Evento ocorrerá na sexta-feira e contará com a participação da artista Margarethe Boesing
A arte tem um poder transformador em todas as faixas etárias. Para idosos, de modo especial, o trabalho artístico traz inúmeros benefícios, inclusive rompendo com preconceitos e estigmas que muitas vezes são presentes nesta fase da vida. Em Cascavel, uma exposição de artes irá coroar, nesta sexta-feira (02), o trabalho desenvolvido por idosos moradores de um residencial sênior.
Os residentes possuem aula de artes periodicamente dentro da programação multidisciplinar do residencial. Eles têm a oportunidade de realizar diversos trabalhos inspirados por datas comemorativas específicas e por artistas ou linhas artísticas. As pinturas vão sendo reservadas para que possam compor a exposição visitada por familiares dos idosos num evento preparado com muito carinho.
De acordo com a Especialista em Gerontologia Hayde Grazieli Fernandes, esse trabalho multidisciplinar estratégico é ancorado em estudos, com resultados significativos. “Existe um resultado relevante no desenvolvimento cognitivo e motor e no desenvolvimento social dos idosos, sobretudo dentro de uma metodologia referência como a que temos. É muito relevante para a autoestima e para a interação social”, comenta Hayde.
A exposição já foi realizada outras vezes e, nesta edição, terá 40 obras expostas. Outro destaque será a presença da artista Margarethe Boesing, que conferirá de perto todos os trabalhos desenvolvidos. “Esperamos uma exposição muito bacana valorizando a arte produzida pelos idosos e mostrando que é equivocada a ideia de que o envelhecimento é ruim ou significa a tristeza. Pelo contrário, aqui no residencial, nas mais diversas atividades e trabalhos, proporcionamos a felicidade, potencializando os residentes a estarem ativos e com bem-estar”, destaca Hayde.
A mostra de arte acontecerá a partir das 15h no Residencial Balsamo de Gileade. O acesso não é aberto ao público em geral por protocolos de saúde e segurança dos moradores.