O Município de Corbélia se destaca mais uma vez na cena cultural brasileira ao marcar presença no I Encontro Nacional de Gestores da Cultura (ENGCult), que está sendo realizado na cidade de Vitória – ES. O Diretor de Cultura Marcos Vignatti, acompanhado pelas diretoras do Departamento de Ensino Mariza Tavella Furlan e Maria José Ferreira, são os responsáveis por representar Corbélia nesse importante encontro que teve início nesta segunda-feira, 14, e segue esta terça-feira, 15.
O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes e, reúne mais de mil representantes do setor, vindos dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal. O encontro tem como objetivo promover o diálogo sobre políticas públicas de cultura no país.
Convidada de destaque, o primeiro dia também contou com a presença da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia que proferiu uma palestra em defesa da cultura. “A cultura não precisa ser democratizada porque, por natureza, ela já tem essa característica. É a democracia que precisa ser culturalizada”, defendeu.
O Diretor de Cultura Marcos Vignatti conta que o encontra é importantíssimo, e um marco para a cultura no Brasil. “É uma honra poder participar desse evento de tamanha relevância para a cultura brasileira. Estamos ansiosos para compartilhar nossas experiências, aprender com outros gestores e, principalmente, contribuir para a construção de políticas culturais mais eficazes e inclusivas”, afirmou Vignatti.
Marcos contou ainda que o evento proporciona um aprimoramento como minicursos de capacitação voltados à Lei Paulo Gustavo, Lei Aldir Blanc, conferências estaduais e municipais, gestão pública, comunicação e redes sociais.
“Este encontro não apenas nos proporciona a oportunidade de aprender com colegas gestores de todo o país, mas também nos permite contribuir com nossa experiência única. A troca de ideias tem sido profunda e enriquecedora, e tenho certeza de que as lições que estamos absorvendo aqui terão um impacto direto em nosso trabalho em Corbélia” finalizou Marcos Vignatti.
Reportagem Lindiagane Silveira