NOVA AURORA

PARANÁ

62ª edição dos Jogos Universitários do Paraná começa no fim de semana, em Apucarana

Publicado em

Com a presença de 20 instituições de ensino superior de todo o Paraná, a 62ª edição dos Jogos Universitários (JUPS) começa neste sábado (08) e vai até o dia 13, em Apucarana, no Vale do Ivaí. Os jogos vão reunir mais de 2 mil pessoas, somando atletas, técnicos, dirigentes e equipes de arbitragem.

A competição é uma promoção do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com a Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU) e a Prefeitura de Apucarana.

As delegações chegam ao município nesta sexta-feira (7) e a programação começa a todo vapor no sábado com as modalidades individuais e coletivas. A abertura está marcada para 19h30, no Centro Cultural Cine Teatro Fênix.

Segundo o coordenador de Esportes de Rendimento e diretor dos Jogos Universitários do Paraná, Emerson Venturini, a competição integra as políticas de esportes do Estado. “Existe uma sequência de eventos, subsidiados pelo governo, que atendem a comunidade esportiva em diferentes faixas etárias, iniciando aos 12 anos e indo até os jogos do idoso”, diz.

Leia Também:  Rodovia em Tamboara é interditada devido aos danos causados pelas chuvas

MODALIDADES – Nesta edição serão disputadas as seguintes modalidades: acadêmico (entregas de artigos), atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, natação, natação paradesportiva, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez, todas nas categorias masculino e feminino.

JUBS – Os Jogos Universitários são a única etapa estadual e seletiva para a participação das IES (Instituições de Educação Superior) na 70ª edição do Jogos Universitários Brasileiros de 2023 (JUBS), que acontecerá em Joinville (SC), no mês de outubro.

Podem participar acadêmicos matriculados em universidades do Paraná. São 20 instituições de ensino e mais de 200 equipes. Participam a FAG (Cascavel), Centro Integrado (Campo Mourão), PUC (Curitiba), UEL (Londrina), UEM (Maringá), UEPG (Ponta Grossa), UFFS (Laranjeiras do Sul), UFPR (Curitiba), UFPR-Litoral (Matinhos), Unespar (Paranavaí), Unicentro (Guarapuava), Unicesumar (Maringá), Unidep (Pato Branco), Unifateb (Telêmaco Borba), Uniguairacá (Guarapuava), Unioeste (Cascavel), Unipar (Cianorte), Universidade Positivo (Curitiba), UTFPR (Cornélio Procópio) e UTFPR (Curitiba).

As disputas serão realizados em 15 praças esportivas: Complexo Esportivo Lagoão (futsal, atletismo e natação), Complexo Esportivo Áureo Caixote (futsal e handebol), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (acadêmico), Colégio Platão (badminton), Colégio São José (basquetebol), Estação Cidadania (futsal), Colégio Antônio dos Três Reis de Oliveira (handebol), Clube 28 de Janeiro (judô), Country Club (tênis), Colégio Alberto Santos Dumont (tênis de mesa), Colégio Mater Dei, Colégio Nilo Cairo e Colégio Nossa Senhora da Glória (voleibol) e Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (xadrez).

Leia Também:  Moradores de nove cidades ganharam prêmios de R$ 10 mil no sorteio de julho do Nota Paraná

APLICATIVO PARANÁ ESPORTE – Os documentos oficiais do evento, como boletim, programação, resultados e classificação, estarão disponíveis na página oficial da Paraná Esporte www.esporte.pr.gov.br e também no aplicativo da Paraná Esporte, que pode ser baixado na App Store e no Google Play.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  UEPG retoma nesta quarta-feira aulas para veteranos da graduação

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paraná tem cinco focos de influenza aviária; Adapar monitora evolução dos casos

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA