NOVA AURORA

Jesuítas

Jesuítas recebe exposição artística

Publicado em

Cleise Vidal irá apresentar as 10 principais obras do seu acervo

O Paço Municipal Francisco Rodrigues da Silva será palco da exposição de obras da artista visual, Cleise Vidal, com o título ‘Ventana’, que expressa a relação entre os seres humanos e o seu meio. A apresentação é uma realização do Convênio Linha Ecológica, parceria entre a Itaipu Binacional, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e a Prefeitura de Jesuítas.

 

Ao todo, serão 10 obras de artes expostas no rall de entrada da prefeitura durante o mês de junho. A palavra “ventana” e seu significado básico em espanhol de “janela” representa um convite para investigar além das barreiras físicas, explorando os espaços onde a luz e o ar permeiam a vida, proporcionando experiências sensoriais e emocionais únicas.

 

“Esta exposição é uma nova oportunidade para que possamos mergulhar na arte, na vivência da artista e explorar a beleza individual de cada quadro e suas perspectivas. Toda a comunidade está convidada a conhecer esse trabalho tão lindo da Cleise Vidal”, destaca a diretora de Cultura de Jesuítas, Daiane Visnieski.

Leia Também:  Cafelândia inicia neste sábado o Campeonato do Interior

 

As escolas e os grupos que tiverem interesse em visitar a exposição devem entrar em contato com a Casa da Cultura pelo telefone (44) 3199-9189 para agendar o horário.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Jesuítas

JESUÍTAS: Encontro debate papel da mulher rural

Published

on

Gestoras transformam a realidade dentro e fora da propriedade

A frase “Lugar de mulher é onde ela quer” nunca esteve tão evidente, principalmente no meio rural, onde elas estão assumindo a gestão da propriedade rural e transformando a própria realidade, da família e da comunidade. O 1º Encontro de Mulheres Rurais de Jesuítas abordou o papel feminino no contexto da propriedade rural e que reflete em negócios cada vez mais sólidos e sustentáveis, onde famílias inteiras mantem as atividades em pleno equilíbrio e desenvolvimento.

 

Deiane Colombo é um dos exemplos entre tantas outras mulheres que se destacam no meio rural. Em uma pequena propriedade de Jesuítas, ela tem superado os desafios da lida diária e, junto com seu pai, Geraldo Colombo, mantem viva a tradição da produção cafeeira, além de outras atividades que diversificam a propriedade.

 

“Sempre me dediquei à agricultura, a minha família é do meio rural. E ver todas essas mulheres reunidas nesse evento significa a valorização de todas nós e um grande incentivo para que possamos continuar buscando o aprendizado necessário para podermos manter nossas atividades. Que possamos sempre saber aproveitar as oportunidades para melhorar cada dia mais e gerar valor com o nosso trabalho”, destaca Deiane.

Leia Também:  Dias frios: alimentação deve manter legumes e frutas e dispensar ultraprocessados

 

Cooperação

A transformação profissional e pessoal de mulheres rurais é resultado de muita dedicação, estudo, prática e amor pelo que fazem. O incentivo que elas precisam é de cada uma em ser a mudanças que precisam. Elizete Lunelli Dal Molin, assessora de Cooperativismo da Copacol e palestrante no evento, apresentou diversos cases de mulheres que são inspirações para tantas outras. Uma das integrantes do grupo de agricultoras que produzem café, ela destacou o compartilhamento de conhecimento, determinação, realizações e experiências de cada uma para o fortalecimento da mulher no meio rural.

 

“São muitos anos de Grupo Feminino onde elas podem ser o que elas podem e querem ser: são líderes em suas comunidades, base familiar e gestoras do próprio negócio. Todas são exemplos de muito trabalho, pois são elas e as suas famílias que produzem o alimento que alimenta o mundo. Então, é uma alegria imensa em poder compartilhar esse momento com todas elas”, destacou Elizete.

 

Protagonismo feminino

“Nosso papel como governo é promover o protagonismo feminino por meio de políticas públicas que garantam o direito da mulher em todos os contextos. E no meio rural, elas também têm um valor enorme, pois são fundamentais na produção de alimentos. Esse evento significa a inclusão delas em nossa sociedade”, afirmou Mariana Neris, diretora de política para mulheres da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná.

Leia Também:  Sanepar investe R$ 37,7 milhões para modernizar tratamento de esgoto em Cafelândia

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA