NOVA AURORA

PARANÁ

Ação de Cidadania registrou 1,5 mil atendimentos no bairro Boqueirão, em Curitiba

Publicado em

O evento Ação de Cidadania, realizado nesta terça-feira (29) no bairro Boqueirão, em Curitiba, levou diversos serviços gratuitos à população, concentrados em um mesmo local. Entre os destaques, a emissão de documentos como carteira de identidade e CPF, o cadastramento em programas sociais e intermediação de vagas de emprego. Foram registrados cerca de 1,5 mi atendimentos.

A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pelas Secretarias das Cidades (Secid) e da Justiça e Cidadania (Seju), contou com apoio da Prefeitura de Curitiba e participação da Defensoria Pública do Estado (DPE-PR), Sesc-PR (Serviço Social do Comércio), organizações da sociedade civil (OSCs) e diversas secretarias e órgãos estaduais.

O público também teve acesso à confecção de outros documentos, serviços municipais e vacinação, além de exposições e programação voltada às crianças. “Essa ação é uma excelente iniciativa que aproximou o Poder Público da população do Boqueirão, através da união do Governo do Estado, Prefeitura de Curitiba e sociedade civil organizada”, afirmou Eduardo Pimentel, secretário estadual das Cidades.

“É muito gratificante ver uma família participar, tirando os documentos dos filhos, atualizando seu CadÚnico e sua carteirinha do SUS, se inscrevendo em programas do governo que, muitas vezes, a população não sabe que tem direito, como é o caso do ID Jovem, do Leite das Crianças e do Passe Livre para PCDs”, destacou Santin Roveda, secretário da Seju.

Leia Também:  MAC-PR participa da 17ª Primavera dos Museus com programação especial

Além da confecção de 180 carteiras de identidade, a Polícia Civil, por meio do programa PCPR na Comunidade, emitiu boletins de ocorrência e atestados de antecedentes criminais, e orientou sobre como fazer denúncias, prevenções e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime, totalizando 320 atendimentos.

A população também pôde criar o seu CPF, emitido pela Polícia Penal por meio de um convênio com os Correios, emitir a Carteira de Trabalho Digital, CNH Digital, Carteira do Autista, Passe Livre, ID Jovem, Cartão de Transporte da Urbs, e, ainda, a segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito).

Diversos programas estaduais estavam disponíveis, como o Nota Paraná, que motiva a população a pedir o CPF na nota fiscal para receber de volta parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pago nas compras e concorrer a prêmios mensais.

Para o público de baixa renda foram ofertados os programas Água Solidária, da Sanepar, o Energia Solidária, da Copel, o Banco de Alimentos, da Ceasa, e o Leite das Crianças, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Leia Também:  Saúde encerra campanha Paraná Rosa com balanço de ações e palestra sobre mindfulness

MUNICÍPIO – A prefeitura, por meio da Fundação de Ação Social (FAS), possibilitou a atualização do CadÚnico e a inscrição em programas sociais como Cartão Comida Boa e Bolsa Família, e, por meio da Secretaria da Saúde, realizou a aferição da pressão arterial e glicêmica, cadastro e atualização da carteirinha do SUS, agendamentos para exames, avaliação nutricional e aplicação da vacina contra a gripe.

A FAS, por meio de um convênio com a rede Sine (Sistema Nacional de Emprego), também promoveu um mutirão de empregos. Foram atendidas 108 pessoas, resultando em 71 encaminhamentos para entrevistas de emprego.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Rede de Proteção Animal, disponibilizou vacinação múltipla e contra a raiva, vermífugo, antipulgas, além de agendamento para castração e microchipagem. A Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, ficaram responsáveis pela parte lúdica da ação com jogos e atividades para as crianças.

PARCERIAS – Participaram da ação a Copel, Sanepar, Detran, Celepar, Ceasa, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Penal, além das secretarias estaduais da Fazenda; da Educação; do Esporte; do Desenvolvimento Social e Família; e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; a Defensoria Pública (DPE) e o Sesc-PR (Serviço Social do Comércio).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Polícia Penal inaugura fábrica de absorventes em unidade prisional de Ponta Grossa

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com tecnologia, lucro com a banana supera renda com a soja em Novo Itacolomi

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA