NOVA AURORA

OESTE DO PARANÁ

SÃO PEDRO DO IGUAÇU: SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIVULGA ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DA CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DO AUTISTA

Publicado em

A Secretaria de Assistência Social informa, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), como solicitar a Carteira de Identificação de Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (CIPTEA).

A CIPTEA, também conhecida como carteirinha do Autista, é uma ferramenta desenvolvida para garantir atendimento integral às pessoas com transtornos do espectro do autismo, proporcionando atendimento imediato e prioritário, além de acesso a serviços públicos e privados, tais como supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas. Especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social, a apresentação deste documento auxilia na aquisição de direitos básicos e fundamentais.

As solicitações de licenças são feitas por órgãos estaduais e municipais. No município de São Pedro do Iguaçu, a solicitação é realizada pela equipe técnica do CRAS. O solicitante ou responsável deve comparecer ao CRAS e apresentar os seguintes documentos:

– Documento RG, CPF do solicitante
– Documento RG, CPF do Responsável
– Fotografia do solicitante (deve ser o mais recente possível); serão aceitas apenas fotos nas proporções usadas para documentos (3×4) e com boa resolução para impressão.
– Laudo Médico. O Laudo deve conter os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável.
– Exame de Tipo Sanguíneo.
– Quem pode solicitar: Qualquer pessoa.

Leia Também:  SANTA HELENA: município decreta luto oficial pelo falecimento do desportista Maximo Vasatta

Validade: Cinco anos. O número de identificação será único, mesmo que renovada. Território nacional.
Valor: A emissão da carteirinha é gratuita.
Prazo: A análise é feita em até 30 dias úteis.

A emissão de cartões de identificação para pessoas com autismo pelo governo do estado do Paraná está de acordo com a Lei Federal nº 13.977/2020, publicada no Diário Oficial da União em 9 de janeiro desse mesmo ano. Essa carteirinha garante o respeito à condição de TEA (Transtorno do Espectro Autista), além de assegurar prioridade no atendimento em serviços públicos e privados. Também contribui para a redução da burocracia e facilita o acesso a instituições públicas no Estado, evitando constrangimentos e demoras no atendimento em estabelecimentos.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Anahy

Dia do Responsável no Crescer

Published

on

Fortalecendo Vínculos e Celebrando Talentos.””

Na sexta-feira, 29 de novembro de 2024, celebramos o Dia do Responsável das crianças do Crescer. Foi um dia especial, marcado por alegria e conexão, com a presença dos responsáveis que puderam prestigiar as oficinas realizadas pelas crianças ao longo do ano.

As apresentações de teatro, Hip Hop e Jiu-jitsu evidenciaram o talento e a dedicação dos pequenos. Momentos como esses são fundamentais para fortalecer os vínculos entre as crianças e seus responsáveis, promovendo um ambiente de apoio e valorização.

As oficinas têm um papel essencial no desenvolvimento das crianças, estimulando a criatividade, a autoconfiança e valores como disciplina e respeito. Parabenizamos todos os envolvidos — educadores, instrutores e responsáveis — pelo comprometimento em criar um espaço onde nossas crianças possam crescer e brilhar!

Texto Escrito Por: Dulcilene de Souza

Fotografias: Alice Amaro

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Museu Oscar Niemeyer promove a maior exposição individual de Joana Vasconcelos no Brasil
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA