NOVA AURORA

PARANÁ

Agência do Trabalhador da Cultura promove mutirão de empregabilidade no dia 20

Publicado em

A Agência do Trabalhador da Cultura (ATC), primeiro posto avançado da Agência do Trabalhador exclusivo para o segmento, vai promover na próxima quinta-feira (20) o Cult Mut – 1° Mutirão da Empregabilidade Cultural do Paraná. Como espaço para a ação, que acontece das 8h30 às 16h, foi escolhida uma das instituições culturais mais importantes do Estado: a Biblioteca Pública do Paraná. Serão oferecidas mais de 150 vagas nas áreas de música, artes cênicas, audiovisual, publicidade, mercado editorial, cultura popular, eventos, artes visuais e moda.

A ATC é um projeto pioneiro, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) em parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda (SETR). “A Agência do Trabalhador da Cultura é uma importante política pública e ações como o mutirão fortalecem a sua atuação. A BPP é um dos símbolos da cultura paranaense. Levar esse primeiro mutirão para lá simboliza a transversalidade que a Secretaria tem atuado nessa gestão”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Leia Também:  Com parcerias e apoio do Estado, agricultores investem na produção de maracujá

Os interessados devem levar currículo impresso e (preferencialmente) Carta de Encaminhamento retirada na Agência do Trabalhador da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240, Centro, Curitiba) a partir de 17 de julho, segunda-feira. “A carta é prontamente retirada, sem burocracia, e agiliza para a empresa o processo de contratação. No mutirão, o candidato será atendido sem a carta, porém, no caso de conseguir a vaga, terá de retirá-la posteriormente na ATC”, explica Phablo Bozza, gestor da ATC.

Os candidatos serão atendidos por 17 colaboradores de empresas participantes como Museu Oscar Niemeyer, Instituto Incanto, ST Produções Teatrais, Nasa Produções, Raizhe, Grupo FN, Cena Hum, CUFA, Vila Romana, Associação Inclusive nas Artes, Prosa Nova, SESC-PR, entre outros. As senhas para atendimento serão entregues até o meio-dia.

SOBRE A ATC – Lançada em novembro de 2021, a Agência do Trabalhador da Cultura (ATC) é o primeiro Posto Avançado da Agência do Trabalhador no Brasil voltado exclusivamente para o mercado de trabalho criativo. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Cultura (SEEC) e a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda.

Leia Também:  Bloco Parlamentar Digital e da Inovação promove reunião inaugural nesta terça-feira (25)

Ela funciona em anexo à Secretaria da Cultura, em Curitiba, e promove o encontro entre quem está disponível para trabalhar com empresas e produtoras que precisam montar equipes e elencos para contratos ou projetos específicos. Outro propósito é produzir dados e indicadores visando o fortalecimento das políticas públicas de cultura no Estado.

Serviço:

Cult Mut – 1° Mutirão da Empregabilidade Cultural do Paraná

Dia: 20 de julho, quinta-feira

Horário: das 8h30 às 16h

Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Fomento Paraná conta com mais de 600 parcerias formais para intermediação de crédito

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Agências do Trabalhador do Paraná têm 12,2 mil vagas de emprego disponíveis

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA