NOVA AURORA

PARANÁ

Aberto ao público: confira como fazer uma visita guiada ao Palácio Iguaçu

Publicado em

Com 70 anos de história, o Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo Estadual, é aberto para visitação pública. Tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná, o prédio de 15 mil metros quadrados foi inaugurado em 19 de dezembro de 1954 e se tornou um símbolo da arquitetura modernista paranaense, além de abrigar em seu interior um verdadeiro acervo de obras de arte, com cerca de 500 peças.

As visitas são acompanhadas pela equipe do cerimonial da Casa Militar, que apresenta com detalhes os espaços e obras presentes no edifício, que ajudam a contar a história do Paraná.

A começar pelo painel de arenito que cobre todo o pé direito do hall do edifício, que equivale à altura de um prédio de dois andares. Esculpido por Humberto Cozzo em 1953, o painel vai do chão ao teto e retrata os ciclos econômicos da história do Paraná, desde o período colonial até o ciclo da erva-mate.

Os visitantes também podem ver de perto obras de arte imponentes, como o quadro de Theodoro De Bona que retrata a instalação da Província do Paraná. Localizada no Salão Nobre, espaço no segundo andar do prédio que conta com móveis clássicos que datam da inauguração do Palácio Iguaçu, a obra conta com algumas curiosidades, como um personagem que encara o visitante de qualquer lugar da sala.

Leia Também:  Obras da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu chegam a 61% de conclusão

O acervo conta ainda com produções de importantes artistas, como Poty Lazzarotto, com obras tanto na parte externa quanto no interior do prédio, e Alfredo Andersen, considerado o pai da pintura paranaense, e muitos outros.

Entre os espaços por onde a visita guiada passa, também estão a Capela de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, onde o papa João Paulo II se paramentou para celebrar a missa campal em frente ao Palácio, por ocasião da sua visita a Curitiba, em 1980. Já o Salão dos Governadores, que conta com retratos de todos os nomes que governaram o Estado desde 1853.

Para agendar uma visita guiada ao Palácio Iguaçu, basta entrar em contato pelo telefone (41) 3350-2983 ou enviar um e-mail para gika@casamilitar.pr.gov.br. São atendidos grupos de até 20 pessoas de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Para quem preferir, há também a opção de visita virtual ao Palácio, que pode ser conferida AQUI

Leia Também:  Na primeira etapa, corrida da Sanepar reúne 2,6 mil participantes em Curitiba

SÉRIE ESPECIAL – O Palácio Iguaçu foi construído no início da década de 1950 para celebrar o centenário da emancipação política do Estado e sua inauguração, em 19 de dezembro de 1954, contou com a presença do então presidente Café Filho.

A instalação da sede do Executivo foi iniciativa do governador da época, Bento Munhoz da Rocha Neto, faz parte de um projeto maior: o primeiro Centro Cívico do Brasil, que reúne em um só local as sedes do Poder Público estadual, servindo de inspiração para a construção de Brasília.

Para celebrar os 70 anos do Palácio Iguaçu, a Agência Estadual de Notícias (AEN) produziu uma série especial que contam a história do projeto, fala do acervo de obras de arte e dos personagens que ajudaram a construir essa trajetória.

Além das reportagens em texto, também conta com um material audiovisual gravado em 4k. A série tem três capítulos e está disponível no canal do Youtube do Governo do Estado. Além disso, curiosidades sobre a história também foram contadas no podcast Notícia Boa Paraná, produzido pela Secretaria de Estado da Comunicação e pela E-Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com apoio do IDR-Paraná, queijaria de São José dos Pinhais obtém registro federal

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  1º de Maio: simulação em colégio estadual leva alunos para o mercado de trabalho

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA