NOVA AURORA

PARANÁ

Agência do Trabalhador de Curitiba e Exército Brasileiro farão mutirão de vagas para jovens

Publicado em

Jovens que cumpriram o serviço militar obrigatório em 2022 e deixarão o Exército Brasileiro podem ingressar diretamente no mercado de trabalho com apoio do Governo do Paraná. Será realizado um novo “Mutirão Força de Trabalho Militar – 1ª Baixa” para atender eles e os militares temporários que estão com seus contratos na iminência de terminar.

A ação é realizada desde 2022 em dois períodos do ano e é fruto de uma parceria da Secretaria de Estado de Trabalho, Qualificação e Renda do Governo do Estado com o Comando da 5ª Divisão de Exército.

A ação ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de janeiro, das 8h às 12h. A Agência do Trabalhador de Curitiba levará aos quartéis 15 empresas com 1.200 vagas disponíveis para o perfil dos militares. Cada instituição fará a apresentação das oportunidades e cada candidato escolherá em qual delas tem interesse de participar da entrevista.

Leia Também:  Inscrições para o programa Paraná Anjo Inovador encerram nesta segunda-feira

Segundo Mauro Moraes, secretário de Trabalho, Qualificação e Renda, a ação vai aproximar jovens das milhares de vagas disponíveis na Capital e Região. “As vagas ofertadas nos quartéis são selecionadas de acordo com a idade e o perfil do público, bem como o interesse das empresas participantes. Caso o militar não encontre uma vaga, ele integrará o banco de dados da Agência do Trabalhador em todo o Estado”, afirmou. “Esses jovens que estão deixando o serviço militar, são pessoas extremamente comprometidas, direcionados por boa educação e disciplina, um perfil que agrada a muitas empresas”.

O “Mutirão Força de Trabalho Militar – 1ª Baixa” ocorrerá nas instalações do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, do 20º Batalhão de Infantaria Blindado e do Forte do Pinheirinho. Essa é a primeira edição de 2023, tendo como foco a baixa dos militares, que será realizada no dia 13 de janeiro. A expectativa é de reunir mais de 600 participantes.

Serviço:

Data: 09 de janeiro (segunda-feira)

Local: 5º GAC AP Boqueirão

Endereço: Rua Mal. Floriano Peixoto, 9190

Leia Também:  PCPR na Comunidade atende nesta semana cidadãos de Antônio Olinto e Piraquara

Horário: 08h às 12h

Data:10 de janeiro (terça-feira)

Local: 20º Batalhão de Infantaria, Bacacheri

Endereço: Av. Erasto Gaertner, 598

Horário: 08h às 12h

Data: 11 de janeiro (quarta-feira)

Local: 5º Comando Pinheirinho

Endereço: Rua 31 de Março s/n

Horário: 08h às 12h

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  UEM abre na segunda seleção de 1.100 vagas para quem fez o Enem

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Em 12 anos, Região Metropolitana de Curitiba ganha 523 mil novos habitantes

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA