NOVA AURORA

PARANÁ

Aberto ao público: confira como fazer uma visita guiada ao Palácio Iguaçu

Publicado em

Com 70 anos de história, o Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo Estadual, é aberto para visitação pública. Tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná, o prédio de 15 mil metros quadrados foi inaugurado em 19 de dezembro de 1954 e se tornou um símbolo da arquitetura modernista paranaense, além de abrigar em seu interior um verdadeiro acervo de obras de arte, com cerca de 500 peças.

As visitas são acompanhadas pela equipe do cerimonial da Casa Militar, que apresenta com detalhes os espaços e obras presentes no edifício, que ajudam a contar a história do Paraná.

A começar pelo painel de arenito que cobre todo o pé direito do hall do edifício, que equivale à altura de um prédio de dois andares. Esculpido por Humberto Cozzo em 1953, o painel vai do chão ao teto e retrata os ciclos econômicos da história do Paraná, desde o período colonial até o ciclo da erva-mate.

Os visitantes também podem ver de perto obras de arte imponentes, como o quadro de Theodoro De Bona que retrata a instalação da Província do Paraná. Localizada no Salão Nobre, espaço no segundo andar do prédio que conta com móveis clássicos que datam da inauguração do Palácio Iguaçu, a obra conta com algumas curiosidades, como um personagem que encara o visitante de qualquer lugar da sala.

Leia Também:  Universidade Estadual de Maringá começa a fazer exames de pré-transplante no Paraná

O acervo conta ainda com produções de importantes artistas, como Poty Lazzarotto, com obras tanto na parte externa quanto no interior do prédio, e Alfredo Andersen, considerado o pai da pintura paranaense, e muitos outros.

Entre os espaços por onde a visita guiada passa, também estão a Capela de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, onde o papa João Paulo II se paramentou para celebrar a missa campal em frente ao Palácio, por ocasião da sua visita a Curitiba, em 1980. Já o Salão dos Governadores, que conta com retratos de todos os nomes que governaram o Estado desde 1853.

Para agendar uma visita guiada ao Palácio Iguaçu, basta entrar em contato pelo telefone (41) 3350-2983 ou enviar um e-mail para gika@casamilitar.pr.gov.br. São atendidos grupos de até 20 pessoas de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Para quem preferir, há também a opção de visita virtual ao Palácio, que pode ser conferida AQUI

Leia Também:  Biblioteca Pública do Paraná tem programação gratuita para as crianças nas férias

SÉRIE ESPECIAL – O Palácio Iguaçu foi construído no início da década de 1950 para celebrar o centenário da emancipação política do Estado e sua inauguração, em 19 de dezembro de 1954, contou com a presença do então presidente Café Filho.

A instalação da sede do Executivo foi iniciativa do governador da época, Bento Munhoz da Rocha Neto, faz parte de um projeto maior: o primeiro Centro Cívico do Brasil, que reúne em um só local as sedes do Poder Público estadual, servindo de inspiração para a construção de Brasília.

Para celebrar os 70 anos do Palácio Iguaçu, a Agência Estadual de Notícias (AEN) produziu uma série especial que contam a história do projeto, fala do acervo de obras de arte e dos personagens que ajudaram a construir essa trajetória.

Além das reportagens em texto, também conta com um material audiovisual gravado em 4k. A série tem três capítulos e está disponível no canal do Youtube do Governo do Estado. Além disso, curiosidades sobre a história também foram contadas no podcast Notícia Boa Paraná, produzido pela Secretaria de Estado da Comunicação e pela E-Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Universidade Estadual de Maringá começa a fazer exames de pré-transplante no Paraná

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Com distribuição de guarda-sóis, Copel promove diversas ações no Verão Maior Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA