NOVA AURORA

PARANÁ

Adapar reforça defesa agropecuária com ações de combate à brucelose e tuberculose

Publicado em

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) tem realizado diversas ações com objetivo de controlar e erradicar a brucelose e tuberculose no Estado. Uma delas é a capacitação de médicos veterinários em métodos de diagnóstico das enfermidades e noções de Encefalopatia Espongiforme (EEB). Desde terça-feira (20) o Biotec da Unicesumar, instalado em Maringá, no Noroeste do Estado, recepciona os profissionais para o treinamento que se encerra nesta sexta-feira (23).

A ação envolve capacitação dos servidores médicos veterinários da Gerência de Sanidade Animal (GSA) da Adapar quanto ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – (PNCEBT), além de acentuar o papel da fiscalização e disseminar as orientações aos veterinários habilitados no programa. Participam do evento em Maringá 22 veterinários e dois coordenadores, além dos professores da universidade.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle e Erradicação (PECEBT), Elenice Aparecida Amorim, reforça a importância do treinamento para o controle das enfermidades, que ainda acometem os rebanhos. “Nós lidamos diretamente no controle e erradicação das doenças. É importante lembrar que ainda temos diversos casos de tuberculose. No caso dos animais acometidos, a Secretaria da Agricultura tem indenizado o produtor e promovido a eliminação destes animais para conter a doença nos rebanhos”, acrescenta.

Leia Também:  UEM abrirá inscrições para os concursos vestibulares de Inverno e EaD em 2 de maio

Elenice também reforça os trabalhos do treinamento, que englobam métodos de diagnósticos de brucelose. “Os participantes treinam para aferir as técnicas para o diagnóstico no laboratório e as técnicas para tuberculinização dos animais a campo”, afirma.

Médico veterinário da Adapar e participante do treinamento, Arthur Medeiros ressalta que as ações auxiliam nas condições técnicas dos profissionais. “É extremamente importante para nós, fiscais de defesa agropecuária, pois possibilita que tenhamos condições tanto técnica quanto práticas para fiscalizar os veterinários habilitados no campo”, diz.

BRUCELOSE E TUBERCULOSE – A brucelose é uma doença bacteriana contagiosa que afeta diferentes espécies animais e a população humana. O agente causador da brucelose bovina é a bactéria Brucella abortus. Além de problemas reprodutivos, os prejuízos decorrentes da brucelose no rebanho estão relacionados à diminuição da produção de leite e carne. No Paraná, a vacinação é obrigatória nas bezerras de 3 a 8 meses de idade e as propriedades com casos diagnosticados devem ser saneadas.

A tuberculose bovina é uma doença bacteriana crônica, que pode afetar ruminantes, suínos, aves, animais silvestres e humanos. É causada pelo Mycobacterium bovis acarretando em perdas econômicas significativas, além de ser uma das mais importantes zoonoses para a saúde pública. Não existe vacina, portanto o controle da doença fundamenta-se na detecção e eliminação dos animais positivos, o que torna importante a aquisição de animais com exames negativos.

Leia Também:  Saúde promove mutirão de cirurgias labiopalatais do Hospital Zona Sul de Londrina

A Adapar explica que os testes reagentes devem ser imediatamente comunicados ao órgão de defesa agropecuária do Paraná.

ENCEFALOPATIA ESPONGIFORME BOVINA – A Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), uma doença progressiva e fatal do sistema nervoso que acomete bovinos e bubalinos, popularmente chamada de “doença da vaca louca”. Na forma clássica é transmissível aos seres humanos por meio da ingestão da carne do animal acometido.

Além da forma clássica da EEB, existe a forma atípica, que acontece devido à ocorrência de uma mutação espontânea da proteína normal, sem estar relacionada à ingestão de alimento contaminado.

DEFESA AGROPECUÁRIA – As ações desenvolvidas pela Adapar por meio do PECEBT partem da orientação a produtores rurais na prevenção e controle das enfermidades e no saneamento dos rebanhos; controle da distribuição dos antígenos e alérgenos, respectivamente utilizados no diagnóstico da brucelose e da tuberculose e do resultado destes diagnósticos; vacinação, controle de comercialização e do uso de vacinas contra a brucelose; cadastramento de médicos veterinários e a certificação de propriedades como Livres para brucelose e tuberculose.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Guairinha recebe espetáculo de improvisação “A Senha” no fim de maio

Published

on

O auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) recebe na próxima segunda-feira (27), às 20h, o espetáculo “A Senha”, no qual uma trupe de improvisadores instiga a plateia a acertar uma senha, uma palavra-chave especial, para que eles mostrem tudo que ensaiaram. Baseado em formatos americanos, como Assscat, Montage e Harold, este espetáculo de improvisação cria diversas pequenas cenas de comédia a partir de uma única palavra num espetáculo dinâmico e cômico, com muitos improvisadores em cena.

Na América do Norte (EUA e Canadá) há muitas variações de formato que usam a criação de pequenas cenas como base, uma tradição dentro das maiores escolas de improviso. Esses formatos ampliam o conhecimento cênico das pessoas e auxiliam na consciência de como criar dramaturgia/roteiro que ressoem com o público. Ao trazer essa adaptação de formato americanos para Curitiba, a vontade é que os improvisadores brasileiros e o público fiquem cada vez mais acostumados com esse outro tipo de peça.

Este é um projeto que faz parte das produções da ImproDnA, uma companhia de improvisação fundada por Andrei Moscheto e Daniel Nascimento (Cia Barbixas de Humor) que tem como objetivos adaptar formatos internacionais de improvisação, criar novos formatos e ampliar a aceitação brasileira para diferentes formas de improvisação.

Leia Também:  Indústria paranaense fecha 2023 com alta de 1,5%, melhor resultado da região Sul

Serviço:

Apresentação: 27 de maio de 2024 (segunda-feira), às 20h

Local: auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Tempo de duração do espetáculo: 1h20

Classificação: acima de 14 anos

Venda de ingressos: Disk Ingressos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA