NOVA AURORA

PARANÁ

Academia Policial Militar do Guatupê tem novo comandante

Publicado em

O tenente-coronel Emidio Angelotti assumiu nesta segunda-feira (21) o comando da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A instituição vinha sendo comandada desde maio de 2022 pelo coronel Darany Luiz Alves de Oliveira.

A cerimônia presidida pelo comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, também marcou a transição de responsabilidades e o comprometimento contínuo da Polícia Militar do Paraná (PMPR) em fornecer um treinamento de alta qualidade aos seus membros.

A transição de comando na Academia marca mais um capítulo na história da instituição, que desempenha um papel fundamental na preparação dos profissionais que protegem e servem à sociedade. “O nosso compromisso é manter os mais altos padrões de excelência na formação dos futuros líderes da polícia, e um dos nossos principais objetivos para a segurança é o bem-estar da população paranaense”, destacou Angelotti.

O coronel Darany destacou a honra de comandar a corporação. “Neste lugar tive as melhores experiências na caserna e, agora, deixo aqui parte do meu coração. Agradeço aos oficiais e praças pelo apoio durante o exercício do meu comando”, disse.

Leia Também:  Alimentos do outono: IDR-Paraná dá dicas de consumo de produtos da estação

O chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Valmor Anderson Pereira, destacou a relevância da missão da PMPR, pela qual homens e mulheres se dedicam diariamente. “Nós escolhemos preservar a liberdade e trabalhamos para evitar o caos”, afirmou.

Durante o evento houve o desfile militar em continência às autoridades, demonstrando toda a união e dedicação à missão da Polícia Militar do Paraná. O momento foi marcado por discursos e palavras de agradecimento.

HISTÓRIA – A APMG foi inaugurada em 8 de março de 1971 e ao longo das décadas ganhou notoriedade pela excelência no ensino, sendo um centro de instrução, formação, aperfeiçoamento e especialização de policiais e bombeiros militares, ocupando lugar de destaque no ensino de segurança pública no território nacional, e modelo para a América Latina.

A Academia Policial Militar do Guatupê conta com modernos estandes de tiro, pista de tiro policial, pista de aplicação militar, amplas salas de aula, salas de ginástica, sala de musculação, sala de lutas, ginásio de esportes, piscina e refeitório com capacidade para atender, simultaneamente, mais de seiscentas pessoas, entre outras instalações fundamentais, que fazem parte do seu conjunto arquitetônico.

Leia Também:  Receita Estadual detalha novo modelo de gestão fiscal e o avanço da Reforma Tributária

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Rede Sine do Paraná foi a que mais gerou empregos para jovens no País em oito meses

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Porto de Paranaguá: TCU aprova projeto do PAR25 e leilão será dia 30 de abril na B3

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA