Mágico dos Ningyos”, na Sala 10 do Museu Oscar Niemeyer (MON), com a presença de intérprete de Libras. A mediação permitirá ao público conhecer a exposição que apresenta uma coleção de bonecos japoneses, parte do acervo de arte asiática do MON, composto por mais de três mil peças, recentemente doadas pelo embaixador Fausto Godoy. Com curadoria de Denise Mattar, a atividade é gratuita, aberta a todos os públicos e sujeita à lotação. Para participar, basta comparecer no horário programado. A visita oferece declaração de horas, que pode ser solicitada após o evento por e-mail, mediante assinatura da lista de presença.

Leia Também:  82% dos municípios paranaenses têm saldo positivo de empregos em 2024

Arte para Maiores – Laboratório Corpo e Cinema – Na quinta-feira (24), das 14h às 17h, o MON oferecerá o Laboratório Corpo e Cinema, parte do programa educativo Arte para Maiores. A atividade é voltada para pessoas com 60 anos ou mais e explora a linguagem corporal e sua relação com a narrativa cinematográfica, por meio de proposições performáticas, jogos teatrais e experimentações audiovisuais. A atividade ocorrerá no Espaço de Oficinas, no subsolo do MON, e não exige conhecimento prévio em arte. A entrada no Museu é gratuita para maiores de 60 anos, mas é necessário fazer inscrição prévia através deste link.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

Os Paralamas do Sucesso – 40 anos – Uma das mais importantes bandas da história da música pop rock brasileira, os Paralamas do Sucesso farão única apresentação no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), na sexta-feira (18) às 21h15. O trio roda o país com a turnê “Paralamas Clássicos”, em que olham para a própria história sob o filtro dos sucessos absolutos de 40 anos de história. Ingressos à venda no site Disk Ingressos. A apresentação acontece na sexta (18) às 21h10.

Mussa – No domingo (20), às 17h, Mussa, conhecido como “o professor de rima” da criançada, fará uma apresentação especial. Com mais de 12 milhões de inscritos no YouTube, Mussa encanta o público infantil com suas batalhas de rimas divertidas, colaborando com outros YouTubers como Natan Por Aí, Gato Galáctico e Tonigon. Para adquirir ingressos, basta acessar o link Disk Ingressos.

Guairinha

GAG – com o G2 CIA. de Dança – No sábado (19), às 20h, e no domingo (20), às 19h, ocorrerão as apresentações de “GAG”. A produção, inspirada na obra “Sobre o Teatro de Marionetes” do escritor alemão Heinrich von Kleist, mergulha no universo mágico e intrigante do teatro de marionetes para abordar questões existenciais da condição humana. Com direção de Gabriel Villela, conhecido por sua inventividade e sensibilidade artística, a montagem combina dança e teatro, utilizando uma estética barroca que valoriza o imaginativo. Ingressos no Deu Balada.

Miniauditório

O Marinheiro – A adaptação do enigmático drama estático de Fernando Pessoa, “O Marinheiro”, traz a história de três misteriosas donzelas que vigiam o corpo de uma jovem em um castelo isolado. As apresentações ocorrerão na sexta-feira (18), às 20h, e no domingo (20), às 19h. Ingressos AQUI.

Formigarra e Cigamiga – Este espetáculo passeia pelas diferentes versões de “A Cigarra e a Formiga”, a clássica fábula que transmite mensagens sobre trabalho, lazer e a importância do equilíbrio. As apresentações acontecerão na sexta-feira (18), às 16h, e no sábado (19), às 20h. Ingressos no Disk Ingressos.

O Bambalão – Quatro crianças — Dafne, Clara, Duda e Guto — encontram-se na casa de Dona Clotilde, costureira e avó de duas delas. Juntas, elas descobrem um lugar misterioso que revela um mundo de fantasias e imaginação. A peça retrata o universo infantil e propõe o jogo dramático como forma de brincar, apresentando importantes conceitos da arte teatral. As apresentações ocorrerão no sábado (19), e no domingo (20), ambas às 16h. Link para os ingressos AQUI.

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado contrata duplicação em concreto entre Matinhos e Pontal do Paraná

Published

on

By

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), contratou a duplicação em concreto da PR-412 entre Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral, um investimento de R$ 274.500.000,00. O trecho tem 14,28 quilômetros de extensão, iniciando na ponte sobre o Canal de Matinhos e seguindo até o entroncamento com a PR-407, na localidade de Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

“Chegamos agora na terceira grande obra da gestão Ratinho Junior para o Litoral paranaense. Tivemos a engorda da orla de Matinhos, a Ponte de Guaratuba, e vamos começar nos próximos dias a duplicação entre Matinhos e Praia de Leste” afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

“É um investimento bilionário que está transformando a região do Litoral, um polo turístico do Estado, recebendo milhares de visitantes todos os anos, e com uma estrutura cada vez melhor para acomodar esse pessoal, e trazer cada vez mais gente”, acrescentou.

Leia Também:  Pavimentação da rodovia entre Pitanga e Mato Rico tem 30 quilômetros concluídos

Está prevista uma pista central em pavimento rígido de concreto, vias marginais em pavimento asfáltico, novas pontes sobre o Canal de Matinhos e sobre o Rio Balneário, e um viaduto no entroncamento da rodovia com a Avenida Curitiba.

A pista atual terá sua plataforma alargada para ambos os lados e o pavimento existente demolido, dando lugar ao pavimento rígido de concreto, com placas de 21 centímetros de espessura. Uma barreira de concreto vai separar as pistas duplicadas, enquanto canteiros com grama separarão o eixo central das marginais, exceto por agulhas de entrada e saída.

As vias marginais terão sentido único, com estacionamentos, uma calçada para pedestres e ciclovia bidirecional cada uma. Sob estas será posicionada a rede de drenagem de águas da rodovia, buscando evitar o remanejamento de interferências, como redes subterrâneas e postes. A iluminação será instalada na pista central, nas vias marginais, no viaduto e próximo às pontes, nos passeios e ciclovias, entre outros locais.

“Vamos começar a obra pela implantação das novas vias marginais, ou seja, o tráfego de veículos vai ficar concentrado na pista central da PR-412 inicialmente. Conforme as marginais forem sendo liberadas vamos começando os primeiros serviços para alargar a pista da rodovia” explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti. “Será garantido o acesso para as propriedades lindeiras, com bloqueios temporários ocorrendo com a maior brevidade possível”.

Leia Também:  Polícia Federal em atuação conjunta com a BPFRON realiza apreensão de cigarros contrabandeados

A Ordem de Serviço da obra será emitida em breve, estabelecendo a data de início das atividades, que terão prazo de execução de 1.080 dias (36 meses, ou, três anos).

DER DUPLICAÇÃO MATINHOS

Foto: DER/PR

GARUVA – O DER/PR também vai duplicar outro trecho da PR-412, entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina, neste caso com pavimento asfáltico. As empresas participantes da primeira sessão de disputa da licitação, no final de fevereiro, não atenderam os critérios exigidos em edital, sendo necessário rapidamente encontrar uma solução para garantir a execução da obra.

Com isso, foi publicado um novo edital, já na última sexta-feira (28/03), com revisões que deixaram a licitação mais competitiva, visando atrair mais participantes, e marcada nova sessão de disputa, para o dia 2 de julho.

Também estão em andamento tratativas entre o Governo do Paraná e o Governo de Santa Catarina para que o DER/PR possa realizar uma terceira obra de duplicação, desta vez no território catarinense, entre o município de Garuva e a divisa com o Paraná. Esta complementaria a duplicação da PR-412 atualmente em licitação, beneficiando todos os usuários desta ligação rodoviária entre estados.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA