NOVA AURORA

PARANÁ

Academia Alfredo Andersen inaugura duas novas exposições de cerâmica artística

Publicado em

As turmas de cerâmica artística da Academia Alfredo Andersen vão inaugurar na primeira semana de dezembro duas exposições inéditas e gratuitas em diferentes espaços culturais. “Territórios Íntimos” abre quarta-feira (04) e “Histórias em Murais” no sábado (07). Os trabalhos são resultado de peças feitas por estudantes durante todo o ano, focando em conceitos diferentes mas explorando a arte da cerâmica de maneira artística e pessoal. Sob a orientação das professoras Juliana Pimenta e Janine Schonfelder, os estudantes da Academia desenvolveram peças tridimensionais e murais que contam sobre experiências e vivências pessoais.

Com abertura quarta-feira, às 18h, a exposição “Territórios Íntimos” traz questões pessoais dos alunos e provoca reflexões sobre a interioridade humana. A mostra coletiva é fruto de um intenso trabalho de pesquisa poética realizado ao longo de um ano pela turma de Linguagens Poéticas do Ateliê de Cerâmica. Explorando as camadas de significados particulares dos artistas estudantes, as obras desafiam os espectadores a explorar suas memórias, identidades e relacionamentos. A abertura da exposição será na Sala Ana de Oliveira do Museu Casa Alfredo Andersen, onde fica até janeiro de 2025.

De acordo com a orientadora da oficina, Juliana Pimenta, a exposição reforça o comprometimento do Museu e da Academia no ensino da cerâmica artística, algo que a professora reconhece que se perdeu nos últimos tempos. “Por meio dessa exposição, queremos enfatizar a influência positiva da cerâmica artística na vida dos estudantes. Aqui no museu damos foco à essa vertente da cerâmica por reconhecer o quanto ela é transformadora é necessária para a arte e a cultura”, ela diz.

Leia Também:  Com resgates aéreos e barcos, forças do Paraná ajudaram 150 pessoas no Rio Grande do Sul

Emerson de Castro Firmo, um dos estudantes que participa das oficinas de cerâmica desde 2018, afirma que o processo da cerâmica artística é de desenvolvimento contínuo por tratar conceitos tão pessoais como o que ele propõe em sua obra: a selvageria. “Essas questões nos habitam profundamente. Os trabalhos são traduções daquilo que nos incomoda de tal forma que precisa ser liberado através da arte da cerâmica.”

HISTÓRIA DE MURAIS – Para completar a temporada de novas exposições de cerâmica, no sábado será inaugurada “Histórias de Murais”, com orientação e curadoria de Janine Schonfelder. Inspirados pelos trabalhos de artistas muralistas, como Poty e Brennand, os artistas estudantes constróem um grande mural de histórias baseados em suas experiências pessoais e vivências no ateliê. São episódios da infância, hobbies, desejos e lugares marcantes.

A abertura será na Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP), às 10h. A mostra permanece na APAP como exposição de longa duração.

Leia Também:  Governo promove seminário para debater compras públicas voltadas à inovação

A ideia de explorar o interior para transformar conceitos pessoais em obras de arte é trabalhada nas duas exposições. Gislaine de Rocio Mazetto traz em seu mural uma paixão longeva que possui por cidades antigas, portas e janelas. Criando sua própria “Janela interior”, como nomeia sua obra. “As aulas da professora Janice foram uma oportunidade para buscarmos dentro de nós mesmos as formas de compreender o mundo, atendendo nossa necessidade de expor o que é interno, por meio dos murais”, afirma Gislaine..

Serviço

Territórios Íntimos

Orientação e curadoria de Juliana Pimenta

Data da Inauguração: 4 de dezembro

Horário: às 18h

Em cartaz: de 4 de dezembro de 2024 a 9 de janeiro de 2025

Local: Sala Ana de Oliveira – Museu Casa Alfredo Andersen

Endereço: Rua Mateus Leme 336 – Centro

Histórias em Murais

Alunos da Academia do Museu Casa Alfredo Andersen

Data inauguração:  7 de dezembro

Horário: às 10h

Local: Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP)

Endereço: Jaime Reis,107 – Arcadas de São Francisco.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Parceiro da Escola: decisão judicial restabelece condições originais das consultas

Published

on

By

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, atendeu um pedido da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e deu uma liminar na noite desta sexta-feira (6) restabelecendo duas medidas do Governo do Estado sobre o programa Parceiro da Escola que tinham sido alvo de decisões judiciais de primeira instância nos últimos dias.

A liminar derruba uma decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba e estabelece˜que apenas estudantes maiores de 18 anos têm direito a votar nas consultas do programa, nas mesmas condições do decreto que regulamentou a lei e da resolução que delimitou as regras da votação. Além deles podem votar professores e funcionários (efetivos ou contratados em Regime Especial), e pais ou responsáveis por estudantes menores de 18 anos.

A nova decisão também derruba um entendimento da 5ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba e permite que o Governo do Estado decida pela inclusão/adesão de determinada instituição de ensino ao Parceiro da Escola nos casos em que a consulta pública seja frustrada pela ausência de quórum mínimo de votação.

“No presente caso, observa-se, em juízo prévio e não exauriente, que a parte requerente demonstrou a existência de grave lesividade à ordem pública que permite excepcional intervenção por esta Presidência. Isto porque, segundo informação da Secretaria de Estado da Educação, a SEED comunicou aos pais dos estudantes da rede estadual de ensino sobre o cronograma da consulta pública sobre o Programa Parceiro da Escola em 20.11.2024 e houve divulgação nas mídias pertinentes, contudo, as decisões combatidas foram proferidas às vésperas das votações previstas para a data de hoje (06.12.2024), não havendo, portanto, tempo hábil para reorganização da Administração Pública para modificação do calendário, em especial porque estão envolvidas 177 (cento e setenta e sete) instituições de ensino”, diz um trecho da decisão.

Leia Também:  Projetos de segurança alimentar do Paraná pautam discussão nacional em Conferência

Além disso, especificamente sobre a votação por idade, segundo o desembargador, “o permissivo de voto aos estudantes menores de 18 (dezoito) anos completos e maiores de 16 (dezesseis) anos altera o quórum de votação somente em relação ao Colégio Estadual Ivo Leão, ou seja, o resultado do escrutínio poderá ser afetado por uma regra que não se estende uniformemente a todas as instituições de ensino participantes, criando, assim, uma problemática procedimental para o Estado do Paraná no contexto de qualificação e quantificação dos votos”.

Ele ainda conclui que o pedido elaborado pela Procuradoria-Geral do Estado é pertinente. “Dessa forma, considerando que a alteração das regras das votações aparenta ser extremamente prejudicial ao Estado do Paraná diante da iminência de sua realização, a continuidade dos escrutínios nos termos originais é medida que se impõe até julgamento em definitivo pelo Poder Judiciário”, afirma a decisão.

Leia Também:  Mais de 5 mil pessoas chegam a Paranaguá no fim de semana em navios de cruzeiro

CONSULTAS – O primeiro dia da consulta pública em 177 escolas da rede estadual sobre o programa Parceiro da Escola foi marcado por grande movimentação nas unidades participantes. O número de votos computados até o fim da tarde desta sexta-feira era de 13.500 (13,5% do total). Até a próxima segunda-feira (09) cerca de 86 mil pessoas ainda podem participar das votações. Aproximadamente 100 mil pessoas vão participar do processo nos 98 municípios nos quais estão localizadas as escolas elegíveis.

O processo será retomado neste sábado (7) e segue até a próxima segunda-feira (9), com horários definidos para cada dia: sábado: das 8h às 17h; e segunda-feira: das 8h às 20h30.

A consulta tem como objetivo avaliar a aceitação da comunidade escolar frente à parceria entre a gestão pública e privada das instituições de ensino. O objetivo é modernizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas estaduais, garantindo que professores e gestores possam focar no ensino. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA