O PAI aponta os principais programas e ações que devem ser desenvolvidos de acordo com as diretrizes e propostas estabelecidas no Plano Diretor Municipal (PDM)
A Prefeitura de Foz do Iguaçu apresentou, nesta segunda-feira (22) o Plano de Ações e Investimentos (PAI) para 2024-2025 em uma audiência pública realizada no auditório do Corpo de Bombeiros da Vila A.
O PAI aponta os principais programas e ações que devem ser desenvolvidos de acordo com as diretrizes e propostas estabelecidas no Plano Diretor Municipal (PDM), e é parte extremamente importante do processo de implementação e participação da gestão urbana. O documento será publicado na íntegra nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial do Município.
A apresentação foi conduzida pelo secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Andrey Bachixta, pela secretária de Administração, Eliane Dávilla e pelo diretor de gestão orçamentária da Secretaria da Fazenda, Darlei Flinker. Secretárias(os) e diretores de diversas pastas acompanharam a audiência.
Os planos de ação e de investimento permitem interligar o Plano Diretor Municipal – PDM a todo o processo de planejamento orçamentário municipal. A compatibilização destas ferramentas permitirá que as políticas e diretrizes de desenvolvimento definidas pelo PDM se traduzam em ações concretas.
Durante o evento, foram apresentados os indicadores econômicos do município e ações previstas dentro de áreas como Saúde, Educação, Assistência Social, Habitação, Cultura, Esporte e Lazer entre outras. O objetivo central das ações é adequar a infraestrutura urbana e os serviços públicos para atender às demandas da população, além de organizar programas e incentivos que atendam às necessidades levantadas.
Os indicadores apresentados são de atualização anual e sempre referem-se à situação existente no início do ano em avaliação. Eles consistem em um conjunto de valores numéricos que descrevem a situação urbana, ambiental, econômica e social do município. Esses indicadores servem como referência para identificar áreas que necessitam de intervenção, fornecendo dados quantitativos para embasar discussões com a comunidade e facilitar o estabelecimento de parcerias, elaboração de projetos e proposição de ações para o desenvolvimento municipal.
Na última quarta-feira (17), o PAI foi apresentado ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz). A audiência atende ao artigo 90 da Lei Orgânica Municipal.