NOVA AURORA

PARANÁ

1.500 pessoas participaram do primeiro evento das Corridas Sanepar 2025, em Guaratuba

Publicado em

Após o sucesso das edições anteriores, que contaram com a participação de mais de 15 mil corredores, a cidade de Guaratuba deu a largada neste domingo (19) ao Projeto Corridas Sanepar 2025.

Os atletas profissionais e amadores participaram de prova nas modalidades 5k e 10km, masculino e feminino e PCD (pessoa com deficiência), além da Corrida Kids, para crianças que correm acompanhadas dos pais. A largada foi na Avenida Atlântica e, apesar da chuva do início da manhã, as provas tiveram a participação de cerca de 1.500 atletas.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, foi um dos atletas que fizeram o percurso de 10km. Ele ressaltou o sucesso da corrida com a boa  participação apesar da chuva. “Acredito que seja um reconhecimento e até um presente para a população ter a corrida na cidade”, disse.

O empregado da Sanepar João Carlos Zavatti, de Campo Largo, participou da prova de 5km e ficou em primeiro lugar na categoria masculino, com idade entre 40 e 44 anos. Ele conta que começou a correr em 2017 quando ganhou sorteio para participar das provas e não parou mais.

Leia Também:  Plano de identificação de bovinos fortalecerá proteção do rebanho, avalia Adapar

Segundo Zavatti, a atividade traz inúmeros benefícios. “A corrida é importante pois ajuda na disciplina, tem que ter foco para buscar o objetivo. Também tem um lado social, pois nessas corridas a gente acaba conhecendo mais pessoas”, diz.

Ele conta também que a corrida contribuiu para a união da família. “Minha esposa era sedentária e começou a me acompanhar nas corridas e agora ela também corre. Hoje eu, minha esposa e meus filho também vamos para muitas corridas juntos. Por isso, a Corrida da Sanepar é importante para incentivar o início de uma atividade física”, finaliza. Em Guaratuba, João Carlos participou da corrida dos 5km.

Quem também fez o percurso de 5 km foi o diretor de Governança, Riscos e Compliance da Sanepar, Robson Pasqualini. Ele participou da corrida pela primeira vez e levou toda a família. “A corrida é espetacular. Foi a primeira vez que fiz e vou fazer as demais”, completa.

Leia Também:  MON promove encontro para educadores sobre o centenário de Poty Lazzarotto

CINCO EDIÇÕES – As Corridas Sanepar terão ao longo de 2025 mais cinco edições por todo Paraná. A próxima cidade a receber o evento será Matinhos, no dia 2 de fevereiro. Depois ainda serão realizadas etapas em, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu e Curitiba.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E HIDRATAÇÃO – Os familiares que acompanharam os atletas na corrida em Guaratuba também puderam participar de atividades educativas. A mascote Sane estava na Estação Sanepar repassando informações sobre as importantes questões ambientais e saneamento de forma lúdica e divertida.

Um ponto de hidratação também foi montado para todos que participaram da corrida. O prefeito de Guaratuba, Maurício Lessa, também participou do evento.

O Projeto Corridas Sanepar é uma parceria entre a Sanepar e o Governo do Paraná com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério dos Esportes, com a realização da AENT – Associação Esportiva. A iniciativa, busca promover a prática esportiva e a saúde, além de sensibilizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e do saneamento básico.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Sanepar anuncia nova obra de sistema de abastecimento para área rural da Lapa

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de abastecimento de água para a área rural do município. A obra, que receberá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, atenderá 1.296 moradores da comunidade de Bonito.

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito Diego Ribas em uma solenidade realizada na sede da prefeitura nesta quinta-feira (3). A rede de distribuição de água da comunidade terá 28,7 quilômetros de extensão, além de 7,8 quilômetros de adutoras.

Bley destacou a importância do projeto e o seu vínculo pessoal com a cidade. “Conheço cada canto dessa cidade e sei que teremos desafios, mas, com essa parceria, vamos garantir água tratada e saneamento adequado para a população, sempre pensando na saúde pública”, afirmou.

O programa de Saneamento Rural é executado pelo Governo do Estado, pela Sanepar, prefeituras e comunidades. A Sanepar fornece os projetos técnicos, materiais hidráulicos e elétricos e a orientação para as comunidades operarem os sistemas. Cabe às prefeituras a execução das obras e a operação dos sistemas em parceria com as comunidades.

Leia Também:  Polícia Militar apreende 850 quilos de droga em área rural de Toledo

Na Lapa, a Sanepar já estuda, em parceria com o município, quais outras áreas rurais poderão ser priorizadas para implantação de futuras obras de abastecimento.

O prefeito Diego Ribas ressaltou o avanço que a cidade tem conquistado nessa área. “Queremos fazer da Lapa um modelo para o Paraná e para o Brasil em abastecimento de água e saneamento. Esse projeto representa um grande passo para levar água de qualidade a todos, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, disse.

O deputado Hussein Bakri, que participou da assinatura, também elogiou o compromisso da Sanepar e do governo estadual com os municípios paranaenses. “Quero reconhecer esse papel que a presidência da Sanepar está fazendo de conversar com as pessoas e entender suas demandas. É assim que o Paraná vai avançar, conversando com as lideranças, com o prefeito e vereadores para resolver os problemas da população.”

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, além de secretários, vereadores e empregados da Companhia que atuam no município.

Leia Também:  Adriana Birolli volta aos palcos do Guairinha em peça que reflete dificuldade de dizer não

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA