PARANÁ
100 dias: Compagas tem foco na nova concessão e projetos ligados à sustentabilidade
Publicado em
17 de abril de 2023por
Itajuba TadeuA Companhia Paranaense de Gás (Compagas) iniciou o ano de 2023 com ações preparatórias para o novo contrato de concessão dos serviços de distribuição de gás canalizado no Estado, válido por mais 30 anos, e que entra em vigor a partir de julho de 2024. O novo período possui metas de interiorização e atendimento a todas as mesorregiões do Estado. Outro foco nos primeiros 100 dias deste ano foram os projetos ligados à sustentabilidade.
“Iniciamos uma série de projetos para que, ao chegar em 2024, a Compagas esteja pronta para executar as obras e cumprir as metas obrigatórias estabelecidas no novo contrato. Vamos chegar à novas regiões do Paraná, atender novos clientes e ampliar nossa estrutura, com eficiência e sustentabilidade”, ressalta o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Junior.
Exemplos desta preparação são os processos em andamento para aquisição de gás natural e biometano. Na chamada pública que visa a aquisição do biometano para inserção no portfólio de suprimentos da Companhia, foram recebidas 22 propostas de 12 supridores que participam do processo.
Somados, os volumes apresentados podem ultrapassar o potencial diário de 380 mil metros cúbicos (m³) de gás natural renovável para o Paraná.
- Com R$ 477 milhões em 100 dias, BRDE aumenta em 135% o volume de créditos no Paraná
- Paraná reforça combate à corrupção com especialização e padrões internacionais
A Compagas também lançou no mês de março uma nova Chamada Pública para aquisição de gás natural. A CP24, como é denominada, tem como objetivos principais a contratação de 300 mil m³ por dia para atendimento ao mercado cativo a partir de 2024, de forma a complementar os contratos existentes, e a contratação de até 50 mil m³/dia para o fornecimento de gás canalizado para a região Norte do Paraná, incluindo Londrina e Maringá.
“Os novos processos de aquisição de molécula refletem o esforço da Compagas para diversificar o mix de suprimento da Companhia, com o objetivo de fortalecer a segurança operacional e a busca por melhores condições de fornecimento para o mercado”, destaca Lamastra.
MOBILIDADE SUSTENTÁVEL – Além das ações ligadas ao suprimento de gás canalizado, a Compagas está executando projetos ligados à mobilidade sustentável, como os testes com o ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV) que integra o transporte coletivo urbano de Curitiba e Região Metropolitana.
A ação realizada durante todo o mês de março fez parte do projeto de mobilidade urbana sustentável a partir do uso do gás natural da Compagas, em conjunto com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e com o Governo do Estado, e em parceria com a fabricante Scania.
Este mês, a mesma ação acontece com a Prefeitura de Curitiba. O objetivo é fazer o teste do veículo movido 100% a GNV e certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes para integrar esse tipo de veículo nas frotas do transporte público do Estado.
O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a gás pode emitir até 20% menos CO2 (dióxido de carbono), o gás que provoca o efeito estufa.
Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população. A redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e de material particulados chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e da perda de produtividade causada por esses poluentes.
“O gás natural é reconhecido como uma energia verde e colabora diretamente para a transição energética também com melhor competitividade”, destaca Lamastra.
Já os veículos de transporte coletivo a gás, acrescenta ele, são uma realidade nas principais cidades do mundo. “E nós precisamos aplicar essa tecnologia em nosso Estado, com a substituição de veículos por modelos capazes de contribuir com o meio ambiente, com a saúde da população e com a economia”, completa CEO da Companhia.
Outro projeto que colabora para a sustentabilidade são os Corredores Azuis. Ação que visa o desenvolvimento de pontos de abastecimento de gás natural veicular (GNV) adequados e adaptados para veículos pesados (caminhões e ônibus) nas principais rodovias e rotas de escoamento de cargas, permitindo trajetos com maior autonomia com energia limpa.
No Paraná, a Compagas está desenvolvendo ações para implementar novos pontos de abastecimento e ampliar o número de veículos que utilizam o gás em suas viagens.
Atualmente, cinco postos localizados na Região Metropolitana de Curitiba já abastecem estes veículos e, ainda em 2023, a previsão é que comece a operar, na cidade de Ponta Grossa, o primeiro posto projetado com infraestrutura exclusiva para o abastecimento a gás de veículos pesados.
Tanto o ônibus como o caminhão 100% a gás natural foram levados pela Compagas para o espaço Tomorrow Mobility no Smart City Expo Curitiba 2023 para destacar a importância do combustível na transição energética e na mobilidade urbana, aliando eficiência e competitividade.
No evento, realizado entre os dias 22 e 24 de março no Parque Barigui, a Companhia também fez questão de destacar a disponibilidade da tecnologia para adoção imediata. Ou seja, os veículos já saem de fábrica prontos para uso do gás natural ou biometano e podem ser colocados em utilização de forma imediata, como os produzidos pela Scania nacionalmente.
São exemplos o ônibus que circula em testes pela região metropolitana de Curitiba, como as centenas de caminhões, que já rodam diariamente pelas estradas de todo o país.
MAIS COMPETITIVIDADE – A sustentabilidade também está aliada à economia para o segmento veicular. E para incentivar este setor, a Compagas está desenvolvendo ações junto a órgãos e instituições do Governo para promover uma maior competitividade ao GNV, ampliar as vendas deste combustível e proporcionar mais economia para aqueles que o utilizam diariamente.
A partir de 1º de fevereiro, a tarifa aplicada pela Compagas para o segmento veicular sofreu uma redução de 15,75%, e a partir de 1º de abril uma mudança na base de cálculo dos tributos que incidem sobre o GNV via Confaz permitiu mais uma redução de mais 3%.
Além disso, há uma manutenção da desoneração das alíquotas de PIS e Cofinz incidentes sobre as operações com GNV até o mês de junho, conforme decisão do governo federal.
“A Compagas repassa integralmente todas essas condições ao revendedor de combustíveis, mas a definição do preço de venda do GNV ao usuário final acaba sendo uma liberalidade dos postos, que atuam em livre comércio”, ressalta Lamastra.
De janeiro a abril, com todos os incentivos, a tarifa do GNV da Compagas para os postos teve uma redução de R$ 0,89. “A expectativa da Companhia é que o preço ao consumidor seja reduzido na mesma proporção dessas conquistas e que os motoristas que rodam com gás natural tenham ainda mais economia no dia a dia”, completa.
Importante destacar, ainda, que os motoristas paranaenses que possuem o kit GNV instalado e a documentação em dia têm um desconto de cerca de 70% no IPVA, pagando alíquota de 1% sobre o valor do veículo, enquanto para os demais é de 3,5%.
SOBRE A COMPAGAS – A Compagas é uma empresa de economia mista e tem como acionista majoritária a Copel, com 51% das ações, a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%, e a Commit Gás, com 24,5%.
Com uma rede de distribuição de mais de 860 quilômetros de extensão, atende clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial, de transportes e de geração elétrica, instalados em 16 municípios do Estado. Os mais de 53 mil clientes consomem diariamente cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural.
Sua atuação está pautada em bases econômicas, sociais e ambientais, e com foco na promoção da expansão do uso do gás natural. Ciente do seu importante papel para indução do desenvolvimento e da necessidade da diversificação da matriz energética, executa ações em prol da competitividade e da segurança para seu mercado.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia
Published
25 minutos agoon
3 de abril de 2025By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.
Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.
Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.
Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.
“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.
A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.
São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.
A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.
Fonte: Governo PR

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção do turismo estadual

PCPR prende homem por duas tentativas de homicídio em Colombo

Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro

Ceasa Curitiba recebe evento de drift no estacionamento neste final de semana
PARANÁ


Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos...


No México, Viaje Paraná intensifica a promoção do turismo estadual
O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O...


61 famílias de Guarapuava recebem chaves da casa própria com apoio do Estado
A Cohapar participou nesta quinta-feira (03) da inauguração e entrega de chaves das 61 casas que compõem o Residencial Prime...
POLÍCIA


Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, participa desde o dia 1 de abril, da primeira...


PCPR prende homem por duas tentativas de homicídio em Colombo
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem suspeito de duas tentativas de homicídio contra uma mesma vítima....


PCPR prende homem investigado por extorsão contra a própria mãe em Andirá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 22 anos, investigado pelo crime de extorsão, além de...
ENTRETENIMENTO


Após lipo, Rosiane Pinheiro rebate críticas ao corpo: ‘Difícil aceitar que sou gostosa’
Rosiane Pinheiro, de 50 anos, rebateu críticas após compartilhar um vídeo no qual aparece usando um biquíni fio-dental e exibindo...


Leticia Spiller entra em trend e diverte seguidores imitando a filha: ‘Excelente’
Leticia Spiller, de 51 anos, entrou para a trend de imitar os filhos e divertiu seguidores nesta quinta-feira (3). No...


Ex-chiquitita Aretha Oliveira exibe barrigão em ensaio fotográfico: ‘Na reta final’
Aretha Oliveira, de 40 anos, registrou a reta final da gravidez com um ensaio para as lentes da fotógrafa Débora...
ESPORTES


Grêmio abre campanha na Sul-Americana com vitória sobre o Sportivo Luqueño
Nesta quarta-feira, o Grêmio iniciou sua participação na Copa Sul-Americana com um resultado positivo ao vencer por 2 a 1...


São Paulo estreia na Libertadores com vitória sobre o Talleres
Em uma partida marcada pela cautela e pela busca pelo equilíbrio, o São Paulo iniciou sua participação na Libertadores de...


Botafogo sofre derrota na estreia na Libertadores
O atual campeão da competição não conseguiu repetir o feito de consagrar seu título na Libertadores de 2025. Nesta quarta-feira,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ3 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025