NOVA AURORA

PARANÁ

Agência do Trabalhador da Cultura disponibiliza vagas para projetos aprovados pelo Profice

Publicado em

A Agência do Trabalhador da Cultura (ATC), iniciativa do Governo do Estado e primeiro Posto Avançado da Agência do Trabalhador voltado para a economia da cultura, deu um importante passo nestes 100 primeiros dias da segunda gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Além de já representar uma ferramenta efetiva de fomento do mercado cultural na retomada pós-pandemia desde 2021, a ATC está trabalhando transversalmente com o Profice – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura.

A estreia do espetáculo “Flamenco Abierto”, em 4 de maio, na cidade de Rio Negro, Sul do Estado, irá materializar a primeira parceria entre a ATC e o Profice. A Agência é responsável por arregimentar 60 postos de trabalho temporário abertos pela ST Produções Teatrais em 12 cidades pelas quais a montagem vai passar.

“Na nossa missão de captação de vagas, passamos a olhar para ‘dentro de casa’ e fizemos o contato com os proponentes contemplados pelo Profice 2022 oferecendo os serviços da ATC. Quando o projeto da ST Produções nos passou a listagem das funções necessárias para a montagem, começamos a entrar em contato com as cidades para encontrar esses trabalhadoras e trabalhadores”, conta Phablo Bozza, gerente da Agência do Trabalhador da Cultura.

Projeto aprovado pela quarta edição do Profice em 2022, mais especificamente no edital de Dança do programa, “Flamenco Abierto” sai de Curitiba em um veículo utilitário com cinco pessoas e uma carreta engatada com cenário e equipamentos.

Às duas bailarinas, ao ator, ao músico e ao técnico fixos da companhia se juntarão em cada cidade um articulador local, um montador, um contrarregra, uma secretária e um tradutor de libras.

Leia Também:  Copel vai investir R$ 1 bilhão na infraestrutura elétrica da região Oeste nos próximos três anos

“Nós encontramos 12 tradutores de libras, um para cada cidade, via Agência do Trabalhador da Cultura”, comemora o produtor cultural Sandro Tueros, diretor do espetáculo.

Nascido no Peru e naturalizado brasileiro, Sandro explica que a produção é encenada em espanhol para que a sonoridade e a métrica da poesia de Federico Garcia Lorca, utilizada na montagem, não se perca. O profissional de libras faz a tradução na linguagem dos sinais a partir da legenda em português em um monitor.

Para André Avelino, diretor de Incentivo, Fomento e Apoio à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), ao tornar-se parceira do Profice, a ATC também constrói capilaridade nas várias regiões paranaenses. “As políticas públicas de cultura do Estado seguem um modelo de transversalidade incentivado por essa gestão. Temos criado programas que dialogam e se complementam”, destaca ele.

FACILITADORES – Desde a edição de 2019, o Profice estavelece que espetáculos de circulação no Estado devem prever a contratação de articuladores/produtores locais. “Acho isso muito válido. Por mais que, como produtor, eu saiba a parte operacional, o produtor local é quem sabe como funciona a sua cidade, a divulgação, quais são as pessoas interessadas em cultura. E esse produtor local torna-se facilitador de outras funções que poderemos contratar localmente”, afirma Sandro.

Para ele, levar um espetáculo profissional para uma cidade por meio de um articulador local é um incentivo para que este profissional se especialize cada vez mais. “O Profice, além de estar incentivando a descentralização das produções, está também movimentando a mão de obra nos municípios”.

Leia Também:  Escritoras Miriam Alves e Juliana Sankofa participam de mesa de conversa no MUPA

AGILIDADE – Foram três semanas entre a data em que a produtora passou a listagem e a seleção dos trabalhadores e trabalhadoras, um processo que poupou tempo e esforço para os realizadores. Os currículos selecionados são considerados mais específicos para as vagas ofertadas. “Entrevistei os 12 articuladores e fiquei surpreso e confortável. Temos entre eles ex-secretário da cultura, bailarinas, ator e palhaço profissional”, conta Sandro Tueros.

O espetáculo “Flamenco Abierto” irá circular nas cidades de Rio Negro, Campina Grande do Sul, Palmeira, Mandirituba, Irati, União da Vitória, Telêmaco Borba, Laranjeiras do Sul, Palotina, Guaíra, Medianeira e Assis Chateaubriand.

A Agência do Trabalhador da Cultura segue fazendo o trabalho ativo junto aos projetos aprovados pelo Profice nas dez áreas artístico-culturais contempladas pelo programa para a intermediação de vagas em todo o território paranaense.

SOBRE A AGÊNCIA – Criada em novembro de 2021, a Agência do Trabalhador da Cultura (ATC) é o primeiro posto avançado da Agência do Trabalhador voltado exclusivamente à área Além de promover a intermediação de vagas, a oferece oportunidades de qualificação e uma linha de microcrédito em parceria com a Fomento Paraná. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR).

Serviço

Agência do Trabalhador da Cultura

Rua Saldanha Marinho, 240 – Centro – Curitiba

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 17h

Telefone/WhatsApp: (41) 3321-4743

agenciacultura@secc.pr.gov.br

www.agenciadotrabalhadordacultura.pr.gov.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Samu atendeu 15 mil paranaenses a mais no primeiro semestre deste ano

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Escritoras Miriam Alves e Juliana Sankofa participam de mesa de conversa no MUPA

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA